Sete de Setembro em Cocal do Sul será marcado por desfile cívico e celebração dos 140 anos
Programação da Semana da Pátria inicia em 1º de setembro e envolve escolas, entidades e comunidade.

Cocal do Sul vai abrir as comemorações da Semana da Pátria em clima de civismo e de valorização da história. A edição deste ano terá como tema “Cocal do Sul: 140 anos de história” e vai reunir escolas, entidades e comunidade em uma série de atividades que começam no dia 1º de setembro, às 8h, na Praça da Igreja Matriz.
O encerramento será no dia 7 de setembro, com o tradicional desfile cívico na Avenida Polidoro Santiago, a partir das 9h.
Ao longo da semana, de 1º a 6 de setembro, instituições de ensino e entidades locais se apresentam diariamente na Praça da Igreja Matriz, sempre a partir das 8h.
A abertura contará com a participação da Escola Demétrio Bettiol, Cantinho Alegre e APAE. Nos dias seguintes, CMG, Rita Consoni, Helena Savi, José Peruchi, Lourdes Carara, Cristo Rei, Francisca Búrigo, Recanto Feliz, Colégio Unithy, Padre Schuler, Pequeno Príncipe, CDL, SESC e Secretaria de Educação.
A Secretária de Educação, Ana Paula Cechinel, explica que a programação tem como objetivo unir civismo, cultura e memória.
“É um período em que unimos escolas, entidades e comunidade em torno da nossa história. Neste ano, celebramos os 140 anos de Cocal do Sul, o que torna a programação ainda mais especial. O desfile cívico é sempre uma oportunidade de mostrar o quanto a educação participa da construção da cidade, valorizando o passado e projetando o futuro”, afirma.
O desfile vai percorrer a Avenida Polidoro Santiago e terá início com as bandeiras oficiais, a faixa da Secretaria de Educação, apresentação artística da professora Alitéia, Banda Musical e representações históricas que retratam os 140 anos de Cocal do Sul.
Escolas e entidades vão contar a trajetória do município desde o processo imigratório, os primeiros colonizadores e linhas coloniais, até os símbolos municipais, a origem do nome da cidade, a criação do distrito, o processo de emancipação e o desenvolvimento educacional e industrial.