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Secretaria de Agricultura de Lauro Müller intensifica atendimento aos produtores rurais
Por Ligado no Sul31/03/2025 11h30
Foto/Assessoria de Comunicação
Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Agricultura de Lauro Müller vem intensificando os serviços prestados aos agricultores do município. Com foco em melhorar o atendimento e ampliar o suporte ao homem do campo, a pasta já contabiliza avanços importantes.
De 2 de janeiro até a última sexta-feira (28), a Secretaria atendeu um total de 111 produtores. Desses, mais de 80 foram beneficiados com o serviço de silagem, fundamental para a alimentação do rebanho. Outros 28 agricultores contaram com serviços prestados por meio de retroescavadeira, que auxilia em diversas demandas no meio rural.
De acordo com o secretário de Agricultura, André Tartare, os trabalhos estão ganhando ritmo com o passar dos dias. “Pegamos a secretaria com muitos desafios: acúmulo de serviços, máquinas com problemas e falta de manutenção. Arregaçamos as mangas, colocamos a mão na massa e conseguimos colocar em funcionamento os equipamentos necessários para atender os agricultores. Com muito esforço e dedicação, conseguimos avançar”, destaca.
O secretário também ressalta o apoio da gestão municipal. “Com o apoio do prefeito Valdir Fontanella e do vice-prefeito Serraninho, valorizamos o trabalho dos nossos servidores. Sei que todos se dedicam ao máximo para oferecer um bom atendimento aos agricultores”, afirma.
Entre as próximas ações previstas pela Secretaria está a aquisição de novos equipamentos para reforçar a frota de máquinas. Além disso, o secretário antecipa o início, nos próximos meses, do programa Porteira para Dentro, que tem como objetivo melhorar as estradas internas das propriedades rurais, facilitando o escoamento da produção e o acesso às moradias.
“A agricultura é uma das bases da nossa economia, e nosso compromisso é estar ao lado do produtor rural cada vez mais, oferecendo estrutura, incentivo e apoio no que for preciso”, finaliza André.
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Como fazer a declaração do Imposto de Renda? Especialistas esclarecem dúvidas
Por Ligado no Sul31/03/2025 11h00
Foto/Marcelo Casal JR – Agência Brasil
A Receita Federal estima que 46,2 milhões de brasileiros entreguem a declaração do Imposto de Renda 2025, cujo prazo final é 30 de maio. Diante das dúvidas recorrentes, especialistas esclarecem pontos essenciais sobre documentos necessários, declaração pré-preenchida e como evitar erros.
Documentos essenciais
Mesmo com a modalidade pré-preenchida, alguns documentos continuam sendo indispensáveis, como CPF do titular e dependentes, comprovante de endereço e atividade profissional, além de dados bancários. Dependendo dos rendimentos e bens, podem ser necessários:
Rendimentos: salários, aposentadorias, aluguéis, aplicações financeiras e rendimentos de empresas.
Bens: escrituras de imóveis, documentos de veículos e saldos bancários.
Saúde e Educação: recibos de despesas médicas, odontológicas e comprovantes de mensalidades escolares.
Previdência e Pensão: documentos que comprovem contribuições à previdência privada ou pensão alimentícia.
Os informes de rendimentos, fornecidos por empregadores e instituições financeiras, são fundamentais para evitar inconsistências na declaração. Empresas tiveram até 28 de fevereiro para enviar esses documentos. Caso não tenham sido recebidos, o contribuinte deve solicitá-los ou recorrer à declaração pré-preenchida, disponível a partir de 1º de abril.
Declaração pré-preenchida: vale a pena?
Desde 2022, a Receita Federal oferece a opção da declaração pré-preenchida, que agiliza o processo ao importar automaticamente informações de diversas fontes. No entanto, como alerta o professor de Ciências Contábeis da UFRRJ, Alessandro Pereira Alves, é essencial revisar os dados antes da entrega:
“O contribuinte precisa completar as informações. A versão pré-preenchida dá prioridade na restituição, mas exige conferência cuidadosa.”
Já o professor Deypson Carvalho, da UDF, destaca outra vantagem:
“A declaração pré-preenchida diminui inconsistências durante o preenchimento, reduzindo o risco de erro.”
Para utilizá-la, é necessário acessar o site da Receita Federal com conta Gov.br nível prata ou ouro. Outra opção é a declaração em branco, preenchida manualmente no Programa Gerador de Declaração.
Como evitar a malha fina?
A malha fina ocorre quando há divergências entre as informações prestadas pelo contribuinte e os dados cruzados pela Receita. O auditor-fiscal José Carlos Fonseca recomenda atenção redobrada:
“O ideal é reunir todos os documentos antes de iniciar a declaração. Se houver uma informação na pré-preenchida que não possa ser comprovada, é melhor removê-la. Da mesma forma, despesas comprovadas, mas não listadas, devem ser incluídas.”
Erros comuns que levam à malha fina incluem:
Omissão de rendimentos: não informar todos os ganhos do ano.
Rendimentos de dependentes: deixar de incluir valores recebidos pelos dependentes declarados.
Despesas médicas inconsistentes: registrar gastos que não são confirmados pelos prestadores de serviço.
Dedução indevida de despesas médicas: incluir valores não aceitos pela Receita.
Com organização e conferência detalhada, é possível evitar problemas e garantir o cumprimento das obrigações fiscais dentro do prazo.
*Co informações Agência Brasil
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Corte de R$ 400 milhões nas rodovias de SC: Deputado Matheus Cadorin faz apelo por mudanças no orçamento federal
Por Ligado no Sul31/03/2025 10h30
Foto/Reprodução
Em entrevista ao Jornal da Guarujá na manhã desta segunda-feira, 31, o deputado estadual Matheus Cadorin, do Partido Novo, criticou o corte de R$ 400 milhões nas verbas federais destinadas às rodovias de Santa Catarina, uma medida que agrava ainda mais a situação já crítica das infraestruturas logísticas do estado. Cadorin ressaltou a necessidade urgente de mudanças no retorno dos recursos pagos pelos catarinenses à União, uma vez que o valor previsto no orçamento federal de 2025 para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina é de aproximadamente R$ 600 milhões, o menor montante dos últimos dois anos.
“O pacto federativo realmente é algo que sangra em Santa Catarina. Somos o segundo estado que menos recebe de volta dos impostos que mandamos pra Brasília. A gente só perde pra São Paulo, que é o maior de todos. Pra cada R$ 100 que a gente manda, a gente recebe menos de R$ 20 de volta, e São Paulo recebe menos de R$ 10. Isso é algo histórico que precisa ser corrigido”, afirmou Cadorin.
O deputado ainda lamentou o impacto do corte de verbas, que, segundo ele, chega em um momento crítico, com obras essenciais em andamento, como a duplicação das BRs 280, 470, 282 e 153. “A situação das nossas rodovias já é extremamente crítica. A BR-153, a 470, a 280 e a 282 são trechos extremamente importantes e economicamente necessários pra gente continuar crescendo. Santa Catarina não cresce mais porque não tem investimento suficiente em logística. E além de não termos o retorno adequado dos impostos, ainda recebemos um corte de R$ 400 milhões. Nos últimos dois anos, o investimento foi de pouco mais de R$ 1 bilhão, o que já é muito pouco. Agora, vem o anúncio de um corte de quase 50%. Isso realmente é frustrante, nos deixa atônitos”, criticou o deputado.
Cadorin também fez um apelo público para que lideranças políticas e entidades catarinenses se unam em defesa do estado. “Estamos nos movimentando pra que essa nossa revolta chegue até os nossos representantes parlamentares catarinenses, pra que isso seja de alguma forma revertido ou compensado de outra maneira. Não podemos mais aceitar essa situação”, disse.
Sobre as possibilidades de reverter o corte, o deputado destacou o papel da bancada federal catarinense. “O líder da bancada federal catarinense, que é do PT, tem uma boa relação com o presidente da República e com o ministro responsável pelo corte. Nada mais justo do que ele olhar pelos catarinenses e fazer essa intervenção pra que esse corte não aconteça de novo, ou que ele seja revertido ou compensado de outra maneira”, afirmou.
Cadorin também mencionou o exemplo do Porto de Itapoá, onde a iniciativa privada, junto com o Estado, financiou a dragagem do canal da Baía do Bambitonga, como uma alternativa para viabilizar obras essenciais. “Esse é um exemplo claro de como a iniciativa privada pode ajudar. A dragagem do canal do Porto de Itapoá, que era uma obra que o governo federal enrolava há anos, agora vai ser feita com dinheiro privado, em parceria com o Estado. Uma obra de R$ 300 milhões, que vai aumentar a capacidade do porto. Pra mim, já não acredito mais no modelo atual. Trechos como a BR-280 precisam ser estadualizados e concedidos à iniciativa privada. Não tem pedágio mais caro do que uma estrada que não consigo transitar. E é isso que está acontecendo em Santa Catarina”, disse.
Além do corte nas verbas para rodovias, Cadorin também criticou a imposição de cotas para a pesca da tainha, uma prática tradicional de mais de 200 anos em Santa Catarina. “Parece algo pessoal. Santa Catarina tem essa característica de ser eficiente e se virar, mas lá em Brasília isso é visto como se não precisássemos de nada. Isso reflete mal pra gente, porque somos penalizados por ser eficiente. É como se não merecêssemos o retorno dos impostos que geramos”, declarou.
Por fim, Cadorin ressaltou que, embora sua atuação seja como deputado estadual, ele continua buscando formas de mobilizar os parlamentares federais para reverter essa situação. “Já estamos em contato com os deputados federais e senadores catarinenses. A bancada federal discutirá esse tema na próxima reunião. Eu não sei se vamos conseguir reverter o processo, porque o orçamento já foi aprovado, mas a compensação de outra forma é possível. O que queremos é justiça financeira pro nosso estado. Não é justo pedir dinheiro que já é nosso, que já produzimos e não recebemos o retorno. A gente só quer que o nosso estado tenha o que merece”, concluiu.
Confira entrevista completa
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Urussanga lança processo seletivo com 19 vagas; inscrições abertas até 2 de abril
Por Ligado no Sul31/03/2025 10h00
Foto/PMU
A Prefeitura de Urussanga divulgou o edital nº 2/2025 do processo seletivo simplificado destinado ao preenchimento de vagas temporárias em diferentes áreas. As inscrições começaram nessa quinta-feira, dia 27, e seguem até o dia 2 de abril, quarta-feira.
Entre as oportunidades estão vagas para professor de Educação Inclusiva, professor de Língua Italiana, monitor escolar (quatro vagas), agente de conservação urbana e predial (oito vagas), agente de construção civil, agente de manutenção de veículos e máquinas, operador de máquinas e equipamentos, porteiro e tratorista agrícola. Ao todo, serão ofertadas 19 vagas.
As inscrições serão realizadas presencialmente no setor de pessoal da Prefeitura, situada na Praça da Bandeira, nº 12, Centro, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site oficial do município (www.urussanga.sc.gov.br) ou diretamente na prefeitura, anexando a documentação necessária especificada no edital.
O processo seletivo será realizado através de avaliação dos documentos e títulos apresentados pelos candidatos. A remuneração varia de R$ 1.555,96 a R$ 5.129,58, dependendo do cargo escolhido. A carga horária semanal é de até 40 horas para todas as vagas.
O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 4 de abril, com prazo de 24 horas para recursos. O resultado final tem previsão para ser homologado no dia 8 de abril de 2025.