Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Governadores assinam Carta Manifesto em defesa da infraestrutura ferroviária da Região Sul

Governadores assinam Carta Manifesto em defesa da infraestrutura ferroviária da Região Sul
Por Ligado no Sul23/07/2025 10h00
Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Os governadores dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul assinaram uma Carta Manifesto em defesa da infraestrutura ferroviária da Região Sul e da retomada do protagonismo logístico no contexto do desenvolvimento nacional. O documento foi um dos encaminhamentos definidos no encontro realizado em 8 de julho em Florianópolis. Eles também deliberaram, de forma unânime, pela criação de uma Comissão Interestadual para Assuntos Ferroviários da Malha Sul, com o objetivo de representar, de forma integrada, os interesses dos quatro estados nas discussões sobre os projetos ferroviários que atravessam seus territórios, especialmente a Malha Sul. O pedido foi encaminhado ao ministro dos Transportes, Renan Filho.

“Essa carta reforça a intenção dos quatro governadores em trabalhar de forma conjunta um tema que é vital para nossa economia. É um debate que não pode seguir isolado e a união dos estados é um reforço às nossas reivindicações”, explica o governador Jorginho Mello.

O texto da Carta Manifesto destaca o papel dos estados no desenvolvimento do país, que juntos respondem por 18,3% do Produto Interno Bruto (PIB) e a necessidade de receber investimentos em infraestrutura logística compatível com a dimensão produtiva da região.

Os governadores também relembram o abandono que passam as ferrovias que integram a Malha Sul, com mais de 50% fora de operação. Com o fim próximo da concessão, prevista para 2027, é preocupante a “inexistência de um plano claro para o futuro da concessão e a indefinição quanto à destinação dos recursos oriundos das indenizações por trechos devolvidos agravam ainda mais a situação”.

O debate sobre transporte ferroviário, provocado pela Carta Manifesto, propõe que se espelhe nos países desenvolvidos, “onde o setor recebe investimentos consistentes, com planejamento de longo prazo e subsídios públicos adequados”.

Imagem: Reprodução / SECOM

Por fim, a carta reforça o compromisso dos estados do Codesul com a modernização da infraestrutura ferroviária nacional, reforça o pedido de um diálogo qualificado sobre o tema com respeito ao pacto federativo e pelo futuro logístico do Brasil.

“Infraestrutura e logística é um assunto crítico para sustentar o nosso desenvolvimento  econômico e não estamos vendo movimentação para retomada de investimentos. Com o prazo final da concessão que está se aproximando, este é o momento para firmar posição dos nossos estados neste debate”, afirma o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Ofício 

Em ofício direcionado ao Ministério dos Transportes, os governadores de SC, RS, PR e MS, pedem a criação de Comissão Interestadual para Assuntos Ferroviários da Malha Sul. O objetivo é representar, de forma integrada, os interesses dos quatro estados nas discussões sobre os projetos ferroviários que atravessam seus territórios, especialmente no tocante à Malha Sul.

Esta comissão será composta por representantes indicados por cada estado, formalmente designados, e estará vinculada ao âmbito de atuação do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Sua atuação terá legitimidade e respaldo direto dos chefes do Poder Executivo dos quatro estados signatários.

A comissão atuará como instância oficial de interlocução junto aos órgãos do Governo Federal, à concessionária Rumo, ao Tribunal de Contas da União, e às demais entidades públicas e privadas envolvidas, com o compromisso de garantir que os interesses regionais sejam considerados de maneira técnica, transparente e cooperativa.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS