Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Ligado no Sul
BLOG

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Por Ligado no Sul23/06/2026 10h00
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasi

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.

Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha.

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

Com a mudança mais recente, o esquema volta a ser:

Três doses aos 2, 4 e 6 meses para conferir proteção básica;
Duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade, para complementar a prevenção.
Nas cinco ocasiões serão aplicadas a vacina inativada injetável. Todas as crianças menores de 5 anos que não tiverem recebido as cinco doses devem ser levadas ao posto de saúde para verificar a necessidade de atualização vacinal.

A mudança no esquema de vacinação foi decidida após reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em uma nota técnica na semana passada. Ela passa a valer a partir do dia 3 de agosto.

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), Isabela Ballalai, explica que o reforço é necessário porque a proteção conferida pela vacina cai com o passar do tempo. Logo, as doses adicionais garantem que ela permaneça alta.

“A pólio está controlada entre nós. No entanto, a situação mundial vem apresentando surtos localizados que preocupam e aumentam o risco de chegar ao país. Então é melhor manter o esquema de dois reforços. Este é o padrão da Organização Mundial de Saúde”, complementa.

Ainda de acordo com Isabela Ballalai, a vacina é recomendada aos menores de 5 anos porque essa é a faixa etária que têm maior risco de desenvolver quadros graves após a infecção pelo vírus. No entanto, em situações de surto, os adultos também podem ser vacinados.

O Brasil não registra casos de poliomielite há 37 anos e em 1994 recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus. No entanto, apesar de estar erradicado em grande parte do globo, o vírus da polio ainda circula em alguns países e a vacinação é a única forma de prevenir a doença e evitar que ela volte a causar surtos, como foi no passado.

Entre os anos de 1968 e 1989 o Brasil registrou mais de 26 mil infecções por pólio. Geralmente o vírus causa sintomas leves, mas ele pode atingir o sistema nervoso central e causar paralisia e morte. Por isso, a poliomielite também é chamada de “paralisia infantil”.

*Via Agência Brasil

0
0

Defesa Civil de Santa Catarina emite aviso para onda de frio ao longo desta semana

Por Ligado no Sul23/06/2026 09h30
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/SECOM

A primeira semana do inverno começa com o avanço de uma frente fria seguida por queda das temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC) emitiu avisos para onda de frio intenso e  mar agitado.

De acordo com a Central de Monitoramento da SDC/SC, entre esta terça, 23, e sexta-feira, 26, a massa de ar frio mantém o tempo estável em todo o estado. O frio se intensifica nas noites e madrugadas, com temperaturas abaixo de 10°C em todas as regiões catarinenses.

Terça, 23, e quarta-feira, 24, devem ser os dias mais frios da semana, com os menores valores registrados no amanhecer. Na Serra catarinense, os termômetros devem marcar abaixo de -5°C. No Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, a variação fica entre -1°C e 2°C. Já no Litoral, as temperaturas ficam entre 4°C e 7°C.

No restante da semana, os valores seguem abaixo de 0°C nas áreas altas do Meio-Oeste e dos Planaltos Sul e Norte. No Oeste, as temperaturas oscilam próximas a 0°C, enquanto no Litoral variam entre 4°C e 10°C.

Durante as tardes, os termômetros também não sobem muito, e as máximas não devem passar de 20°C em nenhuma região do estado. A persistência dessas condições caracteriza uma onda de frio.

Proteção e Defesa Civil recomenda

Nesta semana, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Há também condições favoráveis para formação de geada ampla no estado, inclusive em áreas do Litoral, além de risco de congelamento de pista, em especial na Serra do Rio do Rastro.

Com isso, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a acompanhar diariamente os boletins e avisos meteorológicos pelos canais oficiais da instituição, além de adotar as seguintes orientações durante os períodos de frio, chuva e mar agitado:

  • Reforce os cuidados com os grupos mais vulneráveis, pois o frio intenso pode agravar doenças respiratórias e cardiovasculares;
  • Redobre a atenção em rodovias devido à possibilidade de congelamento de pista e à redução da visibilidade pela formação de nevoeiros;
  • Durante os temporais, busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
  • Em caso de ventos fortes, evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;
  • Em caso de chuva intensa com alagamentos, não atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
  • Quando o mar estiver agitado, evite atividades de navegação, pesca, esportes náuticos e banho de mar. Evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.
1
0

Secretaria de Saúde de Orleans será transferida para antigo prédio do INSS durante obras no Hospital Santa Otília

Por Ligado no Sul23/06/2026 09h00
Foto/Arquivo – Redação

O prefeito de Orleans, Fernando Cruzetta, confirmou em entrevista ao Jornal da Guarujá na manhã desta terça-feira (23) que a Secretaria Municipal de Saúde terá novo endereço nos próximos dias. A pasta deixará o atual espaço provisório, instalado em uma estrutura vinculada ao Hospital Santa Otília, e passará a funcionar na antiga sede do INSS, localizada em frente ao Pró-Saúde.

A mudança, segundo a administração municipal, ocorre para viabilizar o avanço das obras de ampliação e reforma do Hospital Santa Otília, que utilizam atualmente parte do espaço ocupado pela secretaria.

“Desde o ano passado  a gente vem trabalhando junto à Superintendência Estadual do INSS, com relação à desocupação e à concessão de uso daquele espaço”, afirmou o prefeito.

De acordo com Cruzetta, o encaminhamento da transferência avançou após decisão da Justiça Federal de Criciúma e articulações institucionais com o INSS, permitindo a ocupação do novo prédio pelo município.

“Agora, coincidentemente, a gente conseguiu que num despacho da juíza federal de Criciúma, e depois de muita articulação com o INSS, e concordando também com a cessão de uso para um segundo momento a discussão da aquisição, nós pudéssemos fazer uso daquela área do INSS”, disse.

O prefeito explicou ainda que a Secretaria estava instalada de forma provisória em um espaço alugado dentro da estrutura do hospital, que agora será liberado para as obras.

“Estamos saindo do atual local, onde fica naquela construção inacabada do hospital, onde nós ocupávamos o primeiro andar pagando aluguel”, declarou.

A orientação da administração é de que a mudança ocorra de forma imediata, com instalação mínima de estrutura para garantir o atendimento ao público o quanto antes.

“Façam pelo menos a parte essencial de internet e instalações elétricas e comecem a mudança hoje. Se não tem ninguém pra ajudar a levar mesa, cadeira, vamos achar voluntário e eu vou lá ajudar também”, afirmou.

Segundo o prefeito, a nova sede será estruturada gradualmente, enquanto os serviços passam a ser oferecidos no novo endereço.

“A determinação é que iniciem de imediato a mudança para fazer as instalações e tão logo já iniciar os atendimentos da população no novo local”, completou.

Cruzetta também atualizou o andamento das obras de ampliação do Hospital Santa Otília, que estavam paralisadas há mais de três décadas e agora recebem investimentos estaduais, federais e contrapartida do município.

Segundo ele, os recursos já garantidos somam valores expressivos e permitem a continuidade do projeto.

“Conseguimos junto ao Governo do Estado quatro milhões de reais para serem investidos ali naquela obra”, afirmou.

Além disso, o município conta com apoio de emenda parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão destinada pelo senador Esperidião Amin para reforço do financiamento da obra.

Cruzetta destacou que, caso não haja novos repasses, a prefeitura deverá complementar o investimento com recursos próprios para a conclusão da obra.

“Nos responsabilizamos pela continuidade da obra, caso não venha recurso de emenda, a prefeitura vai colocar recursos próprios, aproximadamente dois milhões a dois milhões e meio para finalizar aquela obra”, explicou.

Prefeito lamenta morte de Minestra e decreta luto oficial em Orleans

Durante a entrevista, o prefeito também comentou a morte do atleta e organizador de motocross Minestra, ocorrida após um acidente no Parque Princesa Isabel. Fernando Cruzetta relatou que acompanhou a situação desde o momento do acidente e que havia expectativa pela recuperação do esportista.

“Estamos todos tristes. Foi uma fatalidade realmente. Nos pegou de surpresa”, afirmou.

Cruzetta destacou a relevância de Minestra para o motocross regional e nacional, lembrando sua atuação como referência na modalidade e seu envolvimento na organização de eventos esportivos no município.

Segundo o prefeito, o atleta também tinha participação direta na organização de um evento que estava previsto para acontecer neste próximo fim de semana em Orleans. A programação foi cancelada logo após a confirmação do acidente,

“Ele era um dos organizadores e estava à frente desse evento e estava muito feliz pela realização”, afirmou.

Diante da confirmação do falecimento, a Prefeitura decretou luto oficial de três dias.

“Sem palavras para o que aconteceu, estamos todos chocados”, concluiu.

Confira entrevista completa

0
0

Trem atinge homem que caminhava sobre os trilhos em Criciúma

Por Ligado no Sul23/06/2026 08h30
Foto/CBMSC

Um homem de 31 anos ficou ferido após ser atingido por um trem na tarde desta segunda-feira (22), em Criciúma. A ocorrência foi registrada por volta das 13h55.

Aos policiais o condutor da locomotiva informou que a vítima caminhava sobre os trilhos no momento do acidente. O maquinista relatou que realizou sinais sonoros e luminosos para alertar o homem, além de acionar o sistema de frenagem de emergência. No entanto, devido ao peso da composição, não foi possível evitar a colisão.

O homem foi atingido e arremessado para fora dos trilhos. Ele sofreu um corte na cabeça e uma lesão no braço direito.

Equipes do Corpo de Bombeiros prestaram os primeiros socorros e encaminharam a vítima ao hospital para atendimento médico.

De acordo com a Polícia Militar, os levantamentos realizados no local indicam que o homem permaneceu sobre a linha férrea mesmo após os avisos emitidos pela locomotiva. Um boletim de ocorrência foi registrado.

0
0