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Ligado no Sul
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Motociclista morre após grave acidente no bairro Rio Carlota, em Orleans

Por Ligado no Sul17/12/2025 08h30
Foto/CBMSC

Por volta das 21h desta terça-feira (16), um grave acidente de trânsito entre duas motocicletas no bairro Rio Carlota, no interior de Orleans, resultou na morte de um dos condutores. A vítima foi identificada como Ivan Sacon, morador do município, que deixa esposa e uma filha.

A esposa de Ivan, que também estava na motocicleta, sofreu ferimentos leves e apresentava estado de choque. Ela foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada ao hospital.

Na segunda motocicleta, o condutor, um homem, foi encontrado desorientado, com múltiplos ferimentos e lesões no joelho e no pé, além de fratura em um dos membros superiores. A passageira apresentava ferimento na região do supercílio e suspeita de traumatismo cranioencefálico (TCE) leve.

As vítimas da segunda motocicleta receberam atendimento pré-hospitalar da equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com controle de hemorragias ainda no local, e foram conduzidas ao hospital para avaliação e cuidados médicos. As causas do acidente não foram informadas e deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

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Acidente entre carro e motocicleta é registrado no bairro Corridas

Por Ligado no Sul17/12/2025 08h00
Foto/CBMSC

Na noite desta terça-feira, 16, um acidente no bairro Corridas, em Orleans, entre um carro e uma motocicleta deixou o condutor da moto ferido.

A ocorrência foi registrada por volta das 19h02 e atendida pelo Corpo de Bombeiros de Orleans. No local, foi confirmada a colisão entre um veículo VW Gol e uma motocicleta Honda XRE 300.

O motociclista  apresentava ferimento no queixo, corte superficial na face e relatava dor na perna esquerda, que foi imobilizada ainda no local.

Após o atendimento pré-hospitalar, o condutor da motocicleta foi encaminhado à Fundação Hospitalar Santa Otília para avaliação médica. As causas do acidente não foram informadas e deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

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Santa Catarina entra em alerta com avanço da dengue e da chikungunya, aponta Vigilância Epidemiológica

Por Ligado no Sul16/12/2025 13h00
Foto/Banco de imagens freepik.

Santa Catarina vive um cenário de alerta epidemiológico diante do avanço expressivo dos casos de dengue e chikungunya, impulsionado pela proliferação do mosquito Aedes aegypti. De acordo com dados recentes da Secretaria de Estado da Saúde, o estado já contabiliza mais de 64 mil focos do mosquito em 263 municípios.

Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado até o dia 14 de dezembro, Santa Catarina ultrapassou a marca de 134 mil notificações de dengue, das quais mais de 26 mil são consideradas casos prováveis. Até o momento, foram confirmados 21 óbitos, enquanto outros três seguem em investigação.

Segundo o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE), João Augusto Fuck, as condições climáticas recentes têm contribuído diretamente para esse avanço. “O mosquito se reproduz em locais com água parada, dentro das nossas cidades e dos imóveis. Quando temos mais chuvas associadas a temperaturas elevadas, cria-se um cenário muito favorável, praticamente ideal, para a reprodução do Aedes aegypti, o que pode se refletir no aumento do número de casos”, explica.

A situação se torna ainda mais preocupante com o crescimento dos registros de chikungunya. O estado já soma quase 2,8 mil notificações, com mais de 250 casos prováveis e 704 confirmações da doença. Para o diretor da DIVE, a população catarinense ainda apresenta alta suscetibilidade ao vírus. “A partir do momento em que há transmissão, podemos observar um número elevado de casos, como já ocorreu em alguns municípios neste ano”, alerta.

Fuck destaca que a chikungunya traz impactos que vão além da fase inicial da doença. “Além dos sintomas agudos dos primeiros dias, ela pode evoluir para uma fase crônica. Aproximadamente 50% dos pacientes podem apresentar sintomas por até um ano, principalmente dores articulares, que são uma das principais características da doença”, ressalta.

Diante desse cenário, o diretor reforça que a principal forma de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya começa dentro das residências. “Cada pessoa precisa fazer a sua parte. O mosquito já está presente no estado, então eliminar regularmente os locais com água parada é fundamental. Se cada um agir, é possível reduzir a presença do mosquito e, consequentemente, diminuir o risco de surtos e epidemias em Santa Catarina”, enfatiza.

Atualmente, 184 dos 295 municípios catarinenses já são considerados infestados pelo Aedes aegypti, o que reforça a necessidade de vigilância constante e do engajamento da população no combate ao mosquito.

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Celesc intensifica cortes por inadimplência em Criciúma e orienta consumidores sobre pagamento e religação

Por Ligado no Sul16/12/2025 12h00
Foto/Divulgação

A Celesc iniciou nesta semana uma força-tarefa para intensificar os cortes no fornecimento de energia por inadimplência em Criciúma. A ação segue até quinta-feira e tem como foco cerca de 3 mil unidades consumidoras que apresentam débitos em aberto na fatura de energia elétrica.

A medida segue o procedimento padrão da companhia e ocorrerá em unidades consumidoras que possuírem faturas vencidas em aberto, e que tenham recebido o reaviso de pagamento. A Celesc reforça que todos os consumidores recebem previamente o aviso de corte, tanto na fatura mensal quanto por e-mail cadastrado.

Além disso, a Celesc recomenda que os clientes regularizem sua situação antes do corte, evitando a suspensão e garantindo que o serviço seja mantido sem interrupções. A empresa destaca que a ação está dentro dos procedimentos regulatórios e que a religação só ocorre por solicitação do cliente após comprovar o pagamento das faturas.

Segundo o gerente regional da Celesc em Criciúma, Marcelo de Oliveira, a ação tem caráter de orientação e busca conscientizar os consumidores.

“Nosso objetivo é regularizar a situação dessas unidades consumidoras, orientando sobre as formas de pagamento e evitando que a inadimplência comprometa a prestação do serviço. A energia é um serviço essencial, e manter as contas em dia contribui para a qualidade e a continuidade do fornecimento”, destaca.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da companhia para reduzir a inadimplência, garantir o equilíbrio financeiro do sistema elétrico e manter a qualidade do atendimento à população. Antes de chegar a Criciúma, a força-tarefa já havia sido realizada em Araranguá, com o apoio de um ônibus itinerante para atendimento e orientação aos consumidores.

Como quitar a conta em atraso:

O consumidor pode regularizar o débito pelos seguintes canais:

  • App Celesc – pagamento via Pix, cartão (quando disponível), emissão de segunda via e parcelamento;
  • Agência Web (site celesc.com.br) – pagamento via Pix, emissão de segunda via e parcelamento;
  • WhatsApp Celesc – (48) 99860-0067 – emissão de segunda via;
  • Bancos e lotéricas;
  • Totens de autoatendimento da Celesc – pagamento com cartão ou Pix.

Como solicitar a religação:

Após o pagamento, o consumidor deve solicitar a religação por um dos canais oficiais:

  • App Celesc
  • Agência Web (celesc.com.br)
  • Totens de autoatendimento
  • 0800 048 0120 (antes de ligar enviar e-mail com os comprovantes para [email protected], colocando no título do e-mail a palavra religação e o numero da unidade consumidora)

Prazos

  • Pedidos entre 8h e 18h (dias úteis): prazo começa a contar imediatamente.
  • Pedidos após as 18h, fins de semana ou feriados: prazo passa a contar no próximo dia útil, a partir das 8h.

Prazo de atendimento:

  • Área urbana: até 24 horas úteis
  • Área rural: até 48 horas úteis

Orientações de segurança para a religação

Antes da chegada da equipe, o consumidor deve garantir:

  • Acesso livre ao medidor;
  • Ausência de objetos encostando na rede;
  • Condições mínimas de segurança para o atendimento.
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