Santa Catarina registra os menores índices de violência em mais de uma década

Santa Catarina alcançou resultados expressivos no combate à criminalidade no primeiro semestre de 2025. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o estado registrou as menores taxas de crimes violentos desde o início da série histórica.
O destaque vai para o índice de mortes violentas, que caiu 17,1% em relação ao mesmo período de 2024. A taxa atual é de 3,9 por 100 mil habitantes, a menor desde 2011. Esse número inclui homicídios, feminicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes por intervenção legal.
Queda em quase todos os tipos de crimes
Separadamente, os indicadores também melhoraram:
- Homicídios: redução de 20,6%, com 224 casos registrados. Em 68% dos municípios catarinenses, não houve nenhum homicídio.
- Latrocínios (roubos seguidos de morte): queda de 11,1%, segunda menor taxa da série histórica.
- Lesão corporal seguida de morte: redução de 33,3%.
- Feminicídios: queda de 30,3%, com uma taxa de 0,29 por 100 mil habitantes – a segunda menor desde 2018.
- Crimes de violência doméstica contra mulheres: diminuição de 3,6% (1.845 casos a menos).
Redução de roubos e furtos
Os roubos também apresentaram a menor taxa desde 2010: 33,1 por 100 mil habitantes, com uma redução de 17,2% em relação a 2024 (555 ocorrências a menos). Outros destaques:
- Furto a instituições financeiras: queda de 45,7%.
- Furtos em geral: queda de 3,3% (1.805 ocorrências a menos).
- Roubo e furto de veículos: os menores índices desde 2010, com reduções de 15,5% e 7,1%, respectivamente.
Estelionato virtual e segurança digital
Apesar do aumento dos golpes online nos últimos anos, houve uma melhora também nessa área. Os crimes de estelionato no ambiente virtual tiveram redução de 7,2% em comparação com 2024 — quase 4 mil ocorrências a menos.
Atuação do Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar de SC também mostrou avanços:
- Incêndios combatidos: aumento de 30,99%, com quase 5 mil ocorrências.
- Buscas e salvamentos: crescimento de 17%, com mais de 7.800 atendimentos.
- Pessoas socorridas: quase 84 mil, um aumento de 3,3%.
Reconhecimento facial e tecnologia
O Estado também está investindo em tecnologia para reforçar a segurança. O projeto de reconhecimento facial contará com um investimento de R$ 40 milhões e prevê a instalação de mil câmeras com inteligência artificial em 60 municípios com mais de 26,5 mil habitantes — onde se concentra cerca de 73% dos homicídios.
O sistema já está em testes em eventos como o Carnaval de Florianópolis, a Festa do Pinhão (Lages) e a Festa da Tainha (Balneário Barra do Sul). Neste fim de semana (19 e 20/7), será testado o uso de drones com reconhecimento facial durante o aniversário de Balneário Camboriú.
““Com muita alegria, destacamos esses registros altamente positivos como resultado do trabalho das forças de segurança — Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e o Corpo de Bombeiros Militar — que estão fazendo com que sejamos, de fato, o estado mais seguro do país. Evidentemente, isso se deve muito à atuação das forças de segurança, mas também ao momento histórico que vivemos em nosso estado, com alto índice de desenvolvimento humano, com a oferta de emprego e oportunidades para as pessoas que aqui vivem ou nos visitam. Enfim, de maneira geral, sob liderança do governador Jorginho Mello, estamos caminhando seguramente para uma condição bastante favorável, que faz de Santa Catarina o melhor estado para se viver”,, afirmou o secretário da Segurança Pública, Flávio Rogério Pereira Graff.