Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Ligado no Sul
BLOG

Atenção, Orleans: foco do aedes aegypti é registrado no bairro Samuel Sandrini

Por Ligado no Sul24/12/2025 11h30
Foto/PMO

A Secretaria Municipal de Saúde de Orleans emitiu um alerta à população após a identificação de um foco do mosquito Aedes aegypti no bairro Samuel Sandrini. Diante da situação, o órgão reforça a importância da colaboração de todos os moradores no combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Segundo a secretaria, com a chegada do período de férias e o aumento de viagens para outras regiões, é fundamental redobrar os cuidados, especialmente nas residências que ficam fechadas por vários dias. A orientação é eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada, como pratos de vasos de plantas, calhas, pneus, garrafas, caixas d’água e outros possíveis criadouros.

A Secretaria de Saúde destaca que o combate ao Aedes aegypti depende principalmente de ações simples e contínuas da comunidade, já que a maior parte dos focos do mosquito é encontrada dentro dos domicílios. Em caso de dúvidas ou para denúncias de possíveis focos, a população pode procurar a Vigilância Epidemiológica do município.

0
0

Confira como será o funcionamento dos serviços públicos municipais em Criciúma no Natal e Ano Novo

Por Ligado no Sul24/12/2025 11h00
Foto/Divulgação

O período é de celebração entre familiares e amigos, no entanto, mesmo durante as festividades, os serviços públicos considerados essenciais continuam funcionando em Criciúma, alguns deles com horários diferenciados. Confira as principais mudanças nos setores da Administração Pública para os feriados de Natal e Ano Novo:

Paço Municipal: A Prefeitura de Criciúma estará fechada nos dias 24, 25, 31 de dezembro e em 1º de janeiro de 2026. Nos demais dias, o atendimento ao público ocorrerá normalmente, das 8 às 17 horas.

Saúde: As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão fechadas nos dias 24, 25, 31 de dezembro e em 1º de janeiro. Nos demais dias, as unidades estarão abertas em horário normal, conforme cronograma de cada uma. Os serviços de Urgência e Emergência, como os atendimentos do Samu, as Unidades de Pronto Atendimento de Urgência (UPAs) no distrito do Rio Maina e nos bairros Próspera, Boa Vista e Santa Luzia, bem como o pronto atendimento do Hospital São José, funcionarão normalmente.

Educação: Durante o período de férias escolares, todas as escolas municipais estarão fechadas. O atendimento externo será retomado no dia 9 de fevereiro e com estudantes em 18 de fevereiro. A Secretaria de Educação não terá expediente nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Coleta seletiva de lixo: A coleta de resíduos ocorrerá normalmente nos dias 24 e 31 de dezembro. No entanto, não haverá coleta nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Transporte Coletivo Urbano: Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, os ônibus operam com horário de domingo. Nos demais dias, o transporte coletivo segue a tabela habitual. Mais informações podem ser obtidas no site http://cribus.com.br.

Ouvidoria: O atendimento presencial da Ouvidoria e pelo telefone 156 não ocorrerá nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro. Nas demais datas, atendimento normal das 8 às 17 horas. No entanto, o cidadão pode registrar seus manifestos de forma on-line pelo site: ouvidoria.criciuma.sc.gov.br.

Defesa Civil: O órgão atua 24 horas por dia, todos os dias do ano, portanto, seguirá funcionando normalmente neste fim de ano. Os atendimentos da Defesa Civil podem ser acionados pelo número 199.

Superintendência de Trânsito e Agentes de Trânsito: Os agentes de trânsito atuam 24 horas por dia, todos os dias do ano. Ocorrências podem ser registradas pelo número 118, que também é 24 horas. O atendimento administrativo presencial na Superintendência de Trânsito também ocorrerá normalmente neste fim de ano.

0
0

Anvisa barra comercialização de medicamentos das marcas Bwell e Needs em todo o país

Por Ligado no Sul24/12/2025 10h30
© Marcello Casal jr/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta terça-feira (23), o comércio e a propaganda de todos os medicamentos das marcas Bwell e Needs, controladas pelo grupo RD Saúde, o mesmo que administra as redes de drogarias Raia e Drogasil.

Com a decisão, os produtos ficam impedidos de serem comercializados em lojas físicas, sites ou por meio de terceiros. Segundo a Anvisa, a medida foi adotada porque a empresa não possui autorização para produzir medicamentos.

A determinação vale exclusivamente para remédios. Outros itens das marcas, como produtos de higiene e beleza, seguem liberados para venda.

Em nota enviada ao site Poder360, a RD Saúde informou que discorda da decisão e que irá recorrer. “A RD Saúde não é indústria e não produz medicamentos”, afirmou a empresa.

Ainda conforme a nota, “os medicamentos das marcas Bwell e Needs são produzidos por indústrias farmacêuticas devidamente licenciadas e autorizadas pela Anvisa, seguindo rigorosamente as normas regulatórias aplicáveis. Os produtos das duas marcas estão devidamente registrados na agência reguladora”. A empresa destacou ainda que irá detalhar seus procedimentos em recurso administrativo a ser apresentado à Anvisa.

0
0

Governo do Estado lança campanha de conscientização contra o abandono de animais

Por Ligado no Sul24/12/2025 10h00
Divulgação /Ascom | SEMAE

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), lançou uma campanha de conscientização contra o abandono e maus tratos de animais. A iniciativa integra o rol de ações do executivo estadual voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de proteção animal, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal da Semae.

A campanha, que traz o mote Não abandone o amor, faz parte do Dezembro Verde e propõe uma abordagem sensível e educativa, de estímulo à reflexão, empatia e responsabilidade com os animais. O conceito parte da ideia de que o amor gera compromisso, inclusive nos momentos difíceis, convidando a sociedade a uma mudança de atitude e alerta para, inclusive, denunciar crimes de maus-tratos pelo telefone 181 da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC).

“Com essa ação, o Governo do Estado reafirma o compromisso com o bem-estar animal, promovendo conscientização, informação e educação como pilares para reduzir o abandono, combater os maus tratos e incentivar a adoção responsável em todo o território catarinense. Nosso objetivo é conscientizar para que tenhamos uma sociedade cada vez melhor para todos: humanos e animais”, destaca o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Cleiton Fossá.

As ações incluem intervenções urbanas e campanhas visuais que ampliam o entendimento sobre o que também caracteriza abandono e maus tratos, reforçando a importância da adoção de pets com responsabilidade. A iniciativa prevê a veiculação de conteúdo multimídia integrado, com peças para TV, redes sociais e filmes digitais, além de ativações em equipamentos públicos ao longo dos meses de dezembro e janeiro.

“A ideia da campanha surgiu, a partir de uma constatação, baseada em dados, de que, principalmente nesta época de final de ano e alta temporada, aumentam os casos de adoção, com as pessoas mais sensibilizadas, mas ao mesmo tempo, vemos aumentar os casos de abandono de pets, como nas situações onde as famílias saem de férias ou se mudam, e não tendo como quem deixar ou doar, acabam abandonando os animais a própria sorte. Essa realidade precisa mudar, afinal, pet não é brinquedo e são seres sencientes que sentem fome, medo, tristeza, frio, calor e desamparo, nessas situações”, pontua Fabrícia Rosa Costa, diretora estadual do Bem-Estar Animal Estadual.

Dezembro Verde

Todos os dias milhares de animais sofrem com o abandono e com os maus tratos. Animais de estimação costumam ser presentados na época do Natal, mas nem sempre ficam de forma permanente com as famílias e sofrem o abandono, em especial em períodos de viagens e de férias escolares. Por isso, dezembro foi escolhido para ser o Dezembro Verde, mês da campanha de conscientização da população de que o abandono e maus tratos de animais é crime, de estímulo à guarda responsável e à prevenção desses casos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, atualmente, existam mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil.

Pet Levado a Sério

A castração é a principal ferramenta para diminuir o abandono e os maus tratos e em Santa Catarina o Governo, por meio da Semae, lançou o Programa Pet Levado a Sério, que visa garantir um futuro melhor para milhares de animais. É o maior programa desse segmento do país. Pela primeira vez na história do estado, o Executivo catarinense realiza um investimento estruturado e de grande porte voltado ao bem-estar animal. Mais de R$17 milhões foram confirmados para investimentos na realização de mais de 80 mil castrações de cães e gatos em 273 municípios catarinenses.

0
0