Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download Indicamos essas 4 opções:
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
BLOG
Ligado no Sul BLOG
Ford Forauto realiza primeiro Encontro com a Imprensa em Criciúma
Por Ligado no Sul18/07/2025 13h12
Foto/Divulgação
Na última quinta-feira, dia 17 de julho, a Ford Forauto de Criciúma promoveu o seu primeiro Encontro com a Imprensa, reunindo jornalistas, comunicadores, colunistas e parceiros da região para uma noite de conversa e test-drive na concessionária.
O evento teve como objetivo estreitar laços com quem está diariamente em contato com a comunidade, ouvindo e transmitindo o que acontece nas ruas, nas redes e nas conversas do cotidiano. A proposta foi criar um ambiente intimista, com espaço para escuta e o fortalecimento de parcerias.
Durante o encontro, a gerente da unidade de Criciúma, Marileia N. Guidi, reforçou a intenção da Forauto em se aproximar da imprensa local com autenticidade. “Sabemos que vocês são constantemente convidados para eventos, por isso pensamos em algo diferente. Nada grandioso, nenhuma superprodução. Só um momento verdadeiro, direto e especial. A Forauto quer ouvir vocês, conhecer melhor quem está sempre ouvindo a comunidade”, ressalta a gerente.
O evento contou com a apresentação dos novos modelos Ford, permitindo que os convidados experimentassem de perto a performance, o conforto e a tecnologia dos veículos da marca.
Este foi o primeiro grupo convidado para o projeto, que seguirá com novas edições nos próximos meses. A ideia é contemplar diferentes profissionais da comunicação ao longo do tempo, sempre em encontros personalizados, com espaço para diálogo.
A iniciativa reforça o posicionamento da Ford Forauto como uma empresa que valoriza o contato com formadores de opinião e aposta na construção de relações sólidas com a comunicação regional.
A Forauto possui unidades em Criciúma, Araranguá e Tubarão, e segue promovendo ações que conectam a marca Ford com a vida real de quem vive o dia a dia no Sul de Santa Catarina.
1
0
Do interior catarinense ao cenário nacional: Cervejaria Big Jack brilha no Nordeste
Por Ligado no Sul18/07/2025 12h00
Fotos/Divulgação
Premiada como a melhor cervejaria do Brasil em 2025, a Big Jack, nascida em Orleans, consolida sua trajetória com um crescimento nacional expressivo. Com presença marcante em dois dos maiores eventos do Ceará — a Expocrato e a Vaquejada de Missão Velha — a marca avança em um novo mercado com acolhimento e planos ambiciosos.
“Literalmente, um sonho realizado”, resume Marcelo Dalazen, fundador da cervejaria. “Quando eu vejo a quantidade de turistas que param para visitar a cervejaria ou que vêm e se hospedam em Orleans por causa da Big Jack, o sentimento de gratidão e de dever cumprido sempre vem em mente. Está sendo incrível.”
Criada em 2016, a Big Jack nasceu com um objetivo ousado: transformar uma cervejaria do interior catarinense em referência nacional. “Santa Catarina é um dos estados com mais cervejarias do Brasil, porém nunca uma cervejaria do estado tinha sido eleita a melhor do país até então”, explica Marcelo. “Foi colocado como uma meta a ser alcançada em até 10 anos. Conseguimos no oitavo. A qualidade e a constância sempre vão ser os caminhos da Big Jack. Foi muito difícil chegar até aqui, mas esperamos nos manter entre as melhores do país por muitos e muitos anos.”
No Concurso Brasileiro de Cervejas de 2025, realizado em Blumenau, a Big Jack conquistou 18 medalhas, sendo seis de ouro, e superou mais de 500 cervejarias do país. Esse reconhecimento abriu ainda mais portas para a marca, que já mira novos horizontes.
No Ceará, a Big Jack foi cervejaria oficial da Vaquejada de Missão Velha que aconteceu no início do mês e, na Expocrato que acontece até o dia 20 de julho, está entre as marcas com mais pontos de venda, mesmo o evento não tendo uma cervejaria oficial. A recepção do público cearense superou as expectativas da equipe. “A Big Jack foi recebida com um carinho que jamais poderíamos imaginar. O acolhimento, a aceitação e as portas se abriram desde o primeiro momento que chegamos. Nossos valores são os mesmos, a comunicação muda na questão cultural, como as músicas, por exemplo. No mais, tudo igual.”
Segundo Marcelo, o envolvimento com a cultura local também é parte do DNA da empresa. “Nosso lema ‘não é só sobre cerveja’, é sobre estar envolvido na cultura local, sobre ajudar as coisas acontecerem e não apenas aproveitar situações já criadas por outros”, afirma. “Com isso vamos criando laços, relacionamentos, plantando sementes. Cada vez mais vamos estar presentes em eventos de grande porte, em ações em prol da comunidade, e assim as coisas vão acontecendo.”
Além de consolidar a marca no Nordeste, a Big Jack já está estruturando sua presença física na região. “Já estamos com um bar próprio em Juazeiro do Norte, uma distribuidora em Missão Velha e nos melhores pubs também. Acredito que muito em breve a nossa distribuição já vai sustentar uma fábrica no nordeste, e muito provavelmente em 2026 vamos ter grandes novidades”, antecipa Marcelo.
Para ele, o maior orgulho da trajetória da Big Jack é ter chegado ao topo sem abrir mão da essência e da qualidade. “Representa muito pela questão de que não chegamos lá por vender um produto barato, que briga por preço. Chegamos lá pela marca, pela qualidade dos nossos produtos e, principalmente, por ser a melhor cervejaria do Brasil.”
0
0
Projeto de extensão do curso de Direito do Unibave leva linguagem jurídica para redes sociais
Por Ligado no Sul18/07/2025 11h30
Com a proposta de aproximar o conhecimento jurídico da comunidade, 44 acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) produziram conteúdos em vídeo, com caráter educativo, para as redes sociais. As publicações, feitas nas plataformas Instagram, TikTok e Shorts do YouTube, somaram mais de 100 mil visualizações. Os vídeos foram produzidos ao longo do primeiro semestre de 2025 e fizeram parte do projeto de extensão Direitos do Consumidor na Prática, iniciativa da disciplina Projeto de Extensão Interdisciplinar V, conduzida pelo professor Rafael Leandro.
Os estudantes se organizaram em equipes e abordaram temas do cotidiano relacionados ao Código de Defesa do Consumidor, como publicidade enganosa, cobrança vexatória, venda casada, taxas abusivas e direito ao arrependimento. Dividido nas etapas de capacitação, produção de vídeos e avaliação, o projeto proporcionou aos acadêmicos orientações sobre os principais direitos do consumidor, técnicas de comunicação em mídias digitais e estratégias para uma linguagem acessível.
Cada grupo produziu um vídeo de até dois minutos, com conteúdo didático, linguagem objetiva e soluções práticas para problemas comuns enfrentados pelos consumidores.
Conhecimento que circula
Os vídeos abordaram, por exemplo, o que configura uma cobrança abusiva, como identificar propaganda enganosa e quais atitudes o consumidor pode tomar diante de práticas irregulares. Conforme o professor Rafael, a proposta também desafiou os estudantes a traduzirem conceitos jurídicos com clareza, promovendo o desenvolvimento de habilidades de comunicação, síntese e responsabilidade social.
A acadêmica Natalia Ferreira, por exemplo, trabalhou o tema Direito do Consumidor e avalia a experiência como enriquecedora. “Aprendi bastante. Buscamos construir um conteúdo informativo, que mantivesse o interesse do público sem ser cansativo”, descreve. Segundo ela, o grupo focou na propaganda enganosa nas mídias sociais. “Essa escolha tornou a experiência ainda mais interessante, permitindo-nos compartilhar conhecimento sobre um tema essencial, de forma acessível e impactante”, conta.
Já a estudante Laysi de Lara Medeiros participou de um grupo que tratou da taxa de desperdício, valor cobrado em restaurantes e que, na maioria das vezes, os consumidores não sabem que não é obrigatório. “Foi um trabalho importante. Tivemos muitos comentários positivos nas redes sociais, como ‘realmente não sabia’, ‘só pagava e pronto’. Foi algo necessário, dinâmico de gravar, e um projeto muito bacana. Fiquei muito feliz, realizada e não esperava essa repercussão que teve”, diz.
Além da produção, os acadêmicos também avaliaram os vídeos uns dos outros e participaram de debates reflexivos sobre os temas e os impactos das postagens nas redes. “A experiência reforçou o compromisso social do Unibave na formação de profissionais conscientes e comprometidos com a transformação do conhecimento em benefício da comunidade”, afirma o professor.
As publicações das equipes podem ser acessadas nos links abaixo:
Amurel abre processo seletivo com vagas em diversas áreas
Por Ligado no Sul18/07/2025 11h00
Foto/Assessoria de Imprensa Amurel
O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel (CIM/Amurel) publicou o edital nº 001/2025 para contratação temporária de profissionais. As inscrições começaram nesta quarta-feira (16) e vão até o dia 10 de agosto, exclusivamente pela internet. O pagamento da taxa pode ser feito até 11 de agosto.
Há vagas para os seguintes cargos:
Engenheiro Civil (20h)
Oficial Administrativo (40h)
Ajudante de Operador (40h)
Mesário Vibro Acabadora (40h)
Motorista de Caminhão (40h)
Operador de Máquina de Pintura Contínua (40h)
Operadores de Equipamentos Pesados A, B e C (40h)
Operador de Usina de Concreto Asfáltico (40h)
Servente de Serviços Gerais (40h)
Cada função oferece uma vaga mais cadastro reserva.
O processo seletivo terá três etapas: prova objetiva (eliminatória e classificatória), prova prática para alguns cargos, e análise de títulos para engenheiro civil.
O certame será realizado pelo Instituto Fucap. A aprovação não garante contratação imediata; os aprovados serão chamados conforme a necessidade.