Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Uma só palavra: gratidão. Por Carina Mengue

Por Carina Mengue29/12/2023 14h48

Culturalmente não crescemos aprendendo a ter gratidão, a sermos gratos. É algo que temos que desenvolver. Crescemos aprendendo a ver o lado negativo das situações, porque assim acreditamos que nos preparamos para o pior. Mas na prática, não é assim que funciona. Mas isso é tema para outra oportunidade. Hoje quero trazer esse tema de gratidão porque estamos encerrando mais um ano e, costumeiramente já iniciamos com os pedidos de ano novo. Estamos sempre pedindo, temos que aprender a agradecer.

Nos tempos em que vivemos, a palavra gratidão perdeu a sua essência para as pessoas. É uma palavra muito usado nos storys das redes sociais, mas tenho minhas dúvidas se ela tocou e transformou de fato quem a usou. Gratidão é mais do que agradecimento, porque dizer “obrigado” é apenas um sinal de educação. Mas gratidão é diferente. Gratidão é a memória do coração.

Gratidão é dar o devido valor às coisas recebidas e às pessoas que nos estenderam as vidas ou as mãos nos momentos em que mais precisávamos. É simplesmente dar valor não por aquilo que valem os sentimentos ou as obras, mas pelo que significam.

Muitos estudiosos passaram a estudar os benefícios da gratidão nos últimos anos, notando como esse simples ato tem capacidade de mudar a vida das pessoas de modo significativo. Podemos encarar o ato de agradecer como uma forma de reconhecer a existência de coisas boas da vida assim como coisas que para você é “normal”, mas faz falta para o outro, como saúde, por exemplo.

Minha sugestão é que a gratidão seja o seu melhor sentimento a partir de agora. Decida ser grato. Faça uma lista de pessoas que passaram ou ainda estão em sua vida e que deve a elas gratidão por alguma coisa, oportunidade, gesto ou palavra. Acrescente a lista também “coisas” como saúde, trabalho, casa, família, recursos para ir e vir, entre outros que você julgue importante agradecer. Carregue com você essa lista e tenha o compromisso de ler todos os dias e orar por essas pessoas. Vamos além? Que tal escrever uma mensagem de texto, uma cartinha ou um simples bilhete de agradecimento e enviar/entregar as pessoas que fizeram a diferença no seu ano? Essa “diferença” não precisa ser grandes efeitos, pode se tratar de cuidados, carinho, gentilezas, preocupação, atos simples que passam despercebidos, mas que geraram impacto emocional positivo em sua vida. Teu gesto despertará bons sentimentos em você – que está agradecendo – e na pessoa que receberá essa gratidão. Experimente.

Viver em estado de gratidão é viver feliz. Faça a prova: se você estiver muito triste e angustiado, comece a listar as coisas pelas quais você é grato e verá que o sorriso brotará em seu rosto de maneira muito fácil.

Ser grato traz a certeza de que não precisamos de muito para viver. Aliás, faça uma pergunta: “E se você acordasse amanhã apenas com aquilo que se lembrou de agradecer hoje?”.

Gratidão gera gratidão. Luz gera luz.

Que os últimos dias do seu ano de 2023 sejam de gratidão, leveza e de amor.

Até a próxima!

Meu melhor abraço,

Carina Mengue.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS