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BLOG

Vanessa Perin
Comunicação para Negócios

Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.

Os maneirismos mancham a sua imagem profissional. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin13/09/2023 14h45

Você certamente já ouviu falar que maneirismos e vícios de linguagem mancham a imagem profissional, não é mesmo? E isso é a mais pura verdade.

Em se tratando de ambientes corporativos e conversas com clientes, evite, pois usá-los pode trazer uma imagem diferente daquela que você deseja passar a clientes e até mesmo fornecedores e parceiros.

Palavras como “né”, “tá”, “tipo assim”, “daí” são exemplos de maneirismos, mas não apenas essas palavras… quando as usamos – em excesso –, elas tornam-se um vício de linguagem.

Um vício de linguagem pode ser, portanto, a palavra “perfeito”. Se ela for usada repetidas vezes de forma desnecessária, ela será considerada um vício. Por isso, atente-se à forma como você fala. Na escrita, conseguimos pensar antes de escrever e enviar a mensagem, mas, na oratória, isso complica um pouco.

Uma sugestão para eliminar os maneirismos e vícios de linguagem é “policiando-se”.

Você costuma ouvir os áudios que você envia pelo WhatsApp? Se não tem esse hábito, deixo como a primeira sugestão. Quando paramos para nos analisar, percebemos pontos de melhorias.

A segunda sugestão é analisar em quais momentos você costuma utilizá-los. É quando está muito feliz? Triste? Ansioso? Nervoso?

Após isso, vem o silêncio. Quando perceber que vai “soltar” algo, fique em silêncio.

Em resumo: grave-se, analise-se, refine a sua comunicação e, assim, transmitirá mais autoridade e credibilidade.

 

 

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A importância de informações transparentes. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin06/09/2023 15h26

“Clareza rege a vida”. Em outras palavras, não apenas no âmbito profissional, mas, “na vida”, precisamos ser claros para que as pessoas consigam entender a mensagem que queremos transmitir. Não deixe-as em dúvida.

Partindo desse princípio, “falaremos” hoje sobre a importância de isolar o vocativo.

O que vem a ser o “vocativo”? Vocativo é um chamamento. Sempre que nos dirigimos a alguém, precisamos, na escrita, usar uma vírgula antes desse “alguém”. Para ficar mais fácil, observe este exemplo: suponhamos que você vá enviar uma mensagem de texto ao seu cliente.

Você deve escrever da seguinte maneira: “Olá, Pedro.”. Percebeu a vírgula antes do nome do cliente? Pedro, nesse caso, é o vocativo, ou seja, a pessoa a quem você se dirige, a pessoa com quem você está falando. E ele (o vocativo) precisa ser isolado em todas as situações. Vamos a mais exemplos:

Olá, Maria! Vocativo depois, vírgula antes.
Olá, Joana, tudo bem? Vocativo no meio, vírgulas antes E depois.
Luciana, boa noite! Vocativo antes, vírgula depois.

Percebeu?

Mas por que é tão importante assim isolar o vocativo?

Primeiro: CLAREZA na identificação: assim, você destaca claramente para quem a mensagem ou comunicação está direcionada. Isso evita mal-entendidos e garante que o cliente saiba que a mensagem é para ele.

Segundo: evitar confusão. Quando o vocativo é isolado de forma clara, a mensagem é entregue de maneira mais eficaz, garantindo que o cliente preste atenção à sua comunicação.

Para finalizar: isolar o vocativo na comunicação com o cliente é uma prática importante para demonstrar respeito, cortesia e profissionalismo, personalizando a interação e melhorando a clareza da mensagem. Isso contribui para a satisfação do cliente, pois constrói relações comerciais mais sólidas.

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“Falar é uma necessidade; escutar é uma arte.” A importância da escutatória. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin30/08/2023 14h00

Tão importante quanto saber o que falar (e como falar) está o “ouvir”. Uma das formas de nos conectarmos mais facilmente com as pessoas (ou de elas se conectarem conosco) é através da escutatória, da escuta ativa.

As pessoas costumam gostar de falar sobre elas; por isso, quando você as ouve atentamente, ouve com interesse genuíno, você quebra uma barreira, você quebra o gelo e, a partir desse momento, você começa a ganhar a confiança delas.

Conforme já vimos em “edições” anteriores, é um conjunto de fatores que influenciam no quesito “transmitir confiança”, porém esse é, sem dúvidas, o primeiro passo.

Ouça mais do que fale. Isso serve para conexão e para vendas/negócios. Quando você ouve com atenção, o cliente entrega o “ouro”. Quando ele entrega o ouro, temos repertório para quebrar possíveis objeções.

A escutatória permite que você compreenda melhor as necessidades, desejos e preocupações dos seus clientes; encontra soluções para os problemas deles, constrói relacionamentos sólidos e uma melhor adaptação às mudanças. Além disso, melhora sua capacidade de se comunicar com clareza e eficácia, o que é fundamental para transmitir informações importantes, influenciar as partes interessadas e evitar mal-entendidos.

 

 

 

 

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Falar informalmente é diferente de falar errado. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin23/08/2023 14h26
Frequentemente me perguntam se falar e escrever “pra” está certo ou errado. Eis que eu sempre respondo: “errado não ‘tá'”, só é informal.
Linguagem informal, ou “falar informalmente”, refere-se a um estilo de comunicação mais casual, despretensioso e próximo da forma como as pessoas falam no dia a dia. Envolve o uso de gírias, expressões coloquiais, contrações e até mesmo frases incompletas, tudo isso com o objetivo de criar um ambiente de comunicação mais amigável e acessível.
Já “escrever errado” equivale a cometer erros gramaticais, ortográficos ou de pontuação que vão além do contexto da linguagem informal. Tais erros podem dificultar a compreensão do texto e prejudicar a qualidade da comunicação, seja em um contexto formal ou informal.
O objetivo central da comunicação é conexão. Isso quer dizer que precisamos sempre levar em consideração o público com o qual iremos falar. Se é um público jovem, tudo bem utilizar uma linguagem informal com gírias, mas, em se tratando de um ambiente formal (ambiente de trabalho, por exemplo), dê preferência a uma comunicação clara e eficiente, ou seja, sem erros de português, sem gírias, regionalismos e gerundismos, pois isso pode transmitir desleixo e falta de consideração para com o cliente.
Atente-se a isso se quiser causa uma boa impressão a clientes, fornecedores, parceiros e colegas de trabalho. Lembre-se sempre de que a forma como falamos e escrevemos na maior parte do tempo é a forma que falaremos e escreveremos quando estivermos “sob pressão”.
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