Urussanga intensifica combate ao Aedes aegypti com modernização de armadilhas
A ação faz parte do Plano Municipal e Estadual de Combate às Arboviroses.

Em Urussanga, a Secretaria de Saúde, por meio da equipe de Vigilância em Endemias, iniciou a reforma e modernização das armadilhas utilizadas no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e outras arboviroses. A ação faz parte do Plano Municipal e Estadual de Combate às Arboviroses e visa fortalecer a vigilância nos locais mais propícios à proliferação do mosquito.
Atualmente o município conta com 57 armadilhas monitoradas diariamente e 14 pontos estratégicos, como cemitérios, floriculturas, borracharias e ferros-velhos, que passam por vistoria quinzenal. “Com a modernização e manutenção das armadilhas, teremos mais agilidade na detecção do mosquito. Essa ação aumenta nossa eficácia no controle e é fundamental para proteger a saúde da população”, destaca o agente de endemias Vanderlei Figueredo.
A iniciativa também integra ações educativas desenvolvidas em escolas, rádios, jornais e demais meios de comunicação, além das visitas domiciliares e da eliminação de focos do mosquito, executadas regularmente pelas equipes de vigilância. “Todos devem manter os quintais limpos, eliminar recipientes com água parada e colaborar com os agentes de endemias durante as inspeções”, pontua Figueredo.
