Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Vinte e dois anos depois: Relembre os ataques às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001

Há 22 anos, o terrorismo da Al-Qaeda abalou os Estados Unidos e o mundo

Por Ligado no Sul11/09/2023 11h00
Foto/Reprodução

Há 22 anos, no dia 11 de setembro de 2001, um dos eventos mais trágicos e impactantes da história contemporânea ocorreu nos Estados Unidos. Nesse dia, terroristas da Al-Qaeda lançaram ataques coordenados contra o World Trade Center, em Nova York, também conhecido como as “Torres Gêmeas”, que eram dois arranha-céus icônicos no coração de Manhattan.

Os ataques começaram às 8h46min da manhã, quando o voo American Airlines 11 colidiu na Torre Norte do World Trade Center. Pouco depois, às 9h03min, o voo United Airlines 175 atingiu a Torre Sul. Esses ataques causaram incêndios violentos e destruição, causando o colapso das duas torres em um curto período de tempo.

O impacto foi devastador. As torres desmoronaram, matando milhares de pessoas que estavam dentro dos edifícios, bem como bombeiros, policiais e socorristas que responderam ao desastre. Além disso, muitos outros morreram como resultado da exposição à fumaça tóxica e aos detritos resultantes do colapso das torres. A tragédia deixou um número incontável de feridos e causou danos materiais massivos.

Enquanto os eventos em Nova York estavam se desenrolando, um terceiro avião, o voo American Airlines 77, foi sequestrado e posteriormente colidiu no Pentágono, perto de Washington, D.C., às 9h37min. Um quarto avião, o voo United Airlines 93, também foi sequestrado, mas os passageiros a bordo lutaram contra os sequestradores, resultando na queda da aeronave em um campo na Pensilvânia, às 10h03min. Acredita-se que os sequestradores tinham como alvo o Capitólio dos Estados Unidos ou a Casa Branca.

Os ataques de 11 de setembro de 2001 representaram um momento sombrio na história dos Estados Unidos e do mundo. Além das perdas humanas e da devastação física, eles tiveram um profundo impacto político, econômico e social. Os EUA responderam lançando a “Guerra ao Terror”, invadindo o Afeganistão em 2001 e o Iraque em 2003. A segurança em aeroportos e outras infraestruturas críticas foi drasticamente aumentada, e o mundo passou a viver em um estado de alerta constante em relação ao terrorismo internacional.

Os ataques de 11 de setembro deixaram cicatrizes nos Estados Unidos e do mundo, servindo como um lembrete da vulnerabilidade humana diante do extremismo violento e das complexas questões geopolíticas que moldam o século XXI.

Mortes

Os ataques deixaram um saldo de 2.996 mortes, sendo 2.977 vítimas e 19 sequestradores.

246 vítimas estavam dentro dos aviões; 2.906 em Nova Iorque, a maioria no complexo do Wolrld Trade Center e 125 na sede do Pentágono.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS