Orleans promove capacitação para desmitificar os “ODS”
Evento convida toda a população para conhecer a pauta, saber qual a importância e como colaborar.
“Não deixar ninguém para trás”, este é o lema da Agenda 2030, mais conhecido como ODS Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), pacto global firmado em 2015.
A capacitação especial para desmitificar os ODS, organizado pelo Governo Municipal junto ao DEL (Desenvolvimento Econômico Sustentável), FAMOR (Fundação Ambiental Municipal de Orleans), FECAM (Federação Catarinense de Municípios) e Movimento Nacional ODS SC, acontece na próxima quinta-feira, dia 8 de setembro, as 14 horas no Centro Administrativo de Orleans.
De acordo com Tiago Moraes, Coordenador geral da FECAM (Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina), a ideia do projeto é estimular as entidades e a população para que se cumpra todos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), de forma estruturada e simplificada.
Apesar de não ser uma obrigação legal, os ODS são um compromisso assumido por cada um dos 193 países membros da ONU que se comprometeram com a Agenda 2030.
Cada país tem a responsabilidade de implementar a Agenda 2030, fornecendo meios para que os objetivos sejam alcançados, e também tem a responsabilidade de acompanhar o progresso de cada um deles em seu território.
Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia Limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes e Parcerias e meios de implementação. Com condução de Tiago Moraes e Fernando Barbosa dos Santos, estes são os 17 objetivos que serão explicados durante a capacitação e que estão em vigor, e têm como prazo de cumprimento o dia 31 de dezembro de 2030.
Com convite estendido as autoridades públicas, representantes do setor produtivo, setor educacional, organizações e população, a capacitação alinhará a implantação e a cooperação para cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
“Um dos objetivos principais é promover o desenvolvimento da geração atual sem prejudicar a geração futura. Além disso, são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, quatro dimensões: a econômica, a social, a ambiental e a institucional, aspectos que compõem a gestão municipal”, afirma Moraes.