Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Dia dos Pais. Por Ana Dalsasso

Por Ana Maria Dalsasso10/08/2023 14h25

Assim como existe o dia das mães, criou-se o dia dos pais, que também com o tempo tornou-se mais um apelo ao consumismo do que um momento de reflexão sobre a importância da figura paterna no desenvolvimento integral da criança e preservação da família, em especial nos tempos atuais. Os filhos são nosso maior patrimônio, cuja conservação depende da maneira como conduzimos nossas ações, atitudes e cuidados na educação deles.

Como estamos no mês dos “PAIS”, dirijo-me a eles, cuja presença na condução da família faz toda a diferença, pois transmitem força, coragem e segurança, além de aliviar o compromisso, na maioria das vezes, delegado apenas à mãe. É comum muitos defenderem a ideia de que cabe à mãe a responsabilidade da criação e educação dos filhos, mas está longe o tempo em que a mulher ficava só em casa, e era chamada de “profissional do lar”. A realidade hoje é outra: pai e mãe saem juntos para o trabalho e confiam os filhos aos cuidados de terceiros, inclusive à escola.

Ser pai não é apenas ser reprodutor… A paternidade é construída no dia a dia, porque quando nasce uma criança, nasce também um pai, e juntos empreenderão uma jornada cheia de descobertas, surpresas, obstáculos, progressos, realizações, sonhos, enfim tantas outras coisas que surgem no longo caminho, porque um filho é para sempre, não importa a idade será eterno em nossas vidas. E assim sendo querido pai, teu compromisso com eles, e com Deus, vai muito além da assistência material, porque eles representam a continuidade de tua vida, uma vez que prosseguirão escrevendo a história que aqui começaste.

Queridos pais, sabemos que gerar e dar à luz um filho não é nada difícil, aliás é prazeroso demais… O grande desafio da paternidade começa com o nascimento, porque a partir daí é preciso assumir junto com a mãe, a função, até então desempenhada pelo útero.  O compromisso agora é maior:  proteger, cuidar, alimentar e propiciar um desenvolvimento saudável, físico e psicológico, até a hora em que ele partirá na busca de novos horizontes, a exemplo de um navio que deixa o porto para transpor mares. Isso custará muitos sacrifícios, lutas, empenho, cuidados, comprometimento, responsabilidade, mas acima de tudo muito amor, porque educar um filho vai muito além de atender suas necessidades materiais. Isso o dinheiro compra… O grande dilema é a formação do caráter frente a uma sociedade tão conturbada e desprovida de valores. Sabemos que a jornada é difícil, mas vale muito a pena…  Estudos comprovam que a presença paterna faz muita diferença na vida da criança. Então, demonstre seu amor pelos seus filhos sendo um pai responsável, parceiro, comprometido, amoroso e você não se incomodará por toda sua vida…. Dê um colinho a eles, abrace-os antes que alguém indesejável os abrace por você. Daí será tarde demais!

Meus cumprimentos a todos pela passagem do seu dia e não esqueçam nunca que filhos são para sempre; é um caminho sem volta…. Por isso, devem ser pensados, estudados e amados eternamente.

 

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS