Qual o Estilo do seu Natal? Por Ana Paula Alves
Por acaso, você já teve vontade de passar o seu Natal de uma forma diferente do que sempre passou?
Talvez você tenha pensado que eu iria dar dicas do que usar na noite de Natal. Não, não será dicas e sim uma reflexão para você olhar o sentindo do Natal.
Quando chega essa época muitos de nós já temos em mente como vamos passar a noite de Natal. Aquele momento que muitas vezes vem de geração em geração ou aquele que deseja fazer algo diferente, mas nunca teve coragem pelo simples fato de seguir um tradicional familiar.
O estilo natalino vai muito da essência de cada família. Existe aquele estilo mais clássico que se reúnem na casa da pessoa de mais idade no âmbito familiar, o estilo Elegante com mesa posta e todas as regras de etiqueta para vivenciar esse ritual Natalino, o Estilo mais casual que preferirem algo mais despojado/ confortável realizando sua ceia na praia, sítio, realizado meio a natureza de forma mais confortável possível, existe aquele que segue um ritual mais religioso com todo cerimonial realizado dentro da igreja, e claro, muitos outros estilos.
Contudo, meu intuito é fazer com que você analise se a forma que você passa seu momento natalino está lhe fazendo feliz. Natal é época de nascimento do menino Jesus, então de forma simbólica utilize esse “nascimento” como forma de despertar viver o Estilo de vida que você sempre sonhou ou sonha e não tem coragem de vivenciá-lo.
Lembro quando eu era criança que todos nós nos reuníamos na casa da minha avó materna. O presépio feito de galhos secos, pintado a mão, com bolinhas de isopor e algodão para simbolizar a neve e todo os demais enfeites para representar o nascimento de Jesus, ah e não esquecendo que o menino Jesus era colocado no presépio só no dia 25. O almoço em família, o amigo secreto com falas para a pessoa presenteada e aquela realização de um momento mágico que era esperado durante o ano todo.
Claro, que são memórias afetivas, mas me fez refletir muito como que com o passar do ano esse momento foi se perdendo e se modificando. Alguns por preferirem passar de outra forma (seja religião, seja na nova família nascendo ou outra cidade) e outra porque a família perdeu seu membro materno (que no meu caso foi a minha vó materna) ela que do seu jeito mais simples conseguia tornar esse momento unido e aconchegante.
Talvez você aí do outro lado lendo esse texto, lembrou de vários Natais realizados na sua história de vida, assim como eu estou lembrando. Então, faço-lhe uma pergunta: qual deles foi mais especial para você? Como era esse Estilo Natalino? Qual cheirinho tinha este momento? Quais elementos simbólicos lembra esse momento especial?
Imaginou? Agora, junte todas essas memórias e monte o seu Estilo Natalino e proporcione isso para as gerações futuras.
Natal é união, é esperança, é renovação. Desperte esses sentimentos em você de uma forma que te proporcione um momento feliz, pois a felicidade pode estar nos detalhes mais simples.
Feliz Natal!