Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download Indicamos essas 4 opções:
Uma nova esperança para quem recebe o diagnóstico de câncer de mama começa a surgir no Brasil com a aprovação de um novo medicamento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O registro do Inluriyo® (tosilato de inlunestranto) amplia as opções de tratamento para pacientes adultos com a doença em estágio avançado ou metastático, especialmente em casos em que o tumor não pode ser removido por cirurgia ou já se espalhou para outras partes do corpo, representando um avanço importante na busca por alternativas terapêuticas para esse tipo de câncer.
O remédio é indicado também para pacientes que já passaram por tratamento com terapia endócrina. Ele é voltado especificamente para tumores com receptor de estrogênio positivo (ER+), HER2 negativo e com mutação no gene ESR1.
Segundo a Anvisa, o medicamento, desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly do Brasil, é de uso oral e utilizado como monoterapia.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre mulheres no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, entre 2023 e 2025, o país deve registrar cerca de 73,6 mil novos casos da doença, o que representa mais de 30% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres.
*Via Agência Brasil
0
0
Mutirão de castração e microchipagem atende 50 animais nesta sexta em Orleans
Por Ligado no Sul26/06/2026 11h00
Foto/Divulgação
O mutirão de castração e microchipagem gratuita do programa “PET levado a sério” acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 13h, no terminal rodoviário de Orleans. Nesta primeira etapa serão realizadas 50 castrações e microchipagens. A iniciativa prevê novas etapas e a realização de mais de 600 procedimentos, distribuídos ao longo do programa.
As informações foram repassadas pela superintendente da Famor, Tathiane Cordini Fernandes, e pela assessora especial de bem-estar animal, Amanda Mendes, responsáveis pelo programa.
De acordo com a organização, a ação é voltada a animais de rua e comunitários, além de pets pertencentes a famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, acumuladores de animais, cães da raça pitbull e seus derivados, animais atendidos por ONGs e protetores independentes.
Para participar, é necessário realizar cadastro e agendamento prévio pelo telefone e WhatsApp (48) 3886-0164 ou presencialmente na Famor. As vagas são limitadas e o atendimento seguirá critérios definidos pelo programa.
As próximas datas e locais das etapas ainda serão divulgados pela organização.
0
0
Vereador Murilo Hoffmann explica ampliação de atividades dispensadas de alvará em Orleans
Por Ligado no Sul26/06/2026 10h30
Foto/Redação
O Jornal da Guarujá recebeu, na manhã desta sexta-feira, o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Orleans, Murilo Hoffmann (Novo), em entrevista sobre a atualização da política de liberdade econômica no município.
Orleans passou a adotar, por meio do Decreto nº 6.302/2026, a classificação de risco prevista na Lei Estadual nº 19.481/2025. Com a mudança, o número de atividades consideradas de baixo risco e dispensadas de alvará para início das operações saltou de 290 para 896.
Segundo o vereador, a medida é resultado de um processo de adequação às legislações estadual e federal de liberdade econômica e busca reduzir entraves burocráticos para quem deseja empreender.
“No Partido Novo nós defendemos a liberdade para empreender. Entendemos que os países mais desenvolvidos são aqueles com maior liberdade econômica”, afirmou.
Ele explicou que o município já possuía uma lei de declaração de direitos de liberdade econômica desde 2021, que estabelecia a classificação de risco das atividades.
“Essa lei define a classificação entre baixo, médio e alto risco. As atividades de baixo risco podem iniciar suas atividades sem a aprovação prévia de alvará, o que reduz a burocracia para o empreendedor”, disse.
Com a atualização da tabela estadual em 2025, o município passou a adequar sua legislação local. Segundo Hoffmann, a mudança foi viabilizada por meio de indicação ao Executivo.
“Fizemos uma indicação ao prefeito, que analisou junto ao departamento jurídico e entendeu que era viável atualizar o decreto. Agora são 896 atividades enquadradas como baixo risco”, destacou.
Na prática, atividades como serviços de pequeno impacto — a exemplo de determinados estabelecimentos de estética animal e comércio de menor porte — poderão iniciar suas atividades sem a necessidade de liberação prévia da prefeitura.
“Isso não exclui a responsabilidade dos empreendedores. Eles continuam sujeitos à fiscalização, mas com muito mais agilidade para começar a trabalhar”, explicou.
O vereador também destacou que o modelo não elimina controles do poder público, mas transfere parte da análise para o momento posterior ao início da atividade.
“As atividades de médio risco têm fiscalização maior, e as de alto risco continuam exigindo alvará prévio, principalmente quando há impacto sanitário ou ambiental”, afirmou.
Hoffmann ainda defendeu a redução de burocracias como forma de estimular o desenvolvimento econômico local.
“O empreendedor é quem gera emprego, renda e desenvolvimento. O Estado deve ser parceiro e não um entrave para quem quer produzir”, concluiu.
No encerramento, o vereador explicou que as atividades enquadradas como baixo risco são aquelas consideradas de menor potencial de impacto sanitário, ambiental ou estrutural, permitindo funcionamento simplificado mediante fiscalização posterior dos órgãos competentes. Consulte aqui a lista completa das atividades.
Confira entrevista completa
0
0
Suspeito é detido em Tubarão com motocicleta roubada, celulares e relógios
Por Ligado no Sul26/06/2026 10h00
Fotos/PMSC
Um homem foi preso em flagrante na tarde de quinta-feira (25), às 16h, durante rondas da Polícia Militar em Tubarão. A ocorrência resultou na recuperação de uma motocicleta com registro de furto e na apreensão de diversos objetos de procedência não comprovada.
Segundo a Polícia Militar, os policiais abordaram o suspeito após ele ser visto conduzindo uma motocicleta desligada sobre a calçada. Na verificação dos sistemas, os policiais constataram que a moto possuía registro de furto.
Durante a revista pessoal, foram encontrados dois celulares escondidos por baixo das roupas do suspeito. Já na mochila que ele carregava, os policiais encontraram mais um aparelho celular, sete relógios, cartões bancários em nome de terceiros e diversas ferramentas sem comprovação de origem.
O suspeito, que havia deixado o sistema prisional há cerca de dez dias, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.