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Golpes de verão: veja os mais comuns e as dicas do Procon SC para evitá-los
Por Ligado no Sul19/12/2024 12h00
Foto: Procon SC/divulgação
Com o início da estação verão, lançada na última segunda-feira, 16, Santa Catarina espera a chegada de 3,1 milhões de turistas de diversos estados e países. No entanto, há quem aproveite a ocasião para aplicar golpes.
Para alertar as pessoas, o Procon SC listou algumas das principais fraudes utilizadas e algumas dicas de como evitá-las. Confira:
Golpe do transporte clandestino
Evite embarcar em corridas “clandestinas”, negociadas fora do aplicativo. Os aplicativos podem ser mais caros nesta época do ano devido à alta demanda, mas são uma maneira de garantir a segurança. Além disso, há diversos apps: então compare os preços e busque a melhor alternativa segura.
1 – Confira a avaliação, o histórico do motorista no aplicativo e se a foto coincide;
2 – Confira se a placa do carro é a mesma exibida no aplicativo;
3 – Confira se o motorista encerra a viagem no aplicativo após o desembarque;
4 – Cuidado ao pagar a corrida: evite pagar em dinheiro se você já selecionou outro meio de pagamento;
5 – Cuidado com desvios da rota indicada pelo GPS;
6 – Utilize os serviços oficiais de transporte (aplicativos e público): evite abordagens diretas em rodoviárias e aeroportos.
7 – Se houver cobrança de pedágio, o valor já está incluído na corrida calculada pelo aplicativo.
8 – Se possível, compartilhe os dados do motorista com alguém.
Golpe do aluguel de verão
A grande quantidade de ofertas para aluguel de casas no verão também tem sido explorada por criminosos. Eles podem criar ou até mesmo clonar um anúncio virtual e pedir uma quantia adiantada para reserva de um imóvel que sequer existe.
1 – Desconfie de ofertas muito abaixo do preço de mercado: compare o valor do aluguel com outros imóveis semelhantes na mesma região. Preços muito baixos podem ser tentativas de golpe;
2 – Nunca pague 100% do valor adiantado para reservar o imóvel;
3 – Se possível, tente visitar o imóvel pessoalmente;
4 – Pesquise o anunciante: verifique se a pessoa realmente existe. Uma chamada de vídeo dentro do imóvel, por exemplo, pode ser uma ótima solução. No caso de imobiliária, verifique site, CNPJ, referências e o registro do consultor no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI);
5 – Exija um contrato de aluguel formal e assinado;
6 – Peça documentos (IPTU) e pesquise o imóvel com o Google Maps;
7 – Desconfie de pressão para fechar o negócio;
8 – Evite enviar dados pessoais antes de confirmar a autenticidade do anunciante;
9 – Desconfie de fotos genéricas do imóvel.
Golpe do Pix
Um dos golpes mais comuns e utilizados durante todo o ano: clonagens de conta de WhatsApp com pedido de empréstimos, falsos recibos, contato por telefone se passando por funcionário de banco, suposta regularização de cadastro.
1 – Confira o número e o nome de quem vai receber o Pix (no caso de um boleto, confira os valores e o destinatário);
2 – Nunca forneça seus dados pessoais e senhas;
3 – Não clique em links recebidos por SMS ou WhatsApp;
4 – Estabeleça um limite de transferência para o Pix;
5 – Cuidado com comprovante de Pix falso e pedido para “devolver” valor enviado por engano.
Golpe do cartão por aproximação
1 – Nunca pague com cartão por aproximação sem conferir o valor;
2 – Estabeleça um limite às transações por aproximação;
3 – Cuidado em aglomerações: golpistas podem usar máquinas de cartão para cobranças por aproximação sem serem notados;
Veja dicas gerais para evitar fraudes
1 – Não clique em links desconhecidos;
2 – Ative configuração em duas etapas para acessar redes sociais, e-mails e aplicativos;
3 – Atualize com frequência e use sempre senhas fortes: evite sequências numéricas e datas comemorativa;
4 – Em pedidos de ajuda financeira, busque fazer uma chamada de vídeo para comprovar a veracidade do pedido;
5 – Evite salvar informações sigilosas no bloco de notas do celular;
6 – Verifique todos os dados antes de realizar uma transferência. Ao receber uma transação, cheque o saldo de sua conta e não confie totalmente em algum comprovante enviado (que pode ser falso);
7 – Nunca forneça senhas, tokens, códigos de ativação, pois nenhuma instituição financeira pede esses dados (atualizações cadastrais nunca solicitam senha);
8 – Mantenha o antivírus do seu computador sempre atualizado;
9 – Pesquise sobre a empresa ou o destinatário de uma transação comercial;
10 – Observe padrões suspeitos: mensagens com erros de português, links suspeitos, promoções muito fora do padrão e urgências para fechar contratos.
O que fazer ao cair em um golpe?
1 – Seja ágil: entre em contato com o banco, explique o que aconteceu e se é possível pedir o estorno do valor perdido;
2 – Documente: tire prints, anote números de protocolos, chaves Pix, tudo o que puder servir de prova e pista para investigação;
3 – Faça um Boletim de Ocorrência;
4 – Acione o Procon SC caso tenha sido lesado por uma empresa (relação entre Pessoa Jurídica com Pessoa Física).
Como acionar o PROCON SC
Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.
Site do Procon SC: é possível fazer reclamações – entenda a diferença entre uma reclamação e uma denúncia.
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Papo Empreendedor: Do sabor ao estilo – Como proporcionar experiências que encantam os clientes
Por Ligado no Sul19/12/2024 11h30
Foto/Redação
Camila Rubensam e Theo Souza têm trajetórias distintas, mas com algo em comum: a paixão por transformar experiências em momentos únicos para seus clientes. Camila é sócia da Sorvetes Lelé e especialista em recuperação de empresas, enquanto Theo é referência na área de beleza como sócio do salão Bella Fashion, em Criciúma. Ao Papo Empreendedor, ambos compartilharam seus desafios e conquistas no universo empresarial, destacando como a gestão, inovação e cuidado com o cliente são fundamentais para o sucesso de seus negócios.
A gestão como chave para o sucesso
Camila, que migrou da carreira de gerente de banco para especialista em recuperação de empresas, explica como sua experiência moldou a gestão da Sorvetes Lelé.
“Trabalhei em dois bancos e com empresas em dificuldades financeiras. Isso me deu bagagem para implementar uma gestão diferenciada na Lelé. Tínhamos que fazer uma recuperação total, incluindo marca, marketing e finanças. Trabalhar com empresas familiares exige atenção extra para profissionalizar a gestão, sem perder o DNA da empresa.”
Outro ponto essencial para Camila é a proximidade com clientes e colaboradores. “Desde o início do reposicionamento da marca, decidimos que nunca abriríamos mão do contato olho no olho. Essa conexão direta é um pilar da Sorvetes Lelé, tanto na gestão de pessoas quanto no relacionamento com o cliente.”
Sobre os produtos, Camila revela um diferencial que a surpreendeu: “Eu tinha dificuldade em consumir sorvetes e picolés por conta da gordura. Quando provamos os produtos da Lelé, percebi que não havia essa sensação. Foi um bônus inesperado descobrir que são produtos leves, sem glúten e gordura.” O picolé de coco, segundo ela, é o carro-chefe. “Todo mundo tem uma história com o carrinho de picolés da Lelé. É emocionante trazer essa nostalgia para as redes sociais e para os novos clientes.”
Beleza como arte e propósito
Theo Souza, por sua vez, celebra 20 anos de carreira no mercado de beleza. Especialista em louros de luxo, corte com visagismo e penteados artísticos, ele ressalta a importância de entender as clientes. “O visagismo potencializa os traços que a cliente ama e suaviza os que ela prefere destacar menos. Porém, o mais importante é fazer isso de forma que ela se sinta confortável.”
Com um espaço de 155 m² e uma equipe de 17 profissionais, o Bella Fashion busca oferecer mais do que um serviço de beleza: uma experiência completa. “Nossos tratamentos incluem técnicas de alto padrão e produtos como os da Davines, que utilizam matérias-primas orgânicas da Itália. Além disso, temos espaços exclusivos para terapias capilares, onde a cliente relaxa longe do barulho típico de um salão.”
Theo também inovou ao fazer cursos com Romeu Felipe, referência mundial em coloração e visagismo. “É essencial estar atualizado com as tendências e tecnologias. Isso garante que nossas clientes tenham acesso ao que há de melhor, sem precisar ir tão longe.”
Expansão e inovação com propósito
Camila compartilha o sucesso da recente expansão da Sorvetes Lelé: “Identificamos um público muito fiel, mas percebemos que estávamos presentes em poucos pontos de venda. Com um estudo de mercado, optamos por um modelo de franquias para replicar nossa gestão e cuidado com o cliente. Até o fim do ano, teremos 10 novas lojas na região.”
Theo, por sua vez, destaca que, em um mercado competitivo, o diferencial está no cuidado com a autoestima dos clientes: “Quanto mais confiantes as pessoas se sentem, mais produtivas elas são. Nosso trabalho vai além da estética; é sobre ajudar as clientes a se sentirem bem consigo mesmas.”
A importância do atendimento personalizado
Theo destacou a diferença entre o atendimento em salões renomados em grandes centros e em salões menores que prezam pela relação pessoal. “Em grandes salões, você é só um número. Eles não sabem sua história ou como o seu cabelo realmente é. Fazem o que pedem sem considerar se você conseguirá manter o resultado em casa”, observou.
Ele também contou como transforma o salão em um espaço acolhedor e funcional, destacando o conceito de “cozinha estendida”, que oferece opções saudáveis para clientes em tratamentos longos. “Fizemos parcerias para oferecer alimentos sem glúten e sem lactose. Nosso público é de mulheres que se cuidam de dentro para fora.”
Criação e personalização de produtos
Camila explicou o funcionamento do modelo de “private label” em sua indústria de sorvetes. “Produzimos para marcas que querem testar o mercado sem arcar com custos altos. Desenvolvemos sabores exclusivos e embalamos com o logotipo do cliente. Isso permite que startups e franquias iniciem com produtos de alta qualidade.”
Ela destacou ainda a influência dos filhos no processo criativo. “Meus três filhos são meus consultores gratuitos. Eles ajudam a identificar o que funciona para o público infantil.”
Inovação no segmento
Théo trouxe à tona a crescente preocupação com a saúde capilar e como isso impacta o mercado de beleza. “Hoje, tratamos principalmente a queda de cabelo feminina, causada por fatores hormonais e produtos industrializados. Utilizamos terapias específicas e, quando necessário, encaminhamos para dermatologistas.”
Ele também comentou sobre o crescimento do segmento de unhas e sobrancelhas. “A tecnologia brasileira é referência mundial. O mercado foca em soluções de baixa manutenção para atender clientes com rotinas cada vez mais corridas.”
Para Théo, o segredo do sucesso está em trabalhar para a “plateia principal”: o cliente. “Não faça para aparecer na rede social. Faça um trabalho que você mesmo usaria. Seja transparente com o cliente sobre os riscos e manutenção do que ele quer fazer. Credibilidade vem com honestidade e responsabilidade.”
Ele enfatizou a importância de conhecimento técnico e diagnóstico. “Não é apenas fazer algo bonito; é preciso entender a história e a condição do cabelo. Isso garante resultados consistentes e saudáveis.”
Com abordagens distintas, mas com o mesmo objetivo de encantar seus públicos, Camila e Theo mostram que, seja no sabor ou no estilo, oferecer experiências únicas é o que faz a diferença.
Conheça um pouco mais sobre os entrevistados
Camila Rubensam
Livro que mudou sua vida? O Evangelho Segundo o Espiritismo
Um sonho ainda não realizado? Ir para a Disney com os meus filhos
Maior conquista que te enche de orgulho? A compra da Sorvetes Lelé
Medo que te impulsiona a melhorar? Fracasso
Uma decisão que você repensaria? Abandonar a faculdade com 17 anos
Um desejo que ainda não colocou em prática? Escrever um livro
Qual hábito diário mais impacta positivamente sua vida? Rezar
Filme ou série que te inspira a empreender? A procura da felicidade
Qual conselho você daria ao seu eu mais jovem? Tudo tem o seu tempo
Qual marca você quer deixar para o mundo? De que sem caridade não há salvação
Música pop ou rock que te dá energia? Vamo acordar – Racionais
O que seria seu “luxo” essencial? Tempo de qualidade com os meus filhos
Qualidade que você busca nos outros? Empatia
Causa ou valor pelo qual você luta? O fim da violência doméstica
Alguém ou algo que te motiva a seguir em frente? Meu marido e os meus filhos
Algo que você evita ou prefere manter distância? O negativismo
Como você se imagina daqui a 5 anos? À frente da Sorvetes Lelé e estudando para me tornar juíza
Se você fosse jornalista de um jornal, qual notícia você gostaria de dar ao mundo? Que a lei de medidas protetivas contra a violência domestica tenham efetividade.
Theo Souza
Livro que mudou sua vida? O mito do empreendedor
Um sonho ainda não realizado? Ter um apartamento na praia
Maior conquista que te enche de orgulho? O Bella Fashion e a segunda unidade que vem aí.
Medo que te impulsiona a melhorar? O fracasso
Uma decisão que você repensaria? Ter parado a faculdade na 8ª fase.
Um desejo que ainda não colocou em prática? Jogar
Filme ou série que te inspira a empreender? Senhor dos anéis
Qual conselho você daria ao seu eu mais jovem? Faz parte do processo
Qual marca você quer deixar para o mundo? A igualdade na educação
Causa ou valor pelo qual você luta? Igualdade de oportunidades
Como você se imagina daqui a 5 anos? À frente do Bella Fashion
Se você fosse jornalista de um jornal, qual notícia você gostaria de dar ao mundo? Sem guerras, por favor!
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Estacionamento rotativo de Orleans começa a funcionar nesta quinta-feira
Por Ligado no Sul19/12/2024 11h00
Foto/EA Notícias
Após cinco anos de implantação do estacionamento rotativo em Orleans, a cidade dá mais um passo importante com a instalação de quatro parquímetros em pontos estratégicos. A novidade foi anunciada pelo prefeito Jorge Koch, que explicou que um dos parquímetros está localizado próximo à Igreja Matriz, um na frente da Secretaria da Educação, outro em frente à Prefeitura e o último próximo ao Cemitério.
A partir de hoje, 19 de dezembro, o sistema começa a funcionar oficialmente. “Este é um processo de adaptação e pode levar algum tempo até que todos se familiarizem com o sistema. Pedimos paciência à população, pois a tecnologia é nova e pode haver algum atraso, mas é importante não depredar os equipamentos”, alertou o prefeito.
Edivelton Antônio Wischral, diretor da E-Rotativo Digital, responsável pela implantação, explicou como utilizar os parquímetros. O processo é simples: basta selecionar a opção “vaga avulsa”, digitar a placa do veículo, escolher a forma de pagamento (crédito, débito ou PIX) e o tempo desejado. Após a confirmação, o pagamento é realizado e o comprovante é gerado digitalmente, sem a necessidade de colocá-lo no vidro do carro, já que a informação é registrada na central.
Os parquímetros funcionarão todos os dias, das 8h30 às 17h30. Como a tecnologia ainda está em fase de testes, os usuários devem estar preparados para eventuais ajustes no sistema. “Estamos confiantes de que, com o tempo, todos vão se adaptar e o sistema trará muitos benefícios para a cidade”, concluiu Koch.
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Guilherme Valente, reitor do Unibave, fala sobre ampliação de vagas sociais e o impacto da educação
Por Ligado no Sul19/12/2024 10h30
Foto/Reprodução Internet
O reitor do Unibave, Guilherme Valente, esteve presente nesta quinta-feira (19) para conversar com o Jornal da Guarujá e trazer boas notícias para a comunidade de Orleans. “É um prazer gigantesco estar aqui novamente, ainda mais, trazendo algumas notícias boas para a nossa comunidade”, afirmou Valente.
Uma das principais pautas discutidas foi a ampliação das vagas sociais na instituição. Valente destacou o sucesso do edital lançado anteriormente, que ofereceu vagas gratuitas para os alunos de Orleans e região. “Nós, como instituição comunitária, estamos aqui para o desenvolvimento de Orleans e toda a nossa região. Lançamos um edital com cinco vagas por curso com matrícula social, e vimos que essa demanda foi preenchida muito rapidamente. Praticamente na primeira semana, Medicina Veterinária já estava com todas as vagas preenchidas”, contou o reitor. Ele explicou que, para atender essa demanda, o Unibave decidiu ampliar o número de vagas. “Agora, essa semana, decidimos ampliar mais cinco vagas por curso, somando 90 vagas de matrícula social em toda a instituição, com 10 vagas por curso em todos os 16 cursos oferecidos”, afirmou Valente.
A proposta de matrícula social visa garantir que pessoas de baixa renda, mas com grande potencial, tenham acesso ao ensino superior. “A matrícula social é para aqueles que querem estudar, crescer na vida e ser um diferencial para suas famílias e para a sociedade. Temos um processo rigoroso para conceder essas vagas, e esses alunos, ao ingressarem, têm o compromisso de tentar a bolsa do Programa Universitário Gratuito”, explicou o reitor.
Valente também foi claro ao afirmar que a ampliação das vagas não se limita apenas aos cursos de Medicina Veterinária. “Sim, todos os cursos estão contemplados, inclusive Medicina Veterinária. São 16 cursos no total, com 10 vagas por curso. Estamos esperando todos aqueles que têm interesse em ingressar na universidade”, disse. Ele ainda acrescentou que as inscrições para essas vagas começaram na terça-feira e terminarão nesta sexta-feira, 19.
Em relação ao processo de inscrição, Valente destacou que não há provas para as vagas sociais. “Não tem prova, é só cumprir com os requisitos do edital, que estão bem claros. A pessoa precisa ter uma renda familiar per capita de até dois salários mínimos e ser residente em Santa Catarina há pelo menos cinco anos”, explicou. Valente também revelou que, neste ano, todos os alunos que entregaram a documentação corretamente receberam a bolsa do Programa Universitário Gratuito. “100% dos alunos que entregaram todos os documentos corretamente receberam a bolsa, e ainda sobrou recurso para mais bolsas. Para o próximo ano, a expectativa é aumentar o número de bolsas em 200 novas vagas”, disse.
Sobre o impacto dessas ações na comunidade, Valente comentou sobre a importância da educação para o desenvolvimento pessoal e social. “Quando uma pessoa recebe a bolsa e se forma, ela transforma a sua família e sua comunidade. A educação é a chave para melhorar a qualidade de vida e gerar um impacto positivo na sociedade”, afirmou. Ele citou também exemplos de empresários da região que estão recrutando jovens aprendizes e incentivando-os a buscar o ensino superior.
O reitor também fez um balanço positivo do ano de 2024 para o Unibave, destacando a primeira gestão que está se encerrando. “Foi um ano muito bom para a instituição, estamos fechando a primeira gestão, com a reeleição, e com muitos projetos em andamento. Graças a Deus, conseguimos cuidar bem da parte financeira da instituição e buscar parcerias, como a emenda do deputado Thiago Zilli para a compra de equipamentos para o hospital veterinário”, disse.
Valente também falou sobre os projetos futuros, como a construção de uma arena multiuso em Orleans, que poderia receber eventos esportivos e culturais de grande porte. “Estamos correndo atrás desse projeto desde 2021, e a ideia é que a arena seja um marco para a gestão e para a cidade de Orleans. Queremos fazer isso acontecer, com o apoio da prefeitura e da bancada de deputados”, afirmou.
Sobre a relação da instituição com a cidade de Orleans, Valente destacou a importância do Unibave para o desenvolvimento local. “É muito difícil uma cidade com 24 mil habitantes ter uma instituição de ensino superior, e ainda mais com a qualidade do Unibave. Somos uma instituição nota máxima no MEC, e todos os nossos cursos têm nota 4 ou 5. Isso mostra o excelente trabalho que estamos fazendo”, concluiu o reitor.
Com a ampliação das vagas sociais e os projetos em andamento, o Unibave continua a desempenhar um papel fundamental na transformação da vida de muitas pessoas em Orleans e na região. Valente concluiu o encontro com um convite à comunidade: “Quem tem interesse em estudar, não perca a oportunidade. Venha até a nossa instituição e faça parte dessa transformação”.