Comunicação oral para redes sociais. Por Vanessa Perin

Que as redes sociais são a nova tevê brasileira, disso todos já sabem. E, quando o assunto é comunicação oral para as redes sociais, é importante frisar a importância da adaptação da linguagem para o ambiente digital, mantendo sempre em mente seu público-alvo e os objetivos de sua comunicação.
A seguir, 6 passos para uma comunicação oral eficaz para o seu negócio:
Autenticidade
Seja verdadeiro, mas evite soar muito formal (a menos que seu trabalho exija) e robótico.
Conectamo-nos com pessoas reais, não com discursos ensaiados.
Clareza e objetividade
Comunique-se de forma clara e objetiva (vá direto ao ponto).
Evite linguagem técnica, a menos que seu público seja especializado nesse assunto.
Adequação da linguagem
Conheça seu público e adeque sua comunicação ao público que você deseja atingir/conquistar.
Interação
Seja envolvente e interativo, usando CTAs nos stories e nos posts (fazendo perguntas), incentivando comentários e o engajamento.
Roteiro
Faça um roteiro antes de ligar a câmera e falar, seja nos stories ou nos reels.
Atente-se à luz (luz boa deve vir da sua frente e não de cima);
Ao som (ambientes silenciosos ou com pouco barulho);
Coloque o celular de frente para você (nem muito para cima nem muito para baixo), mas em linha reta ao seu rosto.
Gravação e análise
Grave-se e analise-se. Assim, você conseguirá corrigir possíveis falhas (principalmente no início).
Cuidado com os vícios de linguagem, com os vícios de pensamento e atenção às palavras desnecessárias.
Para a sua comunicação ser envolvente, ela precisa ser intencional. Treine sua oratória.
Aproveite as sugestões e fature mais divulgando seu produto, serviço ou ideia nas redes sociais.
Até a próxima semana!