Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Coopermila busca plantão 24h da Celesc para Orleans e Lauro Müller

Por Ligado no Sul15/09/2025 10h00
Foto/Arquivo Redação

Na semana passada, o presidente da Cooperativa de Eletrificação de Lauro Müller (Coopermila), Alcimar de Brida, acompanhado do presidente da Federação das Cooperativas, Edson Flores, se reuniu com o diretor de Distribuição da Celesc, Cláudio Varela do Nascimento, em Florianópolis. O encontro teve como objetivo unificar o atendimento dos municípios de Orleans e Lauro Müller na regional da Celesc em Criciúma e discutir a implantação de um plantão de atendimento 24 horas para as duas cidades.

Em entrevista ao Jornal da Guarujá, nesta segunda-feira (15), Alcimar de Brida detalhou as demandas da cooperativa e a importância do encontro. Segundo ele, a Coopermila atende atualmente cerca de 1.400 associados, mas a estrutura da Celesc na região é deficiente, com subestações antigas e sem plantão local. “Hoje, o atendimento emergencial para Lauro Müller vem de Criciúma, enquanto Orleans é atendida a partir de Tubarão, o que provoca atrasos significativos. Um plantão local resolveria esses problemas e aumentaria a agilidade na resposta a ocorrências”, afirmou.

O presidente explicou que, após conversas com os prefeitos de Lauro Müller, Valdir Fontanella, e de Orleans, Fernando Cruzeta, foi elaborado um ofício conjunto apoiando a unificação do atendimento e a criação do plantão. “Fomos muito bem recebidos pelo diretor Varela, que acredita que a iniciativa é viável. Esse foi o primeiro passo, e caso necessário, vamos levar a pauta ao presidente da Celesc ou mesmo ao governador”, acrescentou.

De Brida destacou ainda que a unificação das regionais traria eficiência e economia operacional, além de melhorar o serviço para os consumidores. Atualmente, uma falha de energia em Lauro Müller pode levar até duas horas para ser atendida, enquanto Orleans enfrenta situação semelhante. “Com um plantão local, o atendimento seria instantâneo, como ocorre em cooperativas vizinhas, garantindo mais segurança e rapidez no restabelecimento da energia”, explicou.

Além da pauta do plantão, o presidente da Coopermila avaliou o desempenho da cooperativa em 2025. Ele destacou os benefícios de uma nova lei estadual que permite o uso de incentivos do ICMS em construção e melhoria de redes trifásicas, possibilitando investimentos em infraestrutura mesmo para cooperativas de menor porte. “Recebemos uma parcela do incentivo antecipadamente e conseguimos executar obras que antes seriam inviáveis”, afirmou, agradecendo o apoio político do deputado Milton Scheffer e outros parlamentares.

No entanto, De Brida lamentou o impacto do aumento da energia elétrica este ano, que deve chegar a 14%, e criticou medidas do governo federal que, segundo ele, sobrecarregam os consumidores, citando o aumento das tarifas e a cobrança das bandeiras tarifárias. “Mesmo com nossos esforços para manter tarifas acessíveis, a conta de energia continua subindo”, disse. Ele destacou, porém, que mesmo com o aumento, a Coopermila permanecerá entre as cinco cooperativas com menor reajuste em Santa Catarina, mantendo tarifas competitivas para seus associados.

A Coopermila, segundo De Brida, segue comprometida em manter um preço justo para seus associados e expandir serviços, como a implantação do plantão 24 horas, que traria maior segurança e agilidade no atendimento a milhares de consumidores da região. A expectativa é que, com a unificação das duas cidades sob uma regional única, o atendimento emergencial seja mais eficiente e menos dependente de deslocamentos de longa distância.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS