Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Ligado no Sul
BLOG

Prefeitura de Morro da Fumaça abre processo seletivo para técnico de enfermagem e zelador

Por Ligado no Sul22/06/2026 14h00
Foto/Assessoria de Comunicação

A Administração Municipal de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria do Sistema de Saúde, abriu o Processo Seletivo Simplificado nº 007/2026 para contratação temporária e emergencial dos cargos de técnico de enfermagem e zelador. As inscrições podem ser realizadas entre esta segunda (22) e sexta-feira (26).

Para o cargo de técnico de enfermagem, a carga horária é de 40 horas semanais. Os candidatos devem possuir diploma de Ensino Técnico em Enfermagem e registro no órgão competente.

Já para o cargo de zelador, a jornada de trabalho também é de 40 horas semanais. O requisito exigido é a conclusão das séries iniciais do Ensino Fundamental.

As inscrições devem ser feitas presencialmente na Coordenação da Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, localizada na Rua Eugênio Pagnan, nº 100, Galeria San Valentin, Centro.

O edital completo do Processo Seletivo Simplificado nº 007/2026 está disponível para consulta no site oficial da Prefeitura de Morro da Fumaça. Clique aqui para acessar o documento.

0
0

Prefeitura de Orleans inaugura pavimentação asfáltica e nova ponte em Rio Pinheiros Baixo

Por Ligado no Sul22/06/2026 13h00
Foto/Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Orleans

A Prefeitura de Orleans inaugurou neste sábado (20) duas importantes obras em Rio Pinheiros Baixo: a pavimentação asfáltica da Rua Ricardo Rafael da Rosa, Estrada Geral Rio Pinheiros Baixo e a Ponte Benício Jerônymo da Silva. As entregas integram o Programa Avança Orleans e representam investimentos voltados à melhoria da mobilidade, da segurança e da qualidade da infraestrutura no interior do município.

A primeira entrega foi a Ponte Benício Jerônymo da Silva, construída em concreto para substituir a antiga estrutura de madeira. A obra recebeu investimento superior a R$ 250 mil com recursos próprios do município e proporciona mais segurança e melhores condições de tráfego para moradores, produtores rurais e demais usuários da via.

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a homenagem à família de Benício Jerônymo da Silva. Em nome dos familiares, a irmã do homenageado, Silvana Jerônimo da Silva Bagio, agradeceu o reconhecimento e destacou o legado deixado por Benício junto à comunidade. Durante a solenidade, familiares recordaram sua trajetória, marcada pelo diálogo, pela convivência comunitária e pela disposição em ajudar as pessoas.

Na sequência, foi realizada a inauguração da pavimentação asfáltica da Rua Ricardo Rafael da Rosa e da Estrada Geral Rio Pinheiros Baixo. Ao todo, foram entregues dois quilômetros de pavimentação, sendo 1.400 metros da Rua Ricardo Rafael da Rosa e 600 metros da Estrada Geral Rio Pinheiros Baixo.

A obra foi viabilizada por meio de recursos destinados pelos deputados estaduais Volnei Weber e Júlio Garcia, além da contrapartida da Prefeitura de Orleans. O deputado Volnei Weber contribuiu com emenda parlamentar de R$ 1,1 milhão para a execução do projeto.

Além dos recursos financeiros, a Administração Municipal participou diretamente da execução dos serviços por meio das equipes da Secretaria de Planejamento e Infraestrutura, realizando etapas como preparação da base, aplicação de pó de brita e utilização de máquinas próprias, o que contribuiu para a redução dos custos da obra.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Fernando Cruzetta destacou a importância dos investimentos para o desenvolvimento das comunidades do interior.

“Essas entregas representam o compromisso que assumimos de levar infraestrutura e qualidade de vida para todas as regiões de Orleans. São obras que atendem uma demanda histórica dos moradores, melhoram o deslocamento das famílias, fortalecem a atividade produtiva e garantem mais segurança para quem utiliza essas vias diariamente”, afirmou.

Cruzetta também agradeceu o apoio dos parlamentares e o trabalho das equipes envolvidas na execução dos projetos.

“Os resultados que estamos alcançando são fruto da união de esforços. Agradecemos aos deputados que destinaram recursos para Orleans, aos servidores municipais que contribuíram diretamente para a realização das obras e à comunidade, que acompanha e participa desse processo de desenvolvimento do município”, completou.

0
0

João Rodrigues cumpre agenda em Orleans e defende debate sobre saúde, infraestrutura e relação com Brasília

Por Ligado no Sul22/06/2026 12h00
Fotos/PSD

O pré-candidato ao Governo de Santa Catarina e ex-prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), esteve em Orleans na tarde de sexta-feira (19), onde participou de um encontro político com lideranças do PSD, MDB, Progressistas e União Brasil. O evento reuniu representantes municipais, regionais e estaduais e contou com a presença do pré-candidato a vice-governador, Carlos Chiodini (MDB).

Também participaram do encontro o deputado estadual Júlio Garcia, o ex-prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, o ex-prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli, o deputado estadual Volnei Weber, Eron Giordani, o ex-prefeito de Orleans pelo MDB, Jorge Luiz Koch, além do presidente do PSD de Orleans, Lucas Librelato, da vice-prefeita Leonete Canever Librelato, do presidente do MDB de Orleans, Delton Baggio, do ex-governador Carlos Moisés, do ex-governador Eduardo Pinho Moreira e outras lideranças da região.

Durante entrevista concedida ao Jornal da Guarujá, João Rodrigues afirmou que pretende concentrar sua pré-campanha em temas relacionados à realidade catarinense e evitou associar a disputa estadual à polarização nacional.

“A polarização nacional ainda tem muita coisa pela frente. Nós temos muita coisa para acontecer. Eu, particularmente, torço para que o nosso palanque tenha Ronaldo Caiado e também Flávio Bolsonaro. Mas eu não vou entrar no mérito da eleição nacional. O que eu preciso discutir é Santa Catarina. Nós vamos debater os problemas do Estado, o que podemos fazer mais e melhor do que o atual governador está fazendo. Não vamos fazer ataques gratuitos ou agressões. Queremos apresentar um plano de governo e apontar caminhos”, declarou.

Ao falar sobre os motivos que o levam a disputar o governo estadual, Rodrigues citou principalmente problemas relacionados à saúde pública, à infraestrutura e à relação institucional entre o Governo do Estado e o Governo Federal.

“Primeiro nós vamos discutir a saúde pública. Isso é um fato. A saúde de Santa Catarina vai de mal a pior. Nós temos um problema grave e crônico nas cirurgias de média e alta complexidade, que não andam. Também precisamos discutir a regionalização do sistema de regulação. Não justifica tirar um paciente de Orleans para fazer uma consulta em Brusque ou em outra região do Estado. Nós temos que regionalizar esse sistema”, afirmou.

O pré-candidato também criticou o que considera um distanciamento do Governo de Santa Catarina em relação ao Governo Federal, especialmente em pautas ligadas à infraestrutura.

“Nós temos que discutir a relação institucional do Governo do Estado com Brasília. Não é uma questão de alinhamento político, é institucional. Santa Catarina precisa cobrar soluções para obras como a BR-101, a BR-282, a BR-470 e a BR-280. O Estado rompeu com Brasília e isso prejudica os catarinenses”, disse.

João Rodrigues ainda utilizou sua experiência como prefeito de Chapecó para defender sua capacidade de gestão.

“Eu deixei Chapecó com R$ 1,9 bilhão em obras públicas e saí com mais de 90% de aprovação depois de quatro mandatos. Vamos demonstrar que é possível fazer mais. Outro equívoco do atual governo foi suspender obras iniciadas na gestão anterior. O Estado perdeu tempo, as obras ficaram paradas e quem pagou a conta foi a população”, declarou.

Questionado sobre o pacto federativo e a distribuição de recursos aos estados, Rodrigues afirmou que a discussão precisa avançar nacionalmente.

“É necessário discutir um novo pacto federativo para fazer uma melhor distribuição dos recursos. O problema é que o Governo Federal não faz reformas para diminuir a sua arrecadação. Toda reforma que faz é para aumentar a receita. A reforma tributária é um exemplo disso. Ela é prejudicial aos municípios e aos contribuintes porque aumenta a carga tributária”, avaliou.

PSD destaca força política de Orleans

O presidente do PSD de Orleans, Lucas Librelato, avaliou o encontro como uma oportunidade para apresentar à imprensa e à população as propostas que estão sendo construídas pela aliança entre PSD, MDB, PP e União Brasil.

“Foi um evento dentro do esperado, onde recebemos nosso pré-candidato a governador, pré-candidato a vice, lideranças estaduais, deputados e representantes dos partidos que integram esse projeto. É um momento voltado para a imprensa e para que a população comece a conhecer quais são os objetivos e as propostas dessa alternativa de governo para Santa Catarina”, afirmou.

Librelato destacou ainda a importância de Orleans receber lideranças estaduais durante o período de pré-campanha.

“Isso mostra a força política que os municípios do interior têm. Eles sabem do engajamento que Orleans sempre apresenta nos períodos eleitorais. Também é uma oportunidade de agradecer lideranças como o deputado Júlio Garcia, que trouxe quase R$ 10 milhões para o município, e o deputado Volnei Weber, que também destinou recursos importantes. É uma forma de agradecer, mas também de mostrar que Orleans está no mapa e precisa continuar recebendo investimentos”, disse.

Sobre o cenário eleitoral, o presidente municipal do PSD afirmou acreditar no crescimento da pré-candidatura de João Rodrigues nos próximos meses.

“A eleição catarinense está totalmente em aberto. O atual governador naturalmente lidera as pesquisas por estar no cargo, mas o nome de João Rodrigues vem crescendo. A população conhece a gestão que ele realizou em Chapecó e vê nele uma alternativa. Quando a pré-campanha ganhar mais intensidade, tenho certeza de que ele vai mostrar suas propostas e chegar muito competitivo na disputa pelo Governo do Estado”, concluiu.

0
0

Museu ao Ar Livre de Orleans vira cenário para gravação do curta-metragem “Vessada”

Por Ligado no Sul22/06/2026 11h30
Fotos/Divulgação

A unidade da Casa do Colono, no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, é um dos cenários das gravações do curta-metragem “Vessada”. A diretora Bruna Speck explica que o filme, focado no trabalho das mulheres da colônia, é mais uma produção que surgiu a partir de um desdobramento do filme “Azambuja”, lançado em 2021 e também gravado no Museu ao Ar Livre.

Bruna explica que o insight surgiu a partir de uma fala do museólogo do Unibave, Idemar Ghizzo, que afirmou que “o papel da mulher ainda está apagado nessa história da imigração”.

Segundo ela, no dia seguinte iniciou as pesquisas e apresentou o projeto ao cineasta e marido, Josué Genuíno. Posteriormente, fizeram a adaptação da proposta para o edital do Prêmio Catarinense de Cinema. “Não vamos conseguir abordar todos os aspectos, mas vejo como um primeiro passo para incentivar novas pesquisas focadas no assunto”, analisa Bruna, explicando que o roteiro foi desenvolvido em conjunto com a também cineasta Beatriz Kestering.

Roteiro surgiu dos arquivos do Museu

Bruna ainda revela que é comum o roteiro de um documentário mudar conforme o projeto avança. E foi nesse processo, buscando caminhos dentro dos desafios que surgiam, que a equipe chegou a um documento produzido há aproximadamente 42 anos, contendo entrevistas com 10 moradoras de Orleans. “Elas contavam o seu dia a dia na colônia. Fazendo as contas, a maioria das entrevistadas teria hoje mais de 110 anos de idade”, relata.

A partir desse material, foram identificadas temáticas que também apareciam em outros artigos e livros, permitindo a construção de uma linha narrativa para o documentário. “Nossa personagem é uma união de todas elas. Os relatos se tornam a memória de uma mulher contando os acontecimentos da sua vida, o dia a dia dessas mulheres que trabalhavam muito e, muitas vezes, carregavam sozinhas o peso de ser o alicerce da casa”, descreve.

Na avaliação da diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, as gravações no Museu possibilitam que o público tenha acesso à história de uma forma diferente. “Elas auxiliam na preservação da história e da memória da nossa região. No caso de ‘Vessada’, o destaque são as mulheres que foram invisibilizadas durante o período da colonização”, frisa Val.

Gravações

Além do Museu ao Ar Livre, em Orleans, as gravações estão acontecendo no município de Pedras Grandes, no Centro, no distrito de Azambuja e na comunidade de Santo Antônio; e em Criciúma, na região entre os bairros Morro Albino e Sangão.

Além da direção de Bruna Speck, o filme, que tem previsão de estreia em novembro, conta com direção de fotografia de Josué Genuíno, atuação de Alana Meneghel, produção executiva de Cecília Coelho, coordenação de produção de Dori Búrigo e produção de Ana Bertolina. A realização é da Genuíno Films, por meio do Edital Prêmio Catarinense de Cinema, edição LPG 2023, da Fundação Catarinense de Cultura.

0
0