Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Arte e história: mosaicos em Urussanga revelam a memória esquecida dos povos indígenas

Mosaicos serão apresentados ao público no dia 26 de outubro, no Parque Municipal de Urussanga

Por Ligado no Sul25/10/2024 10h00

Um lado da história que poucos ousam contar ou recordar fez com que artistas criassem uma obra inédita na região Sul de Santa Catarina. Agora, a narrativa sobre os acontecimentos ligados aos povos originários dizimados e os imigrantes italianos ganha um novo manifesto. Depois de meses de execução, duas obras feitas em mosaico serão apresentadas ao público no final do mês de outubro, em Urussanga.

Intitulado “Quem conta o outro lado da história?”, o manifesto artístico faz referência à memória dos povos originários dizimados no sul Catarinense, mais conhecidos como Laklano-Xokleng. Com projeto e execução feitos pelo Manas Bonetti Studio d’Arte, formado pelas mosaicistas gêmeas Marielle e Michelle Bonetti qualificadas em escola italiana, e arte gráfica elaborada por César Pereira, os mosaicos serão instalados no corredor interno do Centro Cultural, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, em Urussanga.

A intenção das artistas é estimular o interesse dos cidadãos pelo conhecimento da história do município e da região. “Ainda hoje, grande parte das manifestações artísticas e culturais do município são para evidenciar a cultura e tradição italiana e, pouco se faz para resgatar a memória desses povos ancestrais que existiam antes da chegada dos colonizadores. Além disso, os poucos registros existentes em geral, retratam apenas um lado da história: os colonos sendo atacados pelos indígenas. Não há monumentos ou intervenções artísticas públicas que revelem a barbárie que levou ao extermínio desses povos na região”, salientam as mosaicistas.

Com acesso público e gratuito, a inauguração da exposição acontecerá no dia 26 de outubro, às 10 horas, no local da instalação das obras, e contará com a presença dos artistas envolvidos. Entre as medidas de acessibilidade está uma placa de identificação com código para audiodescrição.

A realização deste projeto é da Prefeitura Municipal de Urussanga através da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. Este projeto foi contemplado pelo Edital Nº 01/2023, de seleção de projetos para firmar Termo de Execução Cultural com recursos da Lei complementar Nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) – Demais Áreas, do Município de Urussanga.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS