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BLOG

Vanessa Perin
Comunicação para Negócios

Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.

Revisar antes de enviar: evite erros de comunicação. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin03/09/2024 16h38

A clareza e a precisão na comunicação são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Pequenos erros, como digitação incorreta ou falta de revisão, podem causar grandes mal-entendidos, prejudicando a confiança do cliente e a imagem da empresa.

Por isso, dedicar tempo para revisar suas mensagens antes de enviá-las é um passo crucial para garantir que a comunicação seja eficaz e profissional.

Caso real:

Jorge, dono de uma pequena empresa de alimentos, enviou uma mensagem para um cliente sem revisar.

A mensagem continha um erro que fez o cliente entender que o pedido chegaria em 2 dias, quando na verdade levaria 2 semanas.

Erros de digitação e gramática podem passar uma imagem de descuido e falta de profissionalismo. Antes de enviar qualquer mensagem comercial pelo WhatsApp, tire um momento para revisar. Leia a mensagem em voz alta para verificar se ela está clara e sem erros.

Revisar suas mensagens antes de enviá-las pode parecer um detalhe, mas faz uma grande diferença na percepção do cliente sobre a sua empresa e na eficácia da comunicação.

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Pontue bem e conquiste clientes. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin28/08/2024 14h26

Joana, responsável pelo atendimento ao cliente de uma empresa de cosméticos, percebeu que muitas vezes suas mensagens não eram compreendidas corretamente porque faltavam pontuações.

A pontuação correta é crucial para transmitir a mensagem desejada.

Uma vírgula ou um ponto no lugar errado pode mudar totalmente o sentido de uma frase. Por exemplo, “Vamos vender, Ana,” é diferente de “Vamos vender Ana.” Já expliquei aqui em textos anteriores sobre o vocativo. Saiba mais em: https://www.ligadonosul.com.br/colunistas/a-importancia-de-informacoes-transparentes-por-vanessa-perin/.

Em resumo: utilize vírgulas para separar ideias, pontos para finalizar frases e evite o uso excessivo de exclamações no ambiente profissional.

Sempre revise sua pontuação antes de enviar uma mensagem. Isso garante que a mensagem seja compreendida corretamente, evitando mal-entendidos e demostrando profissionalismo.

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Clareza rege o mundo e objetividade gera economia de tempo. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin21/08/2024 07h37

Carlos é vendedor de uma empresa de tecnologia e percebeu que seus clientes muitas vezes não entendem suas mensagens porque ele se prolonga demais nas explicações.

Seja no atendimento presencial ou no virtual, a clareza e a objetividade são essenciais. Em vez de escrever longos parágrafos explicativos, vá direto ao ponto.

Por exemplo, ao invés de dizer “Estou entrando em contato para informar que o seu pedido foi processado e está em fase de envio” diga “Seu pedido foi processado e está sendo enviado”.

Ser claro e objetivo não só facilita a compreensão do cliente, mas também demonstra respeito pelo tempo dele, tornando a comunicação mais eficiente e profissional.

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Adeque a linguagem. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin14/08/2024 15h00

Eu sempre digo que, da mesma forma que não vamos à beira da praia de salto alto nem a uma festa de roupa de banho, devemos adequar a nossa vestimenta ao local que vamos frequentar. O mesmo acontece com a linguagem. Adequá-la ao público para o qual vamos falar é fundamental para que haja entendimento.

Atente-se a este exemplo:

Ana trabalha como gerente de uma loja de roupas e atende diferentes tipos de clientes. Ela percebeu que, ao falar com jovens, usa um tom mais descontraído, enquanto com clientes mais velhos, opta por uma abordagem mais formal.

No atendimento presencial ou virtual (WhatsApp, Instagram, site etc), adaptar seu vocabulário ao público é fundamental. Se você está lidando com um cliente corporativo, use um vocabulário mais formal.

Por exemplo: “Pedro, gostaria de informá-lo que seu pedido foi processado com sucesso”. Já para um público mais jovem ou informal, você pode usar uma linguagem mais casual: “Oi, Pedro, seu pedido já está a caminho!”.

Ao entender e adaptar a linguagem ao seu público, você consegue criar uma conexão mais forte e eficiente, facilitando a comunicação e melhorando o relacionamento comercial.

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