Início do ano letivo 2023 é definido pelos municípios da AMREC
Aulas devem iniciar dia 13 de fevereiro, com exceção de Balneário Rincão. Decisão foi tomada durante reunião do colegiado de educação.
Os municípios da região carbonífera vão iniciar o ano letivo do próximo ano no dia 13 de fevereiro. A exceção será Balneário Rincão que iniciará depois do carnaval, no dia 22 de fevereiro. A decisão foi tomada em reunião do Colegiado de Educação, na manhã desta quarta-feira, dia 5, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC).
Pelo calendário de Santa Catarina, a rede de ensino Estadual inicia cinco dias antes da rede municipal, no dia 8 de fevereiro. “Ter um calendário unificado facilita o trabalho da educacão em rede unificando os períodos de recesso escolar e outras conjuntas entre os municípios”, comentou a presidente Colegiado de Educação da AMREC e secretaria de educação de Içara, Rose Reynaud. Sobre o Balneario Rincão não seguir o calendário a secretaria diz que é compreensivo, por ser o município litorâneo com calendário de ações municipais diferenciadas no período de verão.
Fórum de educação
Os gestores dos 12 municípios da região carbonífera vão participar no dia 27 de outubro do “I Fórum de Gestores da Educação Básica da AMREC”. O evento, que tem expectativa de reunir 500 pessoas, será realizado na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACI), o dia todo a partir das 8h, e as inscrições devem ser feitas no link disponível, com entrega de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a Casa Guido.
O objetivo do encontro será a capacitação dos profissionais da gestão escolar das secretarias municipais de educação da região da AMREC permitindo a interação, a reflexão e o debate acerca dos desafios contemporâneos da Educação. A presidente do colegiado e secretária de educação deIçara, Rose Reynaud, ainda lembra que o encontro oportuniza o conhecimento e novas soluções para as situações cotidianas das instituições de ensino buscando a qualidade da Educação pública.
Estão previstas três palestras com os temas “avaliação no contexto (pós) pandemia”, com a professora Kátia Smole. “Porque tanto falamos e pouco evoluímos nas questões emocionais? – Sensibilidade estratégica na gestão”, com o professor Leandro Klein; e “Fortalecimento da gestão escolar por meio da gestão democrática”, com a professora Sônia Regina Victorino Facchini.