Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Trabalhando para valer. Por Roger Silva

As diferenças entre trabalhar duro, trabalhar muito e trabalhar para valer.

Trabalhar para valer ou trabalhar muito?
Por Roger Silva15/09/2022 14h30

Trabalhar muito tempo (12, 14, 16hs por dia ou até mais) não significa que o seu rendimento será bom e nem que você é o(a) melhor colaborador(a) da empresa porque é sempre a primeira pessoa a chegar e a última a sair.

Trabalhar duro/muito é uma frase popular que muitos usam para justificar o cansaço e principalmente a falta de tempo, mas, trabalhar para valer – com verdadeiro compromisso e responsabilidade – é o que o distinguirá do resto de seus colegas quando for o momento de receber uma promoção, de ter o reconhecimento dos líderes e gestores e até de receber uma proposta de emprego com cargo e salários melhores.

Exagerar nos estudos e/ou no trabalho significa dedicar mais tempo do que o esperado e/ou até mais tempo do que é possível. Pode e provavelmente será cansativo e desgastante, mental e fisicamente, especialmente quando você sente que está constantemente em atraso com suas obrigações e a consequência trará entregas de baixa qualidade ou até de não conseguir entregar o que foi combinado.

Saber otimizar seu tempo tornando seu empenho produtivo e suas entregas dentro do prazo e com alta qualidade é a verdadeira essencia  de “Trabalhar para valer”.

A pessoa que faz um bom planejamento, saberá otimizar seu tempo e isso   significa que mesmo assumindo muitas responsabilidades, terá total controle de suas ações e terá tempo para descansar, se divertir, estudar e se programar; e certamente irá além do que é esperado realizando seu trabalho.

Trabalhar duro e/ou muito é algo que associamos principalmente aos empregadores e empresas que só valorizam quem trabalha além do horário estipulado quase todos os dias ou que estejam sempre disponíveis quando a empresa precisar. Alguns colaboradores acreditam que essa entrega exaustiva é a melhor ou até a única alternativa de causar a melhor impressão possível nos supervisores, líderes e gestores, e consequentemente a única maneira de alcançar uma promoção ou não ser demitido(a) na primeira oportunidade que a empresa tiver.

Trabalhar para valer, no entanto, implica em algo diferente. Não se trata apenas de colocar mais horas do que o necessário ou atender a expectativas mínimas – trata-se de fazer mais do que qualquer outra pessoa pensa ser possível fazer, para que você se destaque entre os outros que “só” trabalham duro ou muito.

Ficou confuso com esse parágrafo? Pareceu que foi uma contradição do que já foi dito? Vou explicar dando um exemplo e no artigo da próxima semana daremos continuidade a esse assunto vendo por um outro ponto de vista.

Se consigo me planejar muito bem, otimizando o tempo que dedico na empresa e consigo entregar no prazo e com qualidade, porque eu preciso mostrar algo a mais e/ou ficar até mais tarde no trabalho, seja ele presencial, remoto ou híbrido? Simplesmente porque alguns gestores e empresas, valorizam quando estamos disponíveis em alguma eventualidade. Não significa que temos que ficar além do horário todos os dias, ou chegar mais cedo ou até levar trabalho para casa como acontecia antigamente.

Imprevistos e entregas urgentes acontecem em muitas empresas e nessas situações, nem o melhor planejamento e a melhor estratégia nos salvarão de termos que estender nosso horário e carga de trabalho. Essas são situações e momentos pontuais, mas se essa necessidade acontecer com frequência, repense se você está no lugar certo e na melhor empresa para trabalhar.

Já vi muitos casos em que as empresas precisaram do auxílio e empenho de todos os colaboradores durante uma necessidade pontual e de emergência que durou algumas semanas e após a rotina voltar ao normal e o ritmo de trabalho voltar ao habitual, a empresa ao invés de reconhecer o esforço e dedicação dos colaboradores, pagando as horas extras, obrigou todos, leiam de novo, eu disse, “todos” a fazerem cargas menores de trabalho entrando uma hora mais tarde e saindo uma hora mais cedo para não pagarem as horas extras.

Aí eu pergunto a vocês: Na próxima situação que a empresa precisar da ajuda e comprometimento dos colaboradores, quem irá sacrificar sua vida pessoal e sua saúde sabendo que a empresa não vai reconhecer esse esforço?

Trabalhar duro ou muito soa como uma nobre busca. Quem não quer fazer o esforço além do necessário para ser bem-sucedido, reconhecido e recompensado? A realidade é que trabalhar duro ou muito por si só não o levará do ponto A para o ponto B, C, D etc. Trabalhar para valer significa investir o tempo, o esforço e a intensidade necessários para aí sim, ir de um lugar a outro, de preferência com saúde e qualidade de vida.

Trabalhar duro/muito é fácil. Qualquer pessoa pode fazer isso. Na verdade, trabalhar dessa maneira parece bom porque faz você sentir que está fazendo algo positivo para si mesmo e para seu futuro. Quando as pessoas ouvem “trabalhar duro/muito” pensam em se empurrar até atingir algum tipo de ponto de ruptura ou maximizar sua capacidade. Isso pode ser um bom exercício de vez em quando, mas não vai te levar a lugar algum a longo prazo.

É provável que em algum momento de nossas vidas, ouvimos ou ouviremos a frase “trabalhar duro, jogar duro”. É um ditado popular que é frequentemente usado para inspirar e incentivar alguém que pode estar se sentindo desmotivado, pouco utilizado ou entediado com seu trabalho atual.

Trabalhar demais pode ser uma maneira de se motivar e manter suas ambições vivas. Mas e se isso não for suficiente? E se, em vez disso, você precisar trabalhar para valer? Trabalhar para valer tem muitos significados e aplicações diferentes; como tal, não se refere apenas ao quanto você trabalha, mas sim ao quanto você investe em seu trabalho e carreira, bem como ao impacto que você está causando no dia-a-dia e no seu futuro.

Continuem lendo, estudando, fazendo cursos, treinamentos, workshops, para aprender mais sobre como trabalhar para valer e como isso pode e vai ajudar a atingir seus objetivos profissionais mais cedo e com mais qualidade.

Em breve falaremos também sobre as metodologias ágeis e como podem ajudar a melhorar seu rendimento e suas entregas dentro do menor tempo possível sem afetar a qualidade.

Até breve.

Engajando pessoas capacitando e qualificando suas competênciasEngajando pessoas, capacitando e qualificando suas competências.

www.rogersilva.com.br
@rogersilva_td
@podcastdespertandoinsights

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS