Notícias de Criciúma. Por Janine Limas
Campanha em Criciúma reforça a prevenção como melhor arma no combate à dengue
O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta semana, a campanha Criciúma Contra a Dengue. O principal foco da ação é prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença. Na última semana, o Governo do Estado de Santa Catarina decretou situação de emergência em função do elevado número de municípios catarinenses infestados pelo mosquito, além do alto número de casos prováveis de dengue notificados e o registro de óbitos em decorrência da doença.
Em 2024, até o momento, foram registrados sete focos do mosquito Aedes aegypti em Criciúma, além de sete casos confirmados de dengue. Os casos foram contraídos por pacientes que se deslocaram para outros municípios.
Começa a Vindima de altitude na Serra Catarinense
A notícia não é de Criciúma, mas com certeza muitos criciumenses vão subir a serra neste final de semana para curtir a programação nas vinícolas durante a 10ª Vindima de Altitude. Os organizadores esperam receber cerca de 15 mil visitantes nos dois primeiros fins de semana do mês de março durante o Vinho & Arte Festival, em São Joaquim. A expectativa é de que até o dia 30 de abril, as vinícolas da Serra, Centro-Oeste e região do Contestado recebam cerca de 50 mil visitantes e turistas de todo o Brasil.
O turismo na região Sul do estado vem se fortalecendo, a Vindima Goethe recebeu também milhares de visitantes nos três finais de semana de programação. As praias do nosso litoral celebraram também a vinda dos turistas, e Criciúma se prepara para receber mais uma etapa do STU Nacional.
O turismo representa 12,5% do PIB catarinense , e a expectativa do Governo do Estado impulsionada pelo turismo, a arrecadação no início de 2024 foi de R$4,5 bilhões no mês de janeiro. A praia sempre foi o destino mais procurado pelos visitantes, porque realmente temos um litoral privilegiado. Mas nos últimos anos, regiões como a Serra Catarinense, o Oeste e o Sul criaram novos equipamentos turísticos, melhoraram a infraestrutura, para receber mais e melhor os turistas. O que provocou um boom de visitação.
Este final de semana estarei na serra, para aproveitar a Vindima e contribuir com o crescimento do turismo regional e catarinense. Porque acredito no setor turístico brasileiro, temos o que melhorar, mas é preciso incentivar o empreendedor a continuar também acreditando.
Criciúma ocupa o primeiro lugar no Brasil em coleta e destinação de resíduos sólidos
Criciúma caminha para um futuro mais sustentável, consciente e tecnológico. O município ocupa a 1ª posição no Brasil em coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos. A cidade atingiu a nota máxima no Ranking de Competitividade dos Municípios, em 2023.
Atualmente, mais de 80% dos bairros são contemplados com o serviço de coleta seletiva, realizado semanalmente nas comunidades. O cronograma e itinerário da coleta pode ser conferido no site da Prefeitura de Criciúma, por meio do link bit.ly/3V0zXvA.