Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Os maneirismos mancham a sua imagem profissional. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin13/09/2023 14h45

Você certamente já ouviu falar que maneirismos e vícios de linguagem mancham a imagem profissional, não é mesmo? E isso é a mais pura verdade.

Em se tratando de ambientes corporativos e conversas com clientes, evite, pois usá-los pode trazer uma imagem diferente daquela que você deseja passar a clientes e até mesmo fornecedores e parceiros.

Palavras como “né”, “tá”, “tipo assim”, “daí” são exemplos de maneirismos, mas não apenas essas palavras… quando as usamos – em excesso –, elas tornam-se um vício de linguagem.

Um vício de linguagem pode ser, portanto, a palavra “perfeito”. Se ela for usada repetidas vezes de forma desnecessária, ela será considerada um vício. Por isso, atente-se à forma como você fala. Na escrita, conseguimos pensar antes de escrever e enviar a mensagem, mas, na oratória, isso complica um pouco.

Uma sugestão para eliminar os maneirismos e vícios de linguagem é “policiando-se”.

Você costuma ouvir os áudios que você envia pelo WhatsApp? Se não tem esse hábito, deixo como a primeira sugestão. Quando paramos para nos analisar, percebemos pontos de melhorias.

A segunda sugestão é analisar em quais momentos você costuma utilizá-los. É quando está muito feliz? Triste? Ansioso? Nervoso?

Após isso, vem o silêncio. Quando perceber que vai “soltar” algo, fique em silêncio.

Em resumo: grave-se, analise-se, refine a sua comunicação e, assim, transmitirá mais autoridade e credibilidade.

 

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS