Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Ligado no Sul
BLOG

O que é a escala 6×1 e o que pode mudar com a proposta aprovada no Senado

Por Ligado no Sul14/12/2025 12h00
foto: Agência Brasil

A escala de trabalho 6×1, bastante comum no comércio, na indústria e no setor de serviços, prevê seis dias consecutivos de trabalho para apenas um dia de descanso. Esse modelo é permitido pela legislação atual, desde que respeitado o limite de até 44 horas semanais, mas há anos é alvo de críticas por impactar a saúde física e mental dos trabalhadores.

Com a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC). do senador Paulo Paim (PT-RS), que propõe o fim da escala 6×1, a jornada de trabalho no Brasil pode passar por uma mudança, caso o texto avance nas próximas etapas do Congresso.

Pela proposta, o limite da jornada semanal será reduzido de forma gradual. Inicialmente, cairia de 44 para 40 horas semanais e, nos anos seguintes, seria reduzido em uma hora por ano até atingir o limite de 36 horas semanais. Além disso, o novo modelo garante dois dias consecutivos de descanso por semana, encerrando, na prática, a escala 6×1 e consolidando uma jornada distribuída em até cinco dias de trabalho.

Na prática, isso significa que o trabalhador não poderá mais ser escalado para trabalhar seis dias seguidos com apenas uma folga. A ideia é promover maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal, reduzir o desgaste físico e emocional e diminuir riscos de adoecimento relacionados ao excesso de trabalho.

Outro ponto da proposta é que a redução da jornada não prevê diminuição de salários. O texto mantém a remuneração integral do trabalhador, mesmo com menos horas trabalhadas ao longo da semana.

A mudança, no entanto, não será imediata. Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição, o texto ainda precisa ser aprovado em dois turnos no plenário do Senado e, depois, passar pela Câmara dos Deputados, também em dois turnos. Caso aprovada, a implementação será feita de forma progressiva, permitindo adaptação das empresas e dos setores econômicos.

O fim da escala 6×1 é defendido por centrais sindicais e especialistas em saúde do trabalho, que apontam benefícios como mais tempo de descanso, convivência familiar e melhoria na qualidade de vida. Por outro lado, entidades empresariais alertam para possíveis impactos operacionais e custos adicionais, especialmente para pequenos negócios.

O debate segue em andamento no Congresso e deve ganhar ainda mais atenção nos próximos meses, já que a proposta pode alterar de forma estrutural a rotina de milhões de trabalhadores em todo o país.

0
0

Campeonato Intertorcidas de Orleans encerra com grande final e integração entre torcedores

Por Ligado no Sul14/12/2025 11h00
Fotos/Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Orleans

O Campeonato Intertorcidas de Orleans chegou ao fim nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro, com a realização da grande final no Vilson Centro Esportivo. A decisão foi marcada por emoção, disputa acirrada e espírito esportivo entre as equipes Flamengo e Grêmio, com o Grêmio conquistando o título da competição.

Promovido pelo Departamento Municipal de Esportes, o campeonato teve como principal objetivo incentivar a prática esportiva, o lazer e a integração entre torcedores de diferentes clubes representados no município.

Ao longo da competição, nove equipes participaram do Intertorcidas: Vasco, Corinthians, São Paulo, Criciúma, Botafogo, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Palmeiras/Consulado de Orleans, movimentando atletas, torcedores e a comunidade esportiva local.

Antes da grande final do Intertorcidas, o público também acompanhou a final do Society Quarentão Fut 7, em um confronto entre as equipes Orleans Legends e Palmeiras de Pindotiba. Em uma partida onde o Palmeiras de Pindotiba sagrou-se campeão da categoria.

O diretor municipal de Esportes, Eduardo Rosa, destacou que as competições foram um sucesso, fortalecendo o esporte amador e promovendo momentos de convivência saudável entre atletas de diferentes gerações. “Mais do que a disputa, os campeonatos proporcionaram integração, respeito e valorização do esporte no município”, afirmou.

A Prefeitura de Orleans, por meio do Departamento Municipal de Esportes, parabeniza todas as equipes participantes, a comissão organizadora e o público que prestigiou os jogos.

0
0

Festa do Vinho inicia a venda dos passaportes promocionais neste domingo em Urussanga

Por Ligado no Sul14/12/2025 10h00
Foto/Divulgação

A venda dos primeiros passaportes promocionais para a 22ª Festa do Vinho inicia neste domingo, dia 14, em Urussanga. Uma equipe da Comissão Central Organizadora (CCO) vai disponibilizar os ingressos das 17 às 22 horas na Praça Anita Garibaldi. Os moradores da cidade têm prioridade na aquisição do primeiro lote pelo valor de R$ 200, mediante ao comprovante de residência, e pode parcelar em até seis vezes com as taxas do cartão.

Seis shows nacionais vão se apresentar no palco da 22ª Festa do Vinho, que acontece de 5 a 9 de Agosto em Urussanga. As atrações confirmadas são: Armandinho na quarta-feira, dia 5. Thiaguinho na quinta-feira, dia 6. A dupla Zezé Di Camargo e Luciano será na sexta-feira, dia 7. E no sábado, dia 8, o público vai acompanhar as apresentações de Duca Leindecker (Cidadão Quem), Nenhum de Nós e Papas da Língua.

Segundo o presidente da CCO, Paulo Gonçalves Júnior, o Juninho, os shows nacionais completam o evento, que também conta com atrações regionais, cultura, gastronomia e bons vinhos. “Estamos trabalhando para realizar uma das melhores edições desta festa, que já é tradicional em Santa Catarina. Os moradores de Urussanga devem aproveitar a oportunidade de adquirir o seu passaporte promocional com condições facilitadas”, disse. As vendas para os demais municípios começam dia 10 de janeiro pelo site www.guicheweb.com.br com passaportes no valor de R$ 280.

0
0

Princípio de incêndio atinge residência de madeira em Criciúma

Por Ligado no Sul14/12/2025 09h00
Foto/CBMSC

Um princípio de incêndio foi registrado na noite deste sábado (13), por volta das 21h00, em uma residência de madeira localizada na rua João Batista Rita, no bairro Santa Luzia, em Criciúma.

A guarnição foi acionada para atendimento da ocorrência e, ao chegar ao local, constatou que o fogo já havia sido controlado pelo próprio morador, que utilizou uma mangueira de jardim para conter as chamas.

O imóvel, com aproximadamente 80 metros quadrados, teve danos parciais, com comprometimento de algumas madeiras da parede atingida e da forração de PVC de um dos quartos. Conforme verificado no local, o incêndio teve início na parte externa da residência.

Após a avaliação da situação, a guarnição realizou o dimensionamento dos riscos e orientou os moradores sobre medidas de segurança. O local foi deixado sob responsabilidade do proprietário.

0
0