O tripé da comunicação. Por Vanessa Perin

Dias atrás, fui convidada a falar sobre comunicação, oratória e pitch de vendas a um grupo de jovens do ensino médio em um projeto chamado Geração Empreendedora.
Em se tratando do tema “empreendedorismo”, costumo dizer que a comunicação é uma habilidade essencial a qualquer empreendedor, pois tudo comunica, desde a forma como nos vestimos até a maneira como nos expressamos por escrito e verbalmente.
Assim sendo, sempre falo sobre o “tripé da comunicação”, o qual consiste em: comunicação visual, verbal e escrita.
Começando com a comunicação visual (aparência). A forma como nos apresentamos é a primeira impressão que transmitimos aos outros, afinal de contas, levamos apenas 2 segundos para formar uma imagem de alguém. É por esse motivo que tanto se fala que “não existe uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão.
Nossa vestimenta, nossa postura e nossa aparência podem influenciar a forma como somos percebidos por clientes e colaboradores.
A forma como você nos expressamos verbalmente é igualmente relevante. Nossa capacidade de transmitir ideias de forma clara e persuasiva é fundamental.
Ouvir atentamente os clientes e equipe é imprescindível. A comunicação não é apenas falar, mas também ouvir e entender as necessidades dos outros.
Treinar a comunicação verbal para apresentações, reuniões e negociações é necessário, pois isso fará a diferença no fechamento de acordos e parcerias.
Por fim, mas logicamente não menos importante, a comunicação escrita é crucial do mundo dos negócios. E-mails, relatórios e documentos são ferramentas que usamos diariamente.
Certificar-se de que a escrita seja clara, concisa e profissional faz parte do processo. Erros gramaticais e de ortografia mancham a sua imagem e não transmitem credibilidade.
O conteúdo que compartilhamos nas redes sociais e no site também conta. Ele reflete a imagem da nossa empresa. Tome cuidado com o que você posta.
A comunicação não se trata apenas de transmitir informações, mas também de construir relacionamentos.
Construir conexões sólidas com clientes, colaboradores e parceiros de negócios é fundamental para o crescimento da empresa.
Use a comunicação eficaz para criar confiança e lealdade entre todas as partes envolvidas.