Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

O medo do sucesso realmente existe? Por Vanilsa Silvano

Por Vanilsa Silvano18/08/2023 15h03

O sucesso é um dos desejos mais almejados ao longo da vida, e é frequentemente associado a sentimentos de realização, segurança e felicidade. Por mais estranho que possa parecer, esse medo existe, é real e complexo, com raízes profundas, geralmente alimentado por crenças subconscientes negativas, sobre nós mesmos e nossa capacidade de lidar com as consequências do sucesso.

E o pior, na maioria das vezes nem percebemos que estamos sob o domínio deste medo, simplesmente nos afastamos das oportunidades. São comandos involuntários, estimulados pela mente inconsciente, normalmente associados a sentimentos de baixa autoestima, medo da rejeição, do julgamento, preocupação com o isolamento e desconforto com a ideia de mudança.

Por exemplo, alguém que teme o sucesso pode acreditar que não merece ser bem-sucedido ou que alcançar o sucesso levará a consequências negativas, como inveja, solidão, desgaste de tempo e energia e tantos outros desconfortos. Por consequência este medo pode levar a autossabotagem, procrastinação, falta de iniciativa e até ao fracasso.

Muitas atitudes podem ser adotadas para vencer a barreira do medo. O primeiro passo é compreender sua origem, saber se é real ou imaginário, e que por vezes pode ter origem na infância.

Neste trecho extraído do livro “O drama da criança bem-dotada”, da autora Alice Miller, estimula a busca pelo autoconhecimento:

“Os danos que nos fizeram durante a nossa infância não podem ser desfeitos, uma vez que não podemos mudar nada no nosso passado. Podemos, no entanto, mudar a nós próprios. Podemos reparar a nós mesmos e ganhar a nossa integridade perdida escolhendo olhar mais de perto para o conhecimento que está armazenado dentro de nossos corpos e trazendo esse conhecimento mais perto de nossa consciência. Este caminho, embora certamente não seja fácil, é o único caminho pelo qual podemos finalmente deixar para trás a prisão cruel e invisível da nossa infância. Tornamo-nos livres, transformando-nos de vítimas inconscientes do passado em indivíduos responsáveis no presente, conscientes do nosso passado e capazes de viver com ele”.

Por fim, o desenvolvimento do autoconhecimento aponta que a ampliação da consciência e o entendimento acerca dos processos inconscientes, pode promover transformações na nossa mente, abrindo caminhos com mais segurança e autoconfiança para o alcance do sucesso.

 “Bravo não é quem sente medo, é quem o vence.“ Nelson Mandela

Faça por você!

www.facebook.com/

vanilsasilvanomentoriaempresarial

www.instagram.com/vanilsasilvano

www.linkedin.com/in/vanilsasilvano

 

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS