“Falar é uma necessidade; escutar é uma arte.” A importância da escutatória. Por Vanessa Perin

Tão importante quanto saber o que falar (e como falar) está o “ouvir”. Uma das formas de nos conectarmos mais facilmente com as pessoas (ou de elas se conectarem conosco) é através da escutatória, da escuta ativa.
As pessoas costumam gostar de falar sobre elas; por isso, quando você as ouve atentamente, ouve com interesse genuíno, você quebra uma barreira, você quebra o gelo e, a partir desse momento, você começa a ganhar a confiança delas.
Conforme já vimos em “edições” anteriores, é um conjunto de fatores que influenciam no quesito “transmitir confiança”, porém esse é, sem dúvidas, o primeiro passo.
Ouça mais do que fale. Isso serve para conexão e para vendas/negócios. Quando você ouve com atenção, o cliente entrega o “ouro”. Quando ele entrega o ouro, temos repertório para quebrar possíveis objeções.
A escutatória permite que você compreenda melhor as necessidades, desejos e preocupações dos seus clientes; encontra soluções para os problemas deles, constrói relacionamentos sólidos e uma melhor adaptação às mudanças. Além disso, melhora sua capacidade de se comunicar com clareza e eficácia, o que é fundamental para transmitir informações importantes, influenciar as partes interessadas e evitar mal-entendidos.