Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Ligado no Sul
BLOG

“Não me restou outra alternativa”, diz Joel Niero ao deixar o Partido Novo

Por Ligado no Sul22/06/2026 11h00
Foto/Redação

O ex-candidato a prefeito de Orleans e ex-presidente do Partido Novo no município, Joel Niero, confirmou sua desfiliação da legenda para atuar na pré-campanha do médico Dr. Irani Alberton (PP), pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2026.

Ao Jornal da Guarujá, Niero explicou que a decisão não foi motivada por divergências com o Partido Novo, mas pela impossibilidade de apoiar oficialmente um pré-candidato de outra sigla sem infringir as normas internas da legenda. Segundo ele, o convite para participar da construção da pré-campanha partiu do próprio Dr. Irani Alberton, que é seu sobrinho.

“Meu sobrinho, o doutor Irani, colocou seu nome como pré-candidato a deputado estadual. É uma pessoa do bem, honesta, correta e muito trabalhadora. Quando ele me pediu apoio aqui em Orleans, eu me vi diante de uma situação delicada. Como eu ainda estava filiado ao Partido Novo, não poderia pedir votos ou trabalhar por um candidato de outra sigla.”

De acordo com Joel, antes de formalizar a saída, ele procurou a direção partidária para expor a situação e tentar encontrar uma alternativa que permitisse sua permanência na sigla. No entanto, foi informado de que o apoio a um candidato de outro partido poderia resultar até mesmo em expulsão.

“Fui na diretoria, conversei com eles, expliquei toda a situação. Eu não queria sair do partido. Mas me disseram que, se eu fosse pego trabalhando para outro partido, poderia ser expulso. Então não me restou outra alternativa senão fazer a minha carta de desfiliação.”

Segundo ele, o desligamento ocorreu em 20 de maio. Apesar disso, Joel optou por não divulgar imediatamente a decisão por respeito aos apoiadores que estiveram ao seu lado durante a campanha eleitoral de 2024 e que acreditaram no projeto político apresentado pelo Novo em Orleans.

“Muita gente abraçou não só o Partido Novo, mas também o Joel, acreditando nessa proposta de mudança. Por isso eu fiquei um pouco quieto e não divulguei imediatamente essa minha saída.”

Ligação de Gilson Marques

Durante a entrevista, Joel revelou que sua saída repercutiu entre lideranças estaduais do partido. Ele contou ter recebido uma ligação do deputado federal Gilson Marques, que tentou convencê-lo a permanecer na legenda.

Apesar do convite, Joel afirmou que a situação era incompatível com os planos que havia assumido junto à pré-candidatura do sobrinho.

“O Gilson me ligou. É um cara que eu admiro muito, uma pessoa muito honesta. Ele pediu para eu voltar, mas entendeu a situação. O Partido Novo realmente segue os seus princípios e o seu estatuto.”

Avaliação da administração municipal

Questionado sobre o cenário político de Orleans, Joel fez uma avaliação positiva da gestão do prefeito Fernando Cruzetta. Embora tenha sido adversário político na última eleição municipal, ele afirmou que o município vive um momento de crescimento e destacou obras realizadas pela administração.

Segundo o ex-candidato, a atual gestão conseguiu imprimir um perfil diferente ao município, especialmente na área de infraestrutura.

“Hoje, em dois anos de mandato, pelo que eu estou vendo, o Fernando está indo muito bem. Claro que sempre vai ter gente reclamando, isso faz parte da política. Mas eu vejo grandes obras acontecendo, levando asfalto para o interior, que é muito importante. A cidade está bonita e vivendo um aspecto mais alegre.”

Ao comparar a atual administração com a anterior, Joel destacou que os prefeitos possuem estilos diferentes de gestão, mas evitou críticas à condução do ex-prefeito Jorge Koch.

“O Jorge tinha o estilo dele de administração. O Fernando é um cara mais comunicativo, mais diplomático. Eu gosto dele, converso com ele de vez em quando. Algumas coisas eu não concordo, mas é a administração dele. Eu torço para que Orleans vá para frente e continue crescendo.”

Mesmo fora do Novo, Joel não descartou uma futura candidatura. No entanto, afirmou que seu desejo é que a cidade continue avançando e que não haja necessidade de uma nova disputa política motivada por insatisfação da população com a gestão atual.

“Não posso dizer que dessa água não beberei. Posso ser candidato no futuro, sim. Mas a princípio eu torço para que o Fernando se dê bem e que Orleans vá para frente.”

Ele também ressaltou que sua saída não representa um rompimento com os ideais defendidos pelo Partido Novo e demonstrou confiança no surgimento de novas lideranças dentro da legenda no município.

“Acreditem no projeto do Novo. Talvez não seja o Joel no futuro, mas vai ter outra pessoa. O partido vai continuar aí e eu ainda acredito numa mudança para Orleans, para Santa Catarina e para o Brasil.”

Eleição estadual

Ao falar sobre a disputa pelo Governo de Santa Catarina, Joel afirmou que pretende apoiar a reeleição do governador Jorginho Mello (PL), mesmo trabalhando na pré-campanha de Dr. Irani Alberton (PP), que integra um partido alinhado ao projeto do pré-candidato ao governo João Rodrigues (PSD).

“O João Rodrigues é um ótimo locutor, tem uma boa dicção, mas eu não gosto do trabalho dele. Não gosto. Nem como prefeito de Chapecó”, declarou.

Joel afirmou que vê mais resultados na atual gestão estadual e também destacou a presença do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como pré-candidato a vice-governador na chapa governista.

“Eu acho que o Jorginho Mello tem mostrado um bom trabalho. E o Adriano Silva foi um excelente prefeito de Joinville. Se o João foi um bom prefeito de Chapecó, o Adriano foi um ótimo prefeito da maior cidade do Estado. Então, hoje, meu posicionamento é pela continuidade”, afirmou.

Ao encerrar a entrevista, Joel voltou a defender uma maior participação da sociedade na política e criticou a formação de carreiras exclusivamente políticas. Segundo ele, a renovação e a participação de lideranças da comunidade são fundamentais para melhorar a gestão pública.

“O Joel não é político. O Joel está político. Eu entrei na política para tentar ajudar a melhorar a política e despertar as pessoas para a importância de escolher bem os seus representantes.”

Confira entrevista completa

0
0

Olvacir Bez Fontana é o novo presidente do Conselho da Indústria da Construção da FIESC

Por Ligado no Sul22/06/2026 10h30
Foto/Divulgação

O empresário Olvacir Bez Fontana tomou posse como presidente do Conselho da Construção Civil da Federação das Indústrias de SC (FIESC). A troca de presidentes do órgão consultivo aconteceu durante reunião do Conselho, no dia 18, e está alinhada com a mudança estratégica para fortalecer a atuação e a participação dos sindicatos. Fontana substitui o empresário Marcos Bellicanta.

O 1º vice-presidente da FIESC e coordenador dos conselhos da FIESC, André Odebrecht, destacou que nessa nova organização, os conselhos assumem protagonismo no papel consultivo e de escuta da indústria, junto com sindicatos e vice-presidências.

Fontana declarou que a expectativa à frente do órgão é contribuir para o desenvolvimento ainda maior da construção civil no estado, aliando forças para vencer os principais desafios, como os impactos da reforma tributária no segmento. Segundo ele, a construção civil terá de inovar e incorporar novas tecnologias e a industrialização de processos para se manter competitiva.

O setor é o terceiro maior empregador industrial de SC, com cerca de 140 mil trabalhadores e é responsável por 4,2% do PIB do estado.

0
0

Turismo exige qualificação e adaptação às novas exigências do setor, destaca especialista da Unesc

Por Ligado no Sul22/06/2026 10h00
Foto/Redes Sociais

As novas exigências regulatórias para o setor hoteleiro, incluindo normas relacionadas a diárias, segurança do trabalho e áreas de lazer, têm impulsionado uma reestruturação operacional em meios de hospedagem de todo o país. O tema foi destaque em publicação da Revista Hotéis e pautou entrevista concedida nesta segunda-feira (22) pela coordenadora do curso de Hotelaria e líder técnica do Integratur da Unesc, Tayse Nicoladelli, ao Jornal da Guarujá.

Segundo Tayse, as mudanças refletem um novo cenário do turismo brasileiro, impulsionado principalmente após a pandemia, que trouxe novos perfis de turistas e ampliou a demanda por serviços mais qualificados e seguros.

“Hoje o turismo está diante de novas ofertas turísticas e novos produtos. Isso cresceu muito no pós-pandemia. Com a nova ficha digital da rede hoteleira e outras exigências, entendemos que é necessário profissionalizar cada vez mais a rede hoteleira e os profissionais que trabalham diretamente com o turista”, afirmou.

A especialista destaca que o turismo deixou de ser uma atividade baseada apenas na experiência familiar e passou a exigir gestão profissional e capacitação constante.

“O turismo não é só meio de hospedagem. Ele engloba hotelaria, gastronomia, eventos, lazer e formação técnica qualificada. É necessário entender que existem diferentes públicos, diferentes perfis de turistas e, consequentemente, diferentes tipos de profissionais para atendê-los. Precisamos formar pessoas capazes de impulsionar os destinos turísticos de forma responsável e sustentável”, explicou.

Escola de Turismo busca atender novas demandas

Para atender às necessidades do mercado, a Unesc criou a Escola de Turismo, que oferece cursos de graduação, pós-graduação, formação técnica e capacitações de curta duração.

“Hoje temos cursos de Hotelaria, Gestão de Turismo e Gastronomia na graduação. Também oferecemos pós-graduação em Turismo e Cultura, além do curso técnico de Guia de Turismo, que trabalha diretamente com o receptivo e o acompanhamento dos visitantes. Outra novidade são os cursos rápidos, voltados para temas como precificação, capital de giro e gestão de negócios turísticos”, destacou.

De acordo com Tayse, a proposta é oferecer formação para diferentes perfis de profissionais, desde empreendedores do setor até trabalhadores que atuam diretamente no atendimento ao visitante.

Sinalização turística ainda é desafio na região

Além da qualificação profissional, a infraestrutura turística também está entre os desafios identificados pelo Integratur. Nos últimos meses, equipes da Unesc realizaram levantamentos em municípios da região para avaliar as condições da sinalização turística.

O trabalho já foi desenvolvido em cidades como Orleans, Lauro Müller, Treviso e Urussanga, e agora avança para Nova Veneza, Siderópolis, Criciúma, Forquilhinha e Balneário Rincão.

“Existem placas de sinalização turística em alguns pontos, mas o principal problema é a falta de continuidade. O turista chega a determinado local e muitas vezes não encontra orientações para seguir até outros atrativos. Em alguns casos, as placas estão danificadas, desatualizadas ou não contemplam novos atrativos que surgiram recentemente”, observou.

Segundo a coordenadora, o levantamento servirá de base para a elaboração de projetos que serão entregues às prefeituras participantes do Integratur.

“Nós fazemos o mapeamento dos atrativos, identificamos onde existe sinalização e onde há necessidade de implantação ou adequação. Depois disso, o IPAT, que atua na elaboração dos projetos executivos, desenvolve toda a proposta técnica. A expectativa é entregar esses projetos aos municípios no próximo semestre para que possam ser implementados gradativamente”, explicou.

Tayse ressalta que a melhoria da sinalização é fundamental para fortalecer a integração regional e facilitar a experiência dos visitantes.

“Não basta ter apenas um atrativo turístico. É preciso criar conexão entre os municípios e oferecer condições para que o turista consiga se deslocar e aproveitar toda a região. A sinalização faz parte dessa estrutura que contribui para o desenvolvimento do turismo”, concluiu.

Confira entrevista completa

0
0

SIMFOP 2026 inicia com debates sobre inteligência artificial, educação e formação docente

Por Ligado no Sul22/06/2026 09h30
Foto/Divulgação

A cidade de Tubarão recebe a partir desta segunda-feira (22) o XII Simpósio Nacional e III Simpósio Internacional sobre Formação de Professores (SIMFOP 2026). O evento, realizado na UniSul, segue até quinta-feira (25) e promove discussões sobre os desafios da formação docente diante das transformações impulsionadas pela ciência, tecnologia e inovação.

Com o tema “Formação de Professores para a Educação Básica: Ciência, Tecnologia e Inovação”, o simpósio reúne pesquisadores, professores, estudantes e gestores educacionais do Brasil e do exterior para debater temas relacionados à cultura digital, inteligência artificial, práticas pedagógicas, inclusão, inovação e políticas públicas para a educação.

Ao longo de quatro dias, a programação contará com conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho e apresentações acadêmicas, fortalecendo o intercâmbio de experiências e a aproximação entre universidade e Educação Básica.

A programação do primeiro dia inicia às 10h com a palestra “IA na Educação: entre os desafios com a tecnologia e a formação crítica”, ministrada pelo dr. Leonardo Lana de Carvalho (UFVJM) e mediada pela mestre Rita de Cássia Freitas Santos (IFSC/Unisul).

No período da tarde, às 14h, ocorre o credenciamento dos participantes. Simultaneamente, das 14h às 16h, será realizada a palestra “Se entendeu, por que não consegue? – Uma abordagem ecológico-inferencial da aprendizagem”, com o dr. Fábio José Rauen (Unisul) e mediada pela doutoranda Francine Mates Pedroso (Unisul).

A programação segue das 15h30 às 16h30 com a palestra “Diálogo entre Universidade e Gestão Municipal: desafios e perspectivas na construção de uma educação integral de qualidade para todos”, conduzida pela dra. Leonete Luzia Schmidt, da Secretaria Municipal de Santa Rosa de Lima, mediada pelo doutorando Philipe Guedes Matos e com a participação do dr. Geovan Martins Guimarães (Unisul) como debatedor.

As atividades continuam às 16h30 com a exposição de pôsteres, sessão de vídeos e materiais didáticos produzidos por alunos e supervisores do PIBID UniSul. Na sequência, às 18h, ocorre um momento de compartilhamento e café para integração dos participantes. Às 18h45, o público acompanha uma apresentação cultural, seguida pela composição da mesa de abertura oficial do evento, marcada para às 19h15.

Encerrando o primeiro dia, das 19h30 às 22h, será promovida a conferência de abertura “Educação na Cultura Digital: o que muda, e o que permanece, na era da inteligência artificial”, com a dra. Madalena Teixeira (Universidade de Aveiro) como conferencista e mediada pela dra. Maria Sirlene Pereira Schlickmann (Unisul).

A expectativa da organização é reunir um amplo público interessado em refletir sobre os rumos da educação e os impactos das novas tecnologias na formação de professores e nos processos de ensino e aprendizagem, com a possibilidade de acompanhar as atividades também no formato online.

0
0