Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Ligado no Sul
BLOG

Mulher fica presa às ferragens e morre após grave colisão em Orleans

Por Ligado no Sul21/06/2026 08h00
Fotos/CBMSC

Uma mulher de 34 anos morreu em um grave acidente de trânsito registrado na tarde deste sábado (20) na SC-390, na localidade de Pindotiba, em Orleans.

A colisão entre um Ford Ka e um Renault Sandero e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Orleans e São Ludgero, além do SAMU de Orleans, SAMU de Lauro Müller e da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE).

No Ford Ka estavam um casal e a filha de 13 anos, moradores de Urussanga. O motorista e a adolescente receberam atendimento do SAMU de Lauro Müller. Os dois foram encaminhados ao hospital Santa Otília.

A mulher, de 34 anos, ficou presa às ferragens. Ela foi encontrada encarcerada no interior do automóvel e recebeu os primeiros atendimentos da equipe do SAMU de Orleans, que constatou o óbito ainda no local.

No Renault Sandero havia apenas o motorista, que permaneceu no interior do veículo após a colisão. Ele estava consciente e em estado estável, sendo encaminhado ao hospital pelo SAMU de Orleans para avaliação médica.

As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Militar Rodoviária Estadual, que assumiu a ocorrência após a conclusão dos trabalhos de resgate.

0
0

Ameaça de Super El Niño faz Urussanga cancelar Festa do Vinho em 2026

Por Ligado no Sul20/06/2026 12h00
Foto/Divulgação

O Governo Municipal de Urussanga e a Comissão Central Organizadora (CCO) anunciaram a transferência da Festa do Vinho, que aconteceria de 5 a 9 de agosto de 2026. A medida foi comunicada pelos organizadores nesta sexta-feira, dia 19, devido a formação do Super El Niño, confirmada pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) e compartilhada pela Defesa Civil. A partir do segundo semestre, o fenômeno deve ampliar o volume de chuvas e aumentar os riscos de enchentes e deslizamentos.

Segundo a prefeita Stela de Agostin Talamini, o orçamento previsto para a realização da festa será destinado à gestão de possíveis desastres. “É uma decisão difícil, mas necessária. A nossa prioridade é proteger a população e preparar o município para enfrentar os possíveis impactos climáticos e econômicos previstos para os próximos meses. Os recursos que seriam investidos na festa serão redirecionados para ações de prevenção e atendimento às demandas que possam surgir”, declara.

Antes de anunciar a transferência do evento, reuniões foram realizadas ao longo da semana com órgãos de segurança, entidades e setores diretamente ligados ao evento para avaliar os cenários. “A Festa do Vinho faz parte da identidade de Urussanga, por isso fiz questão de ouvir a opinião de diversos setores antes de tomar uma decisão. Fica o nosso agradecimento à CCO, voluntários e a todos que se dedicaram ao evento até aqui. O adiamento da festa ajuda a manter essa tradição e faz com que ela possa retornar mais fortalecida”, acrescenta a prefeita.

A expectativa da organização é retomar a tradicional festa em 2027. “Sabemos da importância do evento para a cultura, o turismo e a economia de Urussanga, mas entendemos que a responsabilidade com a segurança da população deve vir em primeiro lugar. Agradeço a todos que estiveram colaborando para a realização da festa neste ano, e desejo que a Festa do Vinho retorne com mais força em 2027”, disse o presidente da CCO, Paulo Gonçalves Junior, o Juninho.

Os valores dos ingressos, passaportes e camarotes já comercializados para a Festa do Vinho de 2026 serão ressarcidos nas próximas semanas. Uma reunião entre a Prefeitura de Urussanga, a CCO e a empresa responsável pela bilheteria será realizada em breve para definir o cronograma de devolução. As datas serão divulgadas no Instagram da Festa do Vinho e no site da Prefeitura de Urussanga.

0
0

Homem é preso com cocaína após denúncia de tráfico em São Ludgero

Por Ligado no Sul20/06/2026 11h00
Foto/Reprodução PMSC

Um homem de 27 anos foi preso por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (19), no bairro Beira Rio, em São Ludgero.

De acordo com a Polícia Militar, a prisão ocorreu após denúncias de que uma residência da localidade estaria sendo utilizada para a venda de drogas. Com base nas informações recebidas, os policiais realizaram uma operação no endereço.

Ao perceber a chegada da PM, o suspeito tentou fugir, mas foi alcançado e abordado pelos policiais. Com ele, foram encontradas duas porções de cocaína já separadas para venda.

Durante as buscas na residência, os policiais localizaram outras quatro porções maiores da droga, totalizando cerca de 21,5 gramas de cocaína. Também foram apreendidos dois celulares e R$ 111 em dinheiro.

O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

0
0

Secretário de Agricultura de Orleans alerta para fake news sobre suposto pagamento de R$ 1,7 mil a produtores rurais

Por Ligado no Sul20/06/2026 10h00

Uma mensagem falsa que circula em grupos de WhatsApp tem causado confusão entre produtores rurais de Orleans. O conteúdo afirma que agricultores poderiam retirar R$ 1.700 por meio de um programa chamado “Brasil 360”.

Diante da repercussão, o secretário de Agricultura de Orleans, Guilherme Orbem, esclareceu que a informação não procede e não tem qualquer relação com os programas desenvolvidos pela administração municipal.

“Essa informação não procede. É uma informação falsa. O nome do programa que nós temos no município para incentivo aos produtores rurais é Agro 360. O que existe dentro desse programa é o bônus fiscal, que pode chegar a até R$ 1.200 por produtor, conforme o faturamento comprovado por notas fiscais no ano anterior”, explicou o secretário.

Segundo Orbem, a divulgação da mensagem fez com que diversos agricultores procurassem a secretaria em busca do suposto benefício de R$ 1.700.

“O que diz a mensagem não tem nada a ver com a administração municipal de Orleans. Recebemos produtores questionando sobre esse valor, mas é importante deixar claro que essa informação é falsa”, reforçou.

O secretário também destacou que o prazo para solicitar o bônus fiscal previsto no Programa Agro 360 já foi encerrado. Os pedidos deveriam ter sido realizados até o dia 31 de março deste ano.

“Para deixar bem claro aos produtores, o prazo para solicitar o bônus fiscal encerrou em 31 de março. Quem não fez a solicitação dentro do período estabelecido precisará aguardar o próximo ano para participar do programa”, explicou.

A Secretaria de Agricultura orienta os produtores a sempre verificarem a veracidade das informações antes de compartilhá-las e a buscarem esclarecimentos diretamente nos canais oficiais da Prefeitura e da própria secretaria.

“Quando houver qualquer dúvida, o produtor deve procurar a Secretaria de Agricultura. É a melhor forma de evitar transtornos e impedir a propagação de informações falsas”, concluiu Orbem.

0
0