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Vanessa Perin Comunicação para Negócios
Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.
A nossa história é o nosso maior patrimônio. Por Vanessa Perin
Por Vanessa Perin26/04/2023 15h55
“A nossa história é o nosso maior patrimônio”. Eu ouvi o Robson Lunardi dizer essa frase durante uma entrevista que concedi a ele.
Durante as trocas que venho tendo com meus mentorados, isso tem feito cada vez mais sentido para mim.
Cada um de nós tem a sua verdade e a sua história.
Isso é o que de fato nos torna únicos. É nela que reside o nosso verdadeiro valor.
Trazendo para a comunicação, eu sempre ensino aos meus alunos o conceito apresentado por Simon Sinek: as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê de fazer isso.
Agora eu pergunto a você: durante as suas vendas, você tem tido sucesso em comunicar o seu porquê?
Você tem bem claro em sua mente por que você faz o que faz e os seus diferenciais?
A proposta da semana é refletir acerca dessas questões e respondê-las para ter a clareza do que comunicar ao vender sua ideia, seu projeto, seu produto ou serviço.
Se deseja saber mais, entre em contato comigo pelo WhatsApp: (48) 991100499.
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Faça isto se você quiser chamar a atenção do seu interlocutor. Por Vanessa Perin
Por Vanessa Perin18/04/2023 14h44
Muitas pessoas entram em conversas de forma desagradável: interrompendo quem está falando.
Expressões como: “hummm… bem… isso também já aconteceu comigo…” acontecem frequentemente, mas saiba que não é a forma correta de se aprochegar.
Se você quer conquistar a atenção de alguém, deve ser claro, objetivo e assertivo. Em outras palavras, pare de falar, falar e não dizer nada… vá direto ao ponto e seja impactante.
Não “corte” a fala das pessoas; ouça-as com atenção e, quando elas terminarem, fale sobre você, sobre a sua experiência, compartilhe algo que faça sentido àquela conversa. Comece falando algo que valha a pena ouvir.
Começar com: “sua história me lembrou de algo que aconteceu comigo/com fulano há X anos e isso foi muito engraçado”.
Esse tipo de “abertura” sua trará às pessoas que o ouvem a impressão de que você estava ouvindo e prestando atenção, que você tem seu pensamento organizado e que sabe se comunicar com clareza, além de dar motivos para elas continuarem ouvindo.
Você precisa lançar seu discurso com confiança… essa é a fórmula do sucesso.
Até a próxima semana! 🙂
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3 passos para falar & escrever com clareza e objetividade. Por Vanessa Perin
Por Vanessa Perin12/04/2023 15h45
A comunicação é uma ferramenta fundamental para o sucesso das empresas. E quando se trata de vender mais, ela se torna ainda mais essencial. Afinal, é por meio da comunicação que as empresas se conectam com seus clientes, apresentam seus produtos e serviços e os convencem a fechar negócio.
Para chegar a esse resultado, é preciso investir em uma comunicação clara (a pessoa precisa entender “de primeira” o que você diz) e objetiva (ir direto ao ponto, pois, hoje em dia, ninguém tem tempo a perder).
Para isso, o pensamento precisa estar organizado. Do contrário, acontecerá o seguinte: se, na sua mente, seu pensamento está um emaranhado, sua mensagem sairá de igual forma (enrolada). Concorda?
Portanto, siga estes três passos para falar e escrever com clareza e objetividade:
1- Pense antes de se comunicar:
Ordene seus pensamentos e dê à pessoa todas as informações necessárias.
2- Seja preciso no que diz
Ser preciso significa pensar para dizer o que queremos de forma clara.
A precisão das palavras as especificam. Elas são o meio pelo qual traduzimos nossa realidade. Pense: o que exatamente quero comunicar?
3- Esteja atento à forma como as pessoas se comunicam.
Da mesma forma que adequamos o nosso vestir (não vamos à praia de salto alto nem a uma festa de gala com roupa de banho), precisamos adequar a nossa linguagem.
Portanto, fale com elas na linguagem delas. Se a pessoa é alguém da sua área, está tudo bem utilizar termos técnicos, mas, caso não seja, facilite a comunicação, use palavras simples.
Seguindo esse passo a passo, você já conseguirá se comunicar com clareza. Caso deseje aprender na prática, entre em contato comigo pelo telefone: (48) 991100499. Será um prazer poder ajudá-lo a destravar sua comunicação para vender mais.
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Os “3 Cs da boa comunicação”
Por Vanessa Perin04/04/2023 15h47
Hoje em dia, a comunicação pelo WhatsApp está cada vez mais frequente. Por esse motivo, devemos nos atentar à forma que escrevemos, pois a escrita pode ter um papel significativo em como você é percebido, tanto pelos seus clientes quanto pelos seus subordinados. Caso tenha seu próprio negócio, lembre-se de que, para eles, você é o exemplo; eles se espelharão em você.
No caso de você ser colaborador de alguma empresa, isso tem igual valor, pois seus gestores o avaliarão e sua escrita poderá influenciar as decisões deles sobre a sua carreira.
Por isso, invista em sua comunicação, seja ela oral ou escrita.
Ao elaborar uma mensagem para um cliente, fornecedor, chefe, liderado, enfim, para quem quer que seja, tenha em mente os “3 Cs da boa comunicação”. Tudo que escrevemos deve ser claro, completo e conciso. Em outras palavras, deve ser fácil de entender, deve fornecer todas as informações que se deseja transmitir e deve ser objetivo.
Primeiramente, organize seu pensamento. Se, na sua mente, seus pensamentos estiverem semelhantes a um emaranhado, a informação sairá confusa e ninguém a entenderá.
Em segundo lugar, escreva tudo o que a pessoa que vai receber a mensagem precisa saber. Forneça informações completas.
Lembre-se: VOCÊ é responsável pela mensagem que quer transmitir; não é quem recebe que deve decifrar o que você QUIS dizer.
Por último, seja breve. Coloque apenas o que precisa ser colocado. Evite detalhes irrelevantes que possam distrair ou confundir o leitor.
Acrescente a isso um “toque humano”: seja cordial, educado e demonstre interesse genuíno em resolver o problema do seu cliente ou de quem quer que seja, pois algo que as pessoas nunca se esquecerão é da forma que você as tratou.
Existem técnicas para organizar o pensamento e ferramentas para desenvolver sua comunicação pelo WhatsApp. Se você quer se destacar pela forma como se comunica e faturar mais, entre em contato comigo pelo Instagram @vanessaperinn.