Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

VOCÊ SABE IDENTIFICAR SEUS SABOTADORES OU JÁ SE ACOSTUMOU COM ELES NA SUA VIDA? Parte 7 – POR ROGER SILVA

Continuando no assunto sobre sabotadores, como identificá-los e como eliminar os efeitos negativos que eles provocam em sua vida pessoal e profissional, parte 7.

Por Roger Silva19/09/2023 14h45

O sabotador que encerra essa série de artigos é a PROCRASTINAÇÃO.

Mais um ponto que aparece muito nas mentorias e processos de coaching que atendo.

Parece uma palavra difícil de pronunciar, mas está bastante presente na vida de centenas de milhões de pessoas no mundo. É um comportamento que em algum momento todos nós já tivemos ou ainda temos.

Significa adiar, deixar para depois o que poderia ser feito agora. Deixar para fazer em cima da hora o que deveria ter feito antes.

Alguns são comuns e simples como continuar na cama, quando o relógio desperta, por mais 5, 10, 15 minutos; deixar para estudar para a prova mensal ou fazer o trabalho no último dia e até não fazer os exames médicos de rotina no período certo. E outros são mais complicados, difíceis e tensos como não começar a desenvolver uma demanda solicitada pelo líder/gestor no prazo e quando começamos o prazo é curto e não entregamos o nosso melhor e por aí vai. Às vezes são aquelas coisas simples e pequenas, mas que no final geram desgaste, preocupações e stress desnecessários.

Alguns enxergam a procrastinação como preguiça, o que até pode ser verdade em algumas situações, mas no geral é um defeito, uma dificuldade que pode ser apenas uma simples falta de planejamento, de atenção, de dar a devida importância à demanda ou até insegurança por não sabermos o que e como fazer algo.

Muitas vezes deixamos para depois aquilo que não gostamos ou que não queremos fazer. Se fazer, poderá nos trazer desconforto e/ou frustração, deixamos de lado.

A falta de concentração, planejamento e comprometimento aliados às facilidades da era digital, nos leva facilmente às distrações de vídeos, músicas e jogos.

Se não conseguimos nos concentrar, quaisquer distrações nos farão perder o foco e se for algo mais complicado de fazer, a desmotivação será um impedidor forte e bem difícil de ser enfrentado e superado.

O importante nesse momento é perceber que estamos procrastinando, entender as causas e descobrir como resolver.

Só o fato de enxergarmos que estamos sofrendo com esse sabotador já é um começo bastante positivo para vencê-lo.

Mas Roger, existe alguma receita milagrosa ou um antídoto para não procrastinarmos?

Não sei se podemos chamar de receita ou antídoto milagroso, mas termos metas reais e um bom planejamento para cumpri-las já é um ótimo começo. Conhecer os nossos limites e capacidades também são fundamentais.

Criar ou ter um ambiente agradável para executarmos nossas tarefas, termos conhecimento adequados, saber delegar para não se sobrecarregar, formar times com especialistas, saber onde buscar informações pertinentes são outros fatores essenciais.

Ter objetivos e metas claras e bem definidas, atribuir prazo para cumprir suas atividades e ter boa organização são imprescindíveis.

Sua lista de prioridade deve ser feita de acordo com a importância e dificuldade de cada tarefa. A mais importante ou a mais difícil deve ser a primeira da lista e só passe adiante depois que tiver certeza de que aquela foi concluída.

Devemos rever nossos hábitos.  Manter hábitos saudáveis geram bem-estar. Mudanças positivas nas nossas rotinas influenciam nosso bem-estar físico e mental e são desafios difíceis de serem superados.

Planejar nossa rotina de trabalho não esquecendo de colocar na pauta os momentos de lazer e descontração. Se divertir, distrair, manter o corpo e a mente ativa com atividades prazerosas também fazem parte de nossas vidas.

Desperte sua atenção, empenho e determinação para identificar seus sabotadores e eliminá-los da sua vida.

Até a próxima.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS