Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Ligado no Sul
BLOG

Orleans promove reunião para debater o turismo e apresentar o Programa Integratur

Por Ligado no Sul28/01/2026 09h30
Foto/PMO

A Prefeitura de Orleans realiza, na próxima segunda-feira (2), uma reunião com representantes do trade turístico do município para discutir os rumos do turismo local. O encontro será às 19h30, no Centro Administrativo, localizado na Rua XV de Novembro, nº 282, no Centro.

Durante a reunião, será apresentada a primeira fase do Programa Integratur, iniciativa voltada à integração de ações, fortalecimento de parcerias e construção coletiva de estratégias para o desenvolvimento do turismo em Orleans.

Além da apresentação do programa, o encontro também será um espaço para troca de ideias, diálogo e alinhamento sobre os próximos passos do setor turístico no município. A proposta é fortalecer a rede local, valorizando os atrativos e ampliando as oportunidades econômicas ligadas ao turismo.

A organização destaca que a participação dos profissionais da área e da comunidade é fundamental para o sucesso das ações. Os interessados devem garantir presença por meio de inscrição. Clique aqui!

0
0

Boi fica atolado em vala e mobiliza resgate dos bombeiros em Içara

Por Ligado no Sul28/01/2026 09h00
Foto/CBMSC

Um boi foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar na tarde desta terça-feira (27), após ficar atolado em uma vala às margens da Rua Santo Antônio, no bairro Esplanada, em Içara. A ocorrência foi atendida por volta das 14h55 .

Ao chegar ao local, os bombeiros constataram que o animal estava completamente preso no interior da vala, sem conseguir se movimentar. Para realizar o resgate com segurança, a equipe iniciou a retirada de material arenoso ao redor do bovino, utilizando ferramentas manuais, e montou um sistema de salvamento com tripé e redução de força. O animal também foi tracionado com o auxílio do caminhão ABTR-72.

Após o trabalho técnico, o resgate foi concluído com êxito, e o boi foi retirado sem apresentar ferimentos aparentes. No local, não foi possível identificar o proprietário. Diante disso, o animal foi amarrado em um ponto seguro, à sombra e longe do córrego, além de receber água limpa.

 

0
0

Cão Orelha: Polícia Civil indicia três pessoas por coação de testemunha durante investigação do caso

Por Ligado no Sul28/01/2026 08h30
Foto: Leo Munhoz / SECOM

A Polícia Civil de Santa Catarina apresentou em coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira, 27, os avanços da investigação sobre o caso de maus-tratos contra o cão Orelha. Familiares dos adolescentes, sendo um advogado e dois empresários, após serem interrogados, foram indiciados pelo crime de coação no curso do processo.

O crime contra o cachorro ocorreu no início de janeiro deste ano, quando a Polícia Civil tomou conhecimento sobre agressões praticadas contra o cão comunitário, na Praia Brava, em Florianópolis. Devido à gravidade dos ferimentos, o animal morreu durante o atendimento médico-veterinário.

Foi instaurado auto de apuração de ato infracional, por parte da Delegacia de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei da Capital (DEACLE), após ter sido constatado no bojo da investigação a suspeita de envolvimento de adolescentes. Já o inquérito policial, instaurado para apurar a coação realizada por familiares dos adolescentes investigados a testemunhas, foi conduzido pela Delegacia de Proteção Animal da Capital (DPA).

No âmbito da DPA, o inquérito foi concluído. O inquérito policial foi remetido ao Fórum. “Importante destacar que a Polícia Civil em nenhum momento parou. Só por meio do procedimento da DPA, ouviu mais de 20 pessoas e analisou mais de 72 horas de imagens de um total de 14 câmeras de monitoramento, sejam elas públicas sejam privadas, apenas referentes ao fato do cão Orelha, o que totaliza mais de 1000 horas de gravações para análise, fora as imagens dos demais atos criminosos conexos a essa situação”, destacou a delegada responsável pelo caso na DPA, Mardjoli Valcareggi.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

Na segunda-feira, 26, a DPA e a DEACLE cumpriram mandados de busca e apreensão a residências, tanto dos adolescentes suspeitos dos maus-tratos a animais e outros atos ilícitos na Praia Brava quanto dos adultos que teriam coagido testemunhas. Foram apreendidos celulares e eletrônicos dos adolescentes, cujas análises irão corroborar com os elementos probatórios já colhidos pela Polícia Civil.

Sobre os adolescentes identificados, o procedimento agora será concluído na DEACLE, pois a Polícia Civil precisava cumprir medidas cautelares antes das oitivas dos suspeitos e, na última semana, ainda não havia obtido todos os mandados judiciais.

O delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, explicou que a atuação da Polícia Civil prioriza a causa animal e destacou a criação das delegacias especializadas para defender os direitos dos animais no âmbito da Polícia Civil.

“É importante esclarecer que é vedada a divulgação de imagens, fotos e nomes dos adolescentes investigados e que a responsabilização se dá perante a autoridade judicial, que vai, de acordo com as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, impor uma sanção penal a eventuais autores dessa prática delitiva”, finalizou Ulisses.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

Para prestar os esclarecimentos e responder às demandas da imprensa, também estiveram na coletiva o diretor de Polícia da Grande Florianópolis, delegado Pedro Henrique de Paula e Silva Mendes, e o diretor do Gabinete da Delegacia-Geral, delegado Marcelo Nogueira.

0
0

Polícia Militar prende homem condenado a 14 anos por estupro de vulnerável em Pedras Grandes

Por Ligado no Sul28/01/2026 08h00
Foto/PMSC

Na noite de terça-feira (27), a Polícia Militar prendeu um homem de 43 anos em Pedras Grandes, na localidade de Azambuja, durante o cumprimento de um mandado de prisão.

A prisão aconteceu após a polícia receber informações da agência de inteligência. O suspeito foi localizado em uma casa às margens da rodovia e abordado quando saiu do local a pé, em via pública.

Ao consultar os dados, os policiais confirmaram que havia contra ele um mandado de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. O homem já havia sido condenado a 14 anos de prisão em regime fechado. Após a abordagem, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao sistema prisional da região, onde permanece à disposição da Justiça.

0
0