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Ligado no Sul
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Casa Guido lança campanha “Coração Amigo” para ampliar número de doadores mensais

Por Ligado no Sul30/06/2025 12h00
Foto/Casa Guido

Com o objetivo de arrecadar recursos e garantir a continuidade dos atendimentos oferecidos a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, a Casa Guido lançou a campanha “Coração Amigo”. A ação busca fidelizar doadores por meio de um carnê solidário, no qual cada pessoa pode contribuir mensalmente com o valor que desejar.

Situada em Criciúma, próxima ao Hospital São José, a Casa Guido atende atualmente 67 pacientes de toda a região da AMREC e da AMUREL. “Inclusive temos pacientes também da região de Orleans”, explicou Amanda Farias, responsável pelo marketing da instituição, em entrevista à Rádio Guarujá na manhã desta segunda-feira (30).

A proposta da nova campanha é simples e acessível. “A pessoa escolhe quanto quer doar por mês e por quanto tempo, podendo optar por um período de seis meses ou um ano”, detalhou Amanda. A contribuição pode ser feita por boleto bancário, que é enviado por e-mail, WhatsApp ou entregue diretamente no endereço do doador.

Os interessados podem se cadastrar diretamente pelo Instagram da Casa Guido (@casaguido), clicar no link da bio e preencher um formulário com seus dados pessoais, valor da doação, data de vencimento desejada e período de contribuição. “É tudo muito simples. A pessoa escolhe, por exemplo, doar R$ 20, R$ 30, R$ 50… o valor que quiser. E se um mês não conseguir pagar, não tem problema. Não tem juros, não tem multa”, reforçou Amanda.

A campanha busca garantir uma fonte contínua de arrecadação para ajudar a cobrir os altos custos mensais da instituição. “Só no mês de maio, os gastos com medicamentos, exames, consultas e serviços gerais, como combustível, somaram R$ 73 mil. De janeiro a maio, o custo já passou de R$ 300 mil”, afirmou. Além disso, a Casa Guido mantém uma equipe multiprofissional que atende diretamente os pacientes e familiares, com nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga.

Quem não utiliza redes sociais pode solicitar o formulário pelo WhatsApp da instituição, no número (48) 3045-6211. “Esse telefone também serve para dúvidas ou para quem quiser mais informações. É só entrar em contato que a gente encaminha o formulário”, finalizou Amanda.

Confira entrevista completa

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Papo Empreendedor: a publicidade que transforma negócios com Everton e Marcos, da agência Nueva

Por Ligado no Sul30/06/2025 11h30
Foto/Redação

O Papo Empreendedor trouxe ao debate um tema essencial para quem quer crescer de forma autêntica no mercado: “A publicidade que vende: como a comunicação pode impactar pessoas, negócios e cidades”. Para aprofundar o assunto, Thayni Librelato recebeu Everton Mazzucco Milioli e Marcos Milanese.

Everton Mazzucco Milioli é  designer, publicitário e especialista em design gráfico com mais de 25 anos de experiência, e Marcos Milanese, publicitário, redator e estrategista, dividiram suas trajetórias e reflexões sobre branding, redes sociais, inteligência artificial e o papel transformador da publicidade nos negócios e na sociedade. Os dois são sócios da agência Nueva, sediada em Criciúma.

Logo no início da conversa, Everton compartilhou como o design sempre esteve presente em sua vida. “Desde criança eu desenhava. Meus cadernos de escola, as folhas que sobravam, eu usava para fazer desenho. Eu tinha uma reguinha com formas traçadas e ali criava logotipos. Foi uma coisa muito natural”, contou. Foi no curso técnico em Desenho Industrial da SATC que ele descobriu sua vocação e deu os primeiros passos profissionais. “Até hoje o conhecimento que eu adquiri naquele curso técnico me serve de embasamento para tudo que eu faço no meu dia a dia.”

Marcos também relembrou sua relação com a criatividade desde cedo. “Na escola eu estava sempre rabiscando, inventando histórias. Então foi muito natural pra mim entrar na Publicidade e Propaganda.” Formado em Itajaí, ele destaca a importância das experiências vividas na universidade e dos contatos feitos na época. “A relação com professores, colegas, pessoas do estado inteiro… foi uma bagagem muito interessante para a vida.”

A paixão de Marcos pela comunicação também tem raízes familiares. “Eu tenho um tio no Rio de Janeiro que tinha uma agência. Eu passava as férias lá e visitava a agência desde pequeno. Ele trabalhou com o Nizan Guanaes, fez dupla com ele, participou da criação do logotipo do Rock in Rio. Então já era um mundo que eu gostava.”

Sobre a trajetória profissional, Marcos destacou experiências em agências do Rio, Florianópolis e Criciúma, além de um período em Londres. Foi em Criciúma que conheceu Everton e surgiu a ideia da sociedade. “A gente viu que o nosso trabalho se alinhava. E depois de uns dois anos, resolvemos abrir a agência Nueva.”

Mas empreender no Brasil não é simples. “Nosso primeiro boleto foi um golpe”, contou Marcos, em tom bem-humorado, relatando a chegada de uma cobrança falsa logo após o CNPJ ser registrado. “Para ver como é fácil empreender no Brasil.”

Mesmo assim, os dois não desistiram de investir em um negócio que alia criatividade e planejamento estratégico. “A gente sempre procurou passar para os nossos clientes que comunicação não é custo, é investimento. A comunicação é uma ponte entre pessoas e ações. A nossa agência é muito focada nisso, em propósito”, disse Marcos.

Everton complementa que muitas vezes é preciso educar o cliente sobre o papel da marca. “Marca é o que o teu cliente fala quando tu não tá na sala. O significado quem dá é o cliente, não você. A menos que você trabalhe para mudar isso.”

Um ponto importante para os dois é o equilíbrio entre estética e estratégia. “Tudo que a gente vai apresentar tem que ser muito bem embasado. Mas às vezes o cliente não fornece a informação correta e o trabalho começa errado. Por isso, reforçamos muito o briefing e o alinhamento”, explicou Everton. Marcos concorda: “O cliente vem com a ideia pronta na cabeça e acha que é ‘só fazer um logo’, mas a gente mostra todo o processo de pesquisa, análise e alinhamento com os valores da marca.”

A superficialidade nas redes sociais também foi criticada pelos dois. “Tá tudo muito igual, pasteurizado. Todo mundo segue os mesmos passos, a mesma hashtag. Isso atrapalha muito a comunicação”, observou Everton. Marcos acrescentou que o tráfego pago, por exemplo, está supervalorizado. “A gente vê que não adianta fazer tráfego se não tiver um alinhamento de marca, de posicionamento. Comunicação envolve muito mais coisas.”

Sobre inteligência artificial, os dois afirmaram que a ferramenta já faz parte da rotina da agência. “Hoje ela ajuda muito a organizar as ideias, transformar as pesquisas em informações mais estruturadas”, disse Everton. “A gente usa principalmente para geração de ideias, insights, conteúdo para redes sociais, até criação de vídeo. Mas é importante lembrar que é só uma ferramenta — ela não pensa por você”, reforçou Marcos.

Na visão de Everton, o trabalho de marca precisa partir da cultura da empresa. “A marca se constrói de dentro para fora. A gente trabalha com três pilares: verdade, verdade e diferenciação. Não adianta contar uma história bonita que não faz sentido dentro da empresa.” Isso, segundo ele, também ajuda a equilibrar o gosto pessoal do cliente com a estratégia publicitária: “A partir do momento que ele vê que aquilo bate no coração do cliente dele, o gosto pessoal perde importância.”

Sobre o marketing de influência, Marcos lembra que ele sempre existiu. “Na minha época eram os garotos-propaganda. Hoje, com a rede social, cada nicho tem seu influenciador. Mas agora precisa ser mais bem trabalhado, com ética e alinhamento de valores.” Eles alertaram para os riscos de associar marcas a influenciadores que não têm relação com o propósito da empresa. “Tem que encontrar o influenciador certo, que usa o produto, que tem alinhamento com a marca”, pontuou Everton.

Entre as campanhas mais marcantes da Nueva, Marcos citou duas: uma para a gráfica Multicópias e outra para a Casa Guido. A primeira envolveu um outdoor criativo com elementos que iam “além da impressão”, e teve repercussão nacional. A segunda, uma causa social que ajudou a arrecadar mais de R$ 1 milhão para a aquisição da casa própria da instituição. “A Casa Guido foi um trabalho que começou voluntário e hoje tem uma ajuda de custo. É um trabalho delicado, que precisa passar a necessidade deles com responsabilidade”, explicou Marcos.

Para encerrar, Everton falou sobre como a paternidade o transformou também como empreendedor. “Tudo agora faz mais sentido. A partir do momento que minha filha nasceu, tudo mudou. Muda a forma como você se comporta, como você pensa nos projetos.”

Marcos resumiu bem o posicionamento que ele busca construir com os clientes. “Hoje a comunicação saiu do vertical e foi para o horizontal. As pessoas têm mais voz ativa. As marcas precisam ouvir mais, se conectar de forma verdadeira, com propósito. Só assim vão se tornar relevantes.”

Com visões complementares, Everton e Marcos mostraram como é possível construir marcas fortes com criatividade, estratégia e, acima de tudo, propósito. Como disse Everton: “O que ainda me emociona na propaganda é o sorriso do cliente. Isso enche a gente de orgulho.” E como concluiu Marcos: “A publicidade de verdade conecta ideias, pessoas e marcas com significado.”

Conheça um pouco mais sobre Marcos Milanese

  • Livro que mudou sua vida? Ghost Rider: A estrada da cura – por Neil Peart
  • Um sonho ainda não realizado? Levar a Agência ao Festival de Cannes
  • Maior conquista que te enche de orgulho? Ter a aberto a Nueva
  • Qual hábito diário mais impacta positivamente sua vida? Ler antes de dormir
  • Filme ou série que te inspira a empreender? Série Med Man
  • Qual conselho você daria ao seu eu mais jovem? Confie nas suas ideias e vá em frente, nem todo dia é fácil, mas vai dar tudo certo
  • Qual marca você quer deixar para o mundo? De empatia, quando nos colocamos no lugar do outro, tudo melhora
  • Música pop ou rock que te dá energia? Time Stand Still, do Rush
  • O que seria seu “luxo” essencial? Assistir ao jogo do Criciúma com os amigos
  • Onde você se vê daqui a 5 anos? Voltando aqui no programa, pra falar ainda mais sobre a Agência e o mercado.

Conheça um pouco mais sobre Everton Mazzucco Milioli

  • Livro que mudou sua vida? A Bíblia
  • Um sonho ainda não realizado? Vivenciar uma Copa do Mundo
  • Maior conquista que te enche de orgulho? Minha filha
  • Uma decisão que você repensaria? Ter tido filho um pouco mais cedo
  • Qual hábito diário mais impacta positivamente sua vida? A leitura da Bíblia
  • Filme ou série que te inspira a empreender? À Procura da Felicidade e Moneyball
  • Qual conselho você daria ao seu eu mais jovem? Estude mais sobre vendas e investimentos
  • Qual marca você quer deixar para o mundo? Da empatia e da honestidade. A verdade faz muita diferença
  • Música pop ou rock que te dá energia? Eye Of The Tiger e Oh happy day
  • O que seria seu “luxo” essencial? Assistir o jogo do Tigre
  • Onde você se vê daqui a 5 anos? Em Cannes
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Motociclista fica ferido após colisão com carro em Morro da Fumaça

Por Ligado no Sul30/06/2025 11h00
Foto/CBMSC

Um motociclista de 32 anos ficou ferido em um acidente na manhã desta segunda-feira (30) em Morro da Fumaça. A batida aconteceu por volta das 7h05 na Rua 420, no bairro Maccari.

O homem dirigia a moto quando bateu de frente com um carro. Ele foi jogado por cima do veículo e caiu a cerca de três metros, perto de uma cerca de arame farpado.

Ele estava consciente e usava capacete, mas sentia muita dor nas costas. Os socorristas tiraram o capacete, colocaram um colar cervical para proteger o pescoço e o levaram ao Hospital São José.

O motorista do carro não se machucou e ficou no local até a chegada da polícia.

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Prefeitura de Orleans vai encaminhar nova proposta de lei à Câmara para regulamentar plantões das farmácias

Por Ligado no Sul30/06/2025 10h30
Foto/Redes Sociais

A Prefeitura de Orleans pretende enviar ainda nesta segunda-feira, 30, à Câmara de Vereadores, um novo projeto de lei para regulamentar o funcionamento das farmácias em horários de plantão. A proposta busca adequar a legislação municipal às recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que limitam o poder dos municípios em restringir o horário de funcionamento dos estabelecimentos com base na livre iniciativa e livre concorrência.

Em entrevista ao Jornal da Guarujá, o procurador jurídico do município, Italo José Zomer, explicou o contexto que levou à elaboração da nova proposta. “O Executivo enxerga com preocupação a situação e tem agido desde que ela ganhou novos contornos jurídicos”, disse. Ele lembrou que a discussão em torno dos plantões das farmácias ganhou força a partir de um mandado de segurança impetrado por uma farmácia do município, que obteve decisão favorável para funcionar fora da escala de plantão definida por lei local.

Zomer explicou que a legislação municipal se baseava na Lei Federal nº 5.991/1973, que obriga farmácias e drogarias a manterem atendimento ininterrupto à população por meio de sistema de rodízio. A norma em vigor em Orleans foi criada em 2023 e determinava o horário de funcionamento das farmácias de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h, fora do plantão.

A primeira decisão favorável à farmácia que ingressou com a ação foi liminar. Em seguida, uma sentença confirmou a validade da lei municipal. No entanto, no julgamento do recurso, a Justiça catarinense acolheu o entendimento do STF. “O Supremo, em decisão recente do Plenário, entendeu que, seguindo os princípios da Constituição, como livre iniciativa e livre concorrência, não pode a norma municipal chegar a essa limitação”, afirmou o procurador.

Com esse novo entendimento, a Prefeitura viu a necessidade de construir um novo caminho. “A situação ficou prejudicada do ponto de vista jurídico. A questão é como regulamentar isso agora, respeitando a decisão do STF e, ao mesmo tempo, garantindo que a população não fique desassistida quando mais precisar de uma farmácia aberta”, destacou.

Segundo Zomer, a nova proposta prevê a criação de um horário específico de plantão, que será regulamentado por decreto do Executivo, e não mais fixado por lei. “Esse horário vai ser das 22h às 8h nos dias normais de semana, das 8h de sábado às 8h de domingo e das 8h de domingo às 8h de segunda-feira”, explicou. Nesse período, haverá rodízio entre as farmácias da área central, que também serão obrigadas a divulgar qual unidade estará de plantão.

Contudo, nenhuma farmácia será impedida de abrir fora da escala, se assim desejar. “O que a lei não pode mais fazer é limitar o funcionamento. Se mais de uma farmácia quiser abrir durante o plantão, poderá abrir. Porém, aquela que aderir ao rodízio e se comprometer com a escala vai ter que cumprir”, disse.

A construção da proposta tem sido feita com diálogo entre Executivo, Legislativo e representantes das farmácias. “A gente parabeniza a atitude do Legislativo em promover esse diálogo com os envolvidos e com a população. Ficou bem claro na audiência pública do dia 18 de junho que a população quer farmácia aberta em horário de plantão”, reforçou Zomer.

O procurador também reconheceu o esforço das farmácias que, mesmo diante da insegurança jurídica, seguiram respeitando a escala de plantões. “Algumas farmácias mais tradicionais, familiares, que já adotam esse sistema há cerca de duas décadas, se comprometeram a manter o regime enquanto não se resolvesse o impasse. Mas junho acaba hoje, e por isso essa urgência”, pontuou.

Por fim, Italo mencionou que, em último caso, o Executivo estuda a possibilidade de implantar uma farmácia municipal. “Seria com medicamentos da relação básica e do município, para atender nesses horários de plantão. Mas isso seria uma última hipótese. O foco é chegar a um consenso com os empreendedores. Porque tem o lado deles também, mas acima de tudo, é pensar no bem-estar da população.”

Confira entrevista completa

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