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A importância de informações transparentes. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin06/09/2023 15h26

“Clareza rege a vida”. Em outras palavras, não apenas no âmbito profissional, mas, “na vida”, precisamos ser claros para que as pessoas consigam entender a mensagem que queremos transmitir. Não deixe-as em dúvida.

Partindo desse princípio, “falaremos” hoje sobre a importância de isolar o vocativo.

O que vem a ser o “vocativo”? Vocativo é um chamamento. Sempre que nos dirigimos a alguém, precisamos, na escrita, usar uma vírgula antes desse “alguém”. Para ficar mais fácil, observe este exemplo: suponhamos que você vá enviar uma mensagem de texto ao seu cliente.

Você deve escrever da seguinte maneira: “Olá, Pedro.”. Percebeu a vírgula antes do nome do cliente? Pedro, nesse caso, é o vocativo, ou seja, a pessoa a quem você se dirige, a pessoa com quem você está falando. E ele (o vocativo) precisa ser isolado em todas as situações. Vamos a mais exemplos:

Olá, Maria! Vocativo depois, vírgula antes.
Olá, Joana, tudo bem? Vocativo no meio, vírgulas antes E depois.
Luciana, boa noite! Vocativo antes, vírgula depois.

Percebeu?

Mas por que é tão importante assim isolar o vocativo?

Primeiro: CLAREZA na identificação: assim, você destaca claramente para quem a mensagem ou comunicação está direcionada. Isso evita mal-entendidos e garante que o cliente saiba que a mensagem é para ele.

Segundo: evitar confusão. Quando o vocativo é isolado de forma clara, a mensagem é entregue de maneira mais eficaz, garantindo que o cliente preste atenção à sua comunicação.

Para finalizar: isolar o vocativo na comunicação com o cliente é uma prática importante para demonstrar respeito, cortesia e profissionalismo, personalizando a interação e melhorando a clareza da mensagem. Isso contribui para a satisfação do cliente, pois constrói relações comerciais mais sólidas.

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