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Como usar filmes em sala de aula. Por Ana Dalsasso

Por Ana Maria Dalsasso19/10/2023 15h30

Quando no exercício da docência, e também quando orientava professores em práticas pedagógicas, sempre fiz uso de filmes como ferramenta de ensino por ser um dos meios mais populares de expressão artística no mundo, possibilitando ao aluno um outro olhar sobre o processo de ensino, através do qual pode desenvolver o espírito crítico e ampliar o interesse pelo conhecimento e a pesquisa.

Usar filme, como recurso pedagógico, requer muita preparação dos professores, não podendo ser encarado como um entretenimento ou um passatempo de aula. Se bem preparado tem a capacidade de fazer com que o aluno apreenda mais conhecimento do que uma simples aula expositiva e a aprendizagem será mais significativa e crítica. É uma forma diferente de aprender, dando ao aluno liberdade de pensar e opinar sobre os valores embutidos na história, além de fortalecer o gosto pela arte, o hábito da leitura. Usar o cinema como ferramenta pedagógica é a grande oportunidade de trabalhar a multidisciplinaridade, ou seja, é um projeto de toda a escola, não apenas de um professor. Deve fazer parte dos objetivos traçados em cada disciplina, elaborados em conjunto no início de cada ano letivo, com a participação da coordenação pedagógica.

Como usuária que fui dessa ferramenta maravilhosa, quero aqui compartilhar a maneira como costumava conduzir minhas aulas com uso de vídeos. Todo processo era orientado antes de iniciar o filme. Trata-se de uma dinâmica que aponta três leituras indispensáveis a serem feitas: a globalizante, a concentrada e a funcional.

  1. Na leitura globalizante: levantar pontos positivos e negativos; detectar as ideias principais; o que mudaria no filme.
  2. Leitura concentrada: qual cena mais chamou a atenção (imagem, som, desempenho, etc.); qual o significado dessa cena; qual o modelo de sociedade apresentado no filme; qual ideologia o filme pretende passar; que consequência traz para a vida pessoal e para a sociedade.
  3. Leitura funcional: contar as cenas principais (descrição sumária); anotar palavras chaves; imagens mais significativas; caracterizar, física e psicologicamente, os personagens; descrever músicas e efeitos; observar mudanças no decorrer das cenas.

A partir disso, várias atividades podem ser desenvolvidas usando o teor do filme para contextualizar a sociedade que vivemos, as diferenças, ideologias, as diversidades, a vida em nosso entorno, enfim a exploração do conteúdo depende da criatividade e vontade de cada professor. Existe uma infinidade de caminhos, mas isso demanda empenho, que muitas vezes falta aos nossos educadores. Muitos preferem a mesmice ao prazer que uma mudança de rotina pode trazer.

Como adepta que sempre ao uso do filme em sala de aula, com critérios pré-determinados, gostaria de recomendar aos professores que repensem essa prática, pois é uma forma de dar à escola a oportunidade de reencontrar a cultura ao mesmo tempo cotidiana e elevada, pois o cinema com a sétima arte sintetiza a estética, o lazer, os valores sociais.

 

 

 

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