Fala de presidente do PSD repercute na Câmara de Vereadores de Orleans

A fala do presidente do PSD de Orleans, Lucas Librelato, em entrevista ao Jornal da Guarujá na última semana, repercutiu durante a 24ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada nesta segunda-feira, 8 de julho. Na entrevista, Librelato afirmou: “Eu duvido que os dois partidos de oposição tragam, em quatro anos, o que o PSD trouxe em seis meses para Orleans”, lançando um desafio direto aos parlamentares que não integram a base do governo municipal.
A declaração foi criticada pelos vereadores de oposição, que utilizaram a tribuna para se manifestar. Dovagner Baschirotto (MDB), Pedro Orben (MDB), Marlise Zomer (PSDB) e Maiara Dal Ponte (MDB) lamentaram o posicionamento do presidente do PSD. Em discursos semelhantes, os parlamentares afirmaram que esse tipo de fala “só divide o município, traz intriga e discussão desnecessária”.
Eles defenderam a união entre os representantes do Legislativo e destacaram que todos os vereadores, independentemente de partido, têm buscado recursos e projetos que beneficiem a cidade. “É preciso baixar as bandeiras partidárias e trabalhar por Orleans”, foi o tom adotado por todos os oposicionistas em resposta à fala de Lucas Librelato.
Discurso de pacificação
O líder do governo na Câmara, vereador Osvaldo Cruzetta (PP), adotou um discurso conciliador durante a sessão. “Eu acho que o trabalho do vereador é, primeiro, porque ele está aqui porque o povo elegeu para representar a sociedade, e segundo, o compromisso de trabalhar pelo município”, afirmou.
Cruzetta reforçou que as eleições já passaram e que o momento agora é de união. “Temos outra eleição daqui a quatro anos. Eu respeito a cada vereador. Todos estão empenhados em busca de recursos, através de seus deputados e partidos. Todos com o mesmo objetivo: o bem de Orleans”, acrescentou.
O líder do governo destacou que, apesar das divergências naturais entre grupos políticos, todos estão empenhados em apresentar indicações e propostas que melhorem a vida da população. Ele também enfatizou a postura do prefeito Fernando Cruzetta, que tem valorizado o trabalho de todos os vereadores. “Quando uma obra é realizada com recurso conquistado por um vereador, o prefeito tem feito questão de dizer quem foi o parlamentar responsável”, ressaltou.
Cruzetta ainda comentou que o trabalho do vereador não se restringe às sessões ou reuniões de comissão, mas se estende ao contato diário com a população. “O vereador trabalha muito, todos os dias são procurados pela comunidade para levar os problemas e buscar soluções junto ao Executivo.”