Você sabe quais são os três principais fatores que podem levar uma empresa à falência?
Se você está no início do processo de abertura da sua empresa, nos primeiros 5 anos, fique atento para evitar estes erros, pois eles poderão gerar um impacto negativo para o seu negócio.
Hoje, quero iniciar contando um caso que ocorreu no escritório, entenda que não é nem o primeiro caso e nem será último no empreendedorismo.
Um empresário encerrou as atividades da sua empresa em menos de 8 meses por causa da sua má gestão dos recursos financeiros.
O que aconteceu foi que o empresário investiu 50 mil para abrir seu negócio. Mas, o problema foi na organização do seu fluxo de caixa, utilizando a conta da pessoa jurídica a pagar as despesas da casa como: escola dos filhos, telefone, cartão de crédito, internet. O que era para ser o capital da empresa e apenas pagar as despesas da empresa, começou a misturar a conta bancária da empresa com despesas pessoais.
O erro deste empresário foi utilizar o capital de giro para pagar despesas da pessoa física.
Quando você se torna empresário não é apenas uma pessoa física agora você se torna uma pessoa jurídica, e não pode ocorrer a mistura de despesas.
3 erros que você não pode cometer na gestão da sua empresa:
1. Misturar o caixa da empresa com as despesas pessoais: Misturar as contas pessoais com as da empresa e até não estipular um valor a título de pró-labore é um erro recorrente dos empresários. Mas, não deveria acontecer este erro.
Como evitar este erro: definindo um valor de pró-labore aos sócios.
Até se você tem um valor fixo de pró-labore, tem que analisar se é compatível com o seu fluxo de caixa, porque muitas vezes pode acontecer de você ter um pró-labore alto e a empresa não ter está capacidade de pagar ao longo prazo.
2. Deixar de registrar as operações financeiras: A falta de registros sobre as contas é um outro problema que caracteriza a falta de controle financeiro. O registro de todas as operações financeiras é fundamental para saber com clareza sobre pontos em que o negócio esteja precisando melhorar.
3. Abandonar o controle de estoque: Um ponto crítico em empresas é o controle de estoque. A forma mais simples de ter o estoque nas mãos é saber quais são as mercadorias com mais giro e aquelas mercadorias que ficam mais tempo no estoque. Com o controle de estoque, você minimiza o impacto no fluxo de caixa, porque você evita de comprar em grandes quantidades produtos que levam tempo para gerar receita. Você já deve ter escutado a expressão “estoque parado é dinheiro parado”.
Saber os principais motivos que levam uma empresa à falência faz toda a diferença para que você, enquanto empreendedor, seja assertivo na gestão do seu negócio.
Analise como a sua organização se encontra hoje, e se estiver cometendo algum desses erros, verifique como pode mudar esta realidade e continuar atuante no mercado por muito mais tempo.
São dicas práticas de gestão para a sua empresa e que trás impacto positivo para sua empresa.
Abraço, fique com Deus e até semana que vem!
Milena Flor
Sócia Proprietária Countex Contabilidade