Promovido pelo Lions Clube, intercâmbio reúne jovens de 15 países em SC
Ressaltando a importância do voluntariado, evento internacional traz a terras catarinenses, 36 intercambistas para imersão cultural, social e turística

O Sul de Santa Catarina se tornou palco de uma experiência multicultural promovida pelo Lions Clube Criciúma Centro, por meio do seu tradicional Intercâmbio Internacional de Jovens (CAMP – Youth Exchange Program). Nesta edição – que começou no último sábado, 19, e segue até o próximo dia 26 de julho – 36 jovens de 15 países passarão por uma verdadeira imersão cultural, social e turística em sete locais diferentes: Criciúma, Araranguá, Morro dos Conventos, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urussanga, Laguna e Florianópolis.
O evento, que é sediado pelo Distrito LD-9, reúne intercambistas da Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Lituânia, Países Baixos, Polônia, Romênia, Suíça, Tunísia e Turquia. “Temos como objetivo principal, promover a paz e o entendimento global entre os jovens por meio de vivências em diferentes realidades e culturas. A programação inclui visitas a pontos turísticos, experiências gastronômicas, atividades sociais e momentos de integração com famílias anfitriãs e voluntários do Lions”, destaca o presidente do Lions Clube Criciúma Centro, Michael Martins.
A recepção e abertura oficial do intercâmbio aconteceu no último sábado, 19, em Criciúma, com cerimônia na ACIC e jantar no Parque das Nações Cincinato Naspolini. Já o encerramento das atividades será no próximo sábado, 26, em Florianópolis, durante a I RGD do Distrito LD-9, com a participação de lideranças leonísticas de todo o Estado.
“É uma oportunidade única de mostrar a força do voluntariado brasileiro e, ao mesmo tempo, proporcionar aos jovens um contato transformador com outras culturas. O Lions acredita que a construção de um mundo melhor começa com o entendimento entre as pessoas”, ressalta Gabriela Manique Barreto, uma das coordenadoras do programa no distrito.
O Intercâmbio é organizado inteiramente por voluntários e conta com o apoio de diversos clubes do Lions em Santa Catarina, além de parceiros locais. “O intercâmbio é uma experiência multicultural muito importante para os intercambistas, porém também é uma grande oportunidade para mostrarmos um pouco da nossa cultura, da nossa história, da nossa tradição. Para o próprio Lions é muito relevante também, uma vez que faz com que possamos crescer como instituição”, completa Guilherme Espindola Manentti, que também é um dos coordenadores do programa no distrito.