PSDB e PL divulgam notas de repúdio após sessão tumultuada na Câmara de Orleans

A 26ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans, realizada na noite de segunda-feira (21), terminou em tumulto, gritaria, acusações e quase vias de fato. O episódio ganhou novos desdobramentos com a publicação de notas de repúdio por parte dos diretórios municipais do PSDB e do PL.
No centro da discussão estão os vereadores Joel Cavagnoli (PL), atual presidente da Câmara, e Marlise Salvador Zomer (PSDB), que chegou a presidir o Legislativo na gestão passada.
PSDB repudia conduta de Joel Cavanholi com vereadora
O PSDB de Orleans divulgou nota oficial assinada pela presidente do diretório municipal, vereadora Mirele Debiasi. O partido repudia a forma como o presidente Joel Cavanholi tratou a vereadora Marlise durante a sessão e classifica sua postura como agressiva e desrespeitosa com uma mulher no exercício legítimo do mandato.
Confira a nota na integra:
NOTA DE REPÚDIO
O Diretório Municipal do PSDB vem, por meio desta, manifestar seu total repúdio à forma desrespeitosa e ofensiva com que o presidente da Câmara de Vereadores, senhor Joel Cavagnoli, se dirigiu à vereadora Marlise Zomer (Chiquetosa) durante a sessão legislativa do dia 21/07/2025.
É inadmissível que, em pleno exercício do mandato, uma parlamentar — mulher, eleita democraticamente e com atuação legítima — seja tratada com tamanha grosseria e desconsideração. O tom de voz agressivo e o comportamento autoritário adotados pelo presidente da Casa não condizem com a postura que se espera de quem ocupa cargo de tamanha responsabilidade.
Não se pode exigir respeito agindo com desrespeito. A democracia exige diálogo, equilíbrio e civilidade — especialmente entre representantes do povo.
A vereadora Marlise Zomer merece ser tratada com dignidade, como toda mulher merece, e sua atuação deve ser respeitada, independentemente de posicionamentos políticos ou divergências de opinião.
Reiteramos nosso compromisso com o respeito às mulheres na política e com uma atuação pública baseada no diálogo e na ética.
PSDB ORLEANS
Mirele Debiasi
Presidente PSDB
PL acusa vereadora de deboche e provocações
Em resposta, o PL de Orleans também divulgou uma nota oficial assinada pelo presidente Gelson Luiz Padilha. O partido saiu em defesa de Joel Cavanholi e diz que a vereadora Marlise Zomer agiu com “desrespeito, deboche, provocações constantes e falta de profissionalismo” durante a sessão. O partido também rebateu o conteúdo da nota anterior do PSDB, que havia criticado a postura de Cavanholi.
Confira a nota na integra:
NOTA DE REPÚDIO – PARTIDO LIBERAL (PL)
O Partido Liberal (PL) manifesta repúdio à postura da vereadora Marlise Salvador Zomer (PSDB), marcada por desrespeito, deboche, provocações constantes e falta de profissionalismo durante a última sessão da Câmara.
As declarações mencionadas pela nota publicada pelo PSDB de Orleans, foram feitas em tribuna na condição de vereador, e não como presidente da Casa. O Art. 53 do Regimento Interno é claro: o presidente pode participar da discussão, deixando a presidência ao seu substituto, e utilizar a tribuna como qualquer parlamentar. Acusar de autoritarismo é, portanto, incoerente.
A vereadora também incorre em quebra de decoro parlamentar, conforme o Art. 24, parágrafo II do Regimento Interno.
Não é coincidência que essas atitudes partam de quem ainda demonstra inconformismo por ter perdido a Mesa Diretora e o comando do Executivo após oito anos. A oposição não pode se sustentar em provocações e ressentimentos.
Reafirmamos nosso compromisso com a ética, o respeito e o trabalho sério por Orleans.
Orleans, 22 de julho de 2025
Gelson Luiz Padilha
Presidente PL Orleans