Mortes por tétano acendem alerta: em Siderópolis vacinação está disponível em todas as UBSs

O tétano é uma doença infecciosa grave que pode ser fatal se não tratada adequadamente. Em Santa Catarina, no primeiro semestre de 2025, foram registrados cinco casos e três óbitos. Em todo o ano de 2024, foram nove casos, também com três óbitos. Em Siderópolis, não há casos da doença, e a vacina é gratuita e está disponível nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Segundo a secretária de Saúde de Siderópolis, Tayná Consoni, a imunização é a principal forma de proteção contra a doença, aliada aos cuidados com feridas. “Toda pessoa deve receber as três doses da vacina contra o tétano e, principalmente, manter os reforços a cada 10 anos. Para receber a vacina, basta ir até sua Unidade de Saúde com a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS ou CPF”, explicou.
Sobre a doença
O tétano é causado pela bactéria Clostridium Tetani, presente no solo, poeira e fezes de animais. A contaminação ocorre por meio de feridas abertas, cortes profundos, queimaduras e objetos perfurantes contaminados. Uma vez no organismo, a bactéria produz uma toxina que afeta o sistema nervoso, provocando contrações musculares dolorosas e dificuldade para engolir. Nos casos mais graves, ocorre paralisia e insuficiência respiratória, podendo levar a óbito, se não tratado adequadamente.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), no caso de ferimentos com risco de contaminação, é fundamental procurar atendimento médico imediato, principalmente se a última dose da vacina tiver sido aplicada há mais de cinco anos.