Mesmo após o término da campanha de vacinação contra a gripe, doses da vacina estarão disponíveis
Em 2023, Santa Catarina registrou 468 casos graves de gripe e 31 óbitos
A Campanha de Vacinação contra a gripe em Santa Catarina encerra hoje, dia 30, porém, as doses da vacina continuarão disponíveis nos postos municipais de saúde até que os estoques se esgotem em cada cidade. A campanha teve início no dia 10 de abril, exclusivamente para a população dos grupos prioritários. No dia 12 de maio, devido ao aumento do número de hospitalizações por gripe no estado, a vacina foi liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade. Em 31 de maio, a campanha foi prorrogada por mais um mês, encerrando hoje.
A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, esclarece que “o principal objetivo da vacinação contra a gripe é reduzir os sintomas da doença, evitando hospitalizações e mortes. Populações mais vulneráveis como crianças, idosos, gestantes, pessoas com comorbidades têm mais chances de evoluir para a gravidade e precisam se vacinar contra a gripe”.
Em 2023, Santa Catarina registrou 468 casos graves de gripe e 31 óbitos, sendo a maioria (87%) desses casos em pessoas com comorbidades e/ou fatores de risco, e mais da metade (54%) em idosos com 60 anos ou mais.
A vacina contra a gripe é oferecida gratuitamente na rede pública de saúde. Ela é segura, eficaz e não transmite a doença, já que é produzida com vírus morto. A dose protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B e pode ser aplicada com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.