Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Descriminalização das DROGAS: sim ou não? Por Ana Dalsasso

Por Ana Maria Dalsasso28/08/2023 15h45

Falar de drogas é refletir sobre uma praga devastadora que se instalou na sociedade, do mais evoluído centro urbano ao pequeno e pobre vilarejo, nas escolas, famílias, ruas, independente de classe social, poder econômico, escolaridade, faixa etária. Um sério problema de saúde pública.

Cresce significativamente o   consumo de drogas no Brasil. De acordo com pesquisas, somos o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína. É urgente rever as políticas de prevenção buscando soluções eficientes, pois o consumo de drogas altera não só o físico, mas profundamente o psicológico. Um indivíduo viciado não traz prejuízo apenas para si, mas sim para a sociedade em geral. Famílias são destruídas, escolas desestruturadas, vidas interrompidas prematuramente, e acima de tudo, aumentam as despesas com tratamentos de saúde.

O comércio de drogas   é poderoso. Muito mais complexo do que imaginamos. O traficante é a raiz do problema. Ele mata a esperança de um futuro promissor para nossas crianças e jovens, e enriquece à custa do sacrifício das famílias destroçadas.  Erradicar o traficante é impossível, pois atrás dele há uma máfia intransponível, muitas vezes composta por quem deveria estar nos protegendo.

Toda essa introdução é para conversar sobre o que está em discussão no STF por ora: “descriminalização das drogas”. Aliás, me pregunto por que razão está no Supremo a legalização de algo, quando o compromisso de legislar é da Câmara? Num país como o nosso tudo é possível. Mas, por mais que tentem me convencer, sou contra a essa medida descabida.

Penso que, leis existem, mas são frouxas, inexequíveis; o Estado precisa rever suas estratégias de combate ao crime, inclusive o de tráfico internacional de drogas; legalizar não diminuirá traficantes nem reduzirá o custo; a corrupção continuará porque o narcotráfico faz parte do sistema e está infiltrado em todos os âmbitos, em especial no político e outros mais que, por precaução, não elucidarei aqui, uma vez que nossa liberdade de expressão está sendo cerceada. A legalização poderá abrir precedentes que levarão a situações caóticas.

É muita hipocrisia defender a liberação das drogas enquanto falta educação, saúde, saneamento básico, segurança, emprego… Vivemos em um país que não se preocupa em priorizar a solução dos graves problemas sociais, oferecendo reais condições de sobrevivência dignas para todos. Lamentável…

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS