Debate eleitoral em São Paulo vira caso de polícia: Datena agride Pablo Marçal com cadeira
Durante o debate eleitoral transmitido pela TV Cultura, nesse domingo, 15 de setembro de 2024, o candidato pela cidade de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) foi agredido com uma cadeira pelo também candidato José Luiz Datena (PSDB). Marçal precisou deixar o estúdio de ambulância, de acordo com informações de sua equipe. A assessoria do candidato emitiu uma nota informando que ele apresentava dificuldades para respirar e suspeita de fraturas na região torácica.
A confusão começou quando Marçal provocou Datena, perguntando quando ele desistiria da corrida eleitoral. “Você é um arregão. Você atravessou o debate outro dia para me dar um tapa, mas nem para isso você é homem”, afirmou o candidato do PRTB. Em resposta, Datena se levantou e, em um momento de tensão, golpeou Marçal com uma cadeira de metal. O ex-apresentador justificou a ação, afirmando que o adversário havia tocado em um assunto sensível: um processo de assédio sexual de 2019, arquivado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).
“A acusação que você fez contra mim foi arquivada porque não havia provas. Isso causou a morte da minha sogra após três AVCs”, disse Datena durante o debate. Ele ainda acusou Marçal de trazer sofrimento à sua família e relembrou que havia aceitado um pedido de desculpas do adversário poucos dias antes. “Você me pediu perdão anteontem e eu aceitei, mas agora não perdoo mais”, afirmou.
A assessoria de Pablo Marçal, por sua vez, lamentou o ocorrido em nota oficial.
_“Viemos, por meio desta nota, esclarecer o lamentável acontecimento de hoje, 15 de setembro de 2024, durante o debate eleitoral na TV Cultura. Na ocasião, Pablo Marçal foi covardemente agredido por José Luiz Datena, que o golpeou na região das costelas com uma cadeira de ferro. Infelizmente, Marçal precisou sair do debate às pressas, em uma ambulância, para receber cuidados médicos em caráter emergencial. É lamentável que o debate tenha continuado, mesmo sem a presença do candidato agredido. Pablo Marçal está ferido, com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar. Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo.”_