Os maneirismos mancham a sua imagem profissional. Por Vanessa Perin

Você certamente já ouviu falar que maneirismos e vícios de linguagem mancham a imagem profissional, não é mesmo? E isso é a mais pura verdade.
Em se tratando de ambientes corporativos e conversas com clientes, evite, pois usá-los pode trazer uma imagem diferente daquela que você deseja passar a clientes e até mesmo fornecedores e parceiros.
Palavras como “né”, “tá”, “tipo assim”, “daí” são exemplos de maneirismos, mas não apenas essas palavras… quando as usamos – em excesso –, elas tornam-se um vício de linguagem.
Um vício de linguagem pode ser, portanto, a palavra “perfeito”. Se ela for usada repetidas vezes de forma desnecessária, ela será considerada um vício. Por isso, atente-se à forma como você fala. Na escrita, conseguimos pensar antes de escrever e enviar a mensagem, mas, na oratória, isso complica um pouco.
Uma sugestão para eliminar os maneirismos e vícios de linguagem é “policiando-se”.
Você costuma ouvir os áudios que você envia pelo WhatsApp? Se não tem esse hábito, deixo como a primeira sugestão. Quando paramos para nos analisar, percebemos pontos de melhorias.
A segunda sugestão é analisar em quais momentos você costuma utilizá-los. É quando está muito feliz? Triste? Ansioso? Nervoso?
Após isso, vem o silêncio. Quando perceber que vai “soltar” algo, fique em silêncio.
Em resumo: grave-se, analise-se, refine a sua comunicação e, assim, transmitirá mais autoridade e credibilidade.