Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Santa Catarina registra temperaturas acima da média durante onda de calor

Por Ligado no Sul28/09/2026 11h00
Foto/Ilustrativa

Santa Catarina está entre os estados que registram temperaturas acima da média durante a primeira onda de calor da primavera. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que o calor deve permanecer até esta segunda-feira (28), com temperaturas podendo ficar cerca de 5°C acima da média em áreas do estado.

A onda de calor começou a ganhar força no fim de semana e também atinge áreas do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. O Inmet emitiu alerta vermelho para o fenômeno em áreas do Centro-Sul do país.

Em Santa Catarina, embora as temperaturas não estejam entre as mais altas previstas para o país, o calor acima da média é registrado em diferentes áreas. Conforme o Inmet, as temperaturas podem chegar a cerca de 30°C nas áreas catarinenses afetadas pelo fenômeno.

O instituto explica que uma onda de calor é caracterizada pela permanência de temperaturas máximas pelo menos 5°C acima da média histórica durante cinco dias consecutivos. Por isso, o registro de temperaturas elevadas, por si só, não significa necessariamente que determinada região esteja sob uma onda de calor.

A situação deve começar a mudar a partir desta terça-feira (29), com a chegada de uma frente fria ao Sul do Brasil. A previsão indica que, na quarta-feira (30), o avanço do sistema deverá contribuir para a redução das temperaturas, inclusive em Santa Catarina.

O Inmet orienta a população a acompanhar as atualizações das previsões e dos avisos meteorológicos, já que as condições podem sofrer alterações com a atualização dos modelos de previsão.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS