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BLOG

Vanessa Perin
Comunicação para Negócios

Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.

Pertencimento: o que realmente conecta pessoas e marcas. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin07/10/2025 15h00
Foto/Vanessa Perin

O verdadeiro valor de um trabalho não está apenas na entrega final, mas na experiência vivida ao longo do processo.
Cada gesto, palavra ou detalhe carrega significado e constrói vínculos que vão além do resultado.

Em minhas mentorias, por exemplo, um simples doce (a palha italiana) em cada encontro se tornou símbolo de cuidado.
Quando, por imprevisto, ela não foi entregue, os alunos sentiram falta.
Esse pequeno gesto revela uma verdade profunda: as pessoas desejam sentir-se vistas, valorizadas e parte de algo maior.

Negócios sólidos se sustentam em três pilares:
uma promessa clara, que define a transformação oferecida;
prova humana, revelada nos bastidores e nas histórias reais;
e um posicionamento autêntico, que aproxima e inspira.

Mais do que clientes, construímos comunidade, pertencimento e legado.

Assista ao vídeo que preparei sobre esse tema e reflita: o que você tem transformado nas pessoas ao seu redor? https://www.instagram.com/reel/DPe1PfEE_TG/?igsh=ajJoM3VzOW1od2tu

 

 

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O “truque” psicológico de usar o nome da pessoa. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin27/08/2025 15h00
Imagem/IA

Simples detalhes podem transformar a forma como nos conectamos. Um dos mais poderosos é usar o nome da pessoa no início ou no fim da frase.

Isso acontece porque ouvir o próprio nome ativa áreas específicas do cérebro ligadas à identidade e à atenção. Mencionar o nome do interlocutor promove reconhecimento, respeito e conexão.

Mas, atenção: tudo que é em excesso perde naturalidade. Repetir o nome muitas vezes pode soar manipulativo ou artificial. O segredo está na sutileza. Usar o nome da pessoa de forma natural aumenta a proximidade, prende a atenção e fortalece o vínculo… seja em uma negociação, em uma apresentação ou em uma simples conversa do dia a dia.

Onde aplicar esse “truque”?

No atendimento ao cliente: iniciar a frase com o nome da pessoa transmite atenção personalizada.

Em reuniões: usar o nome ao concordar ou destacar uma ideia (“Ótimo ponto, Ana”) valoriza o outro.

Na oratória: inserir o nome do público-alvo em treinamentos, palestras ou discursos torna a comunicação mais calorosa.

Em situações de conflito: chamar pelo nome suaviza o tom e demonstra respeito.

Você já faz isso? Se ainda não faz, faça esse teste e me conte como foi o resultado.

Até a próxima semana.

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Como postura e ritmo da fala aumentam o respeito que você transmite. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin20/08/2025 14h30
Imagem/IA

O respeito que transmitimos não depende só das palavras. Nossa postura e a forma como falamos influenciam diretamente como as pessoas nos percebem. Dois recursos simples podem transformar sua presença:

  1. Posturas abertas:

Ombros abertos, queixo erguido e pés firmes no chão transmitem autoridade, aumentam sentimentos de confiança e segurança, além de melhorar a percepção que os outros a nosso respeito.

  1. Ritmo da fala

Quem controla o ritmo da fala transmite mais confiança e clareza. Reduzir a velocidade da fala facilita a compreensão e inspira credibilidade. Pausas estratégicas ajudam a dar ênfase e tornam nossa fala mais ponderada.

Experimente: na próxima reunião ou conversa importante, ajuste sua postura e reduza o ritmo da fala. Você vai notar a diferença na forma como os outros passam a ouvir e respeitar suas palavras.

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Por que você faz o que faz? Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin06/08/2025 14h00

Por muito tempo, eu dizia que trabalhava com Comunicação e Oratória.

Que ajudava profissionais a falar com mais clareza, a perder o medo de se expor, a se posicionar com mais segurança nas reuniões, nos vídeos, nas vendas.

E tudo isso é verdade, mas, com o tempo, fui percebendo que isso era só o o quê eu fazia.
O que realmente conecta, transforma e toca as pessoas… é porquê.

E foi aí que tudo fez (ainda mais) sentido.

Eu faço o que faço porque acredito que toda pessoa tem algo importante a dizer (e merece ser ouvida com respeito, atenção e valor).

Porque eu acredito que a comunicação liberta.
Ela cura traumas de infância.
Ela resgata autoestima.
Ela salva negócios.
Ela muda o ambiente de trabalho.
Ela fortalece vínculos.
Ela dá voz a quem passou a vida se calando ou sendo calado.

E quando a gente entende o porquê da nossa missão, tudo muda: a forma como falamos, como vendemos, como nos posicionamos.
Tudo isso fica mais leve. Mais verdadeiro. Mais irresistível.

É como diz Simon Sinek:

“As pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porquê você faz.”

E é verdade.
Quando você compartilha seu porquê com o mundo, você atrai quem acredita no mesmo que você. E aí sim a conexão acontece de forma natural.

Agora eu te pergunto:

Você tem clareza do seu porquê?
Você já parou para comunicar isso com intenção?

Ou tem falado apenas do serviço, da técnica, do produto… e esquecido da alma do que te move?

Talvez seja hora de parar um pouco e voltar para a essência.

Quando você se reconecta com o porquê, sua voz ganha força.
E a comunicação deixa de ser sobre “vender”… e passa a ser sobre conectar e transformar.

Compartilha comigo aqui (ou no ig @vanessaperinn): por que você faz o que faz?
Vou amar ler sua resposta e “trocar figurinhas” com você.

 

 

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