Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

O dilema das concordâncias. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin08/05/2024 14h30

As concordâncias verbal e nominal são um aspecto fundamental da gramática que muitas pessoas têm dificuldade seja na hora de pôr as ideias no papel ou através da fala.

Na concordância verbal, o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito da frase. Por exemplo, na frase “O menino joga futebol”, o verbo “joga” concorda com o sujeito “menino”, que está no singular. No entanto, em “Os meninos jogam futebol”, o verbo está no plural para concordar com o sujeito plural “meninos”.

Já na concordância nominal, os determinantes, adjetivos e substantivos devem concordar em gênero e número. Por exemplo, em “O auditório está lotado”, o adjetivo “lotado” concorda com o substantivo “auditório” em gênero e número.

Essas são regras básicas, o famoso “óbvio que precisa ser dito”. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato comigo pelo Instagram @vanessaperinn. Será um prazer ajudá-la(o) a compreender a nossa língua materna.

 

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS