Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download Indicamos essas 4 opções:
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
BLOG
Ligado no Sul BLOG
Obra de drenagem em bairro de Cocal do Sul recebe investimento de cerca de R$ 1,6 milhão
Por Ligado no Sul16/01/2026 15h30
Foto/Assessoria de Comunicação
A Administração de Cocal do Sul executa uma obra de drenagem no bairro Boa Vista para resolver um problema antigo no escoamento de água da chuva que desce dessa localização, passando pelo cemitério municipal até o Rio Tigre.
O investimento é de aproximadamente R$ 1,6 milhão e a intervenção busca dar uma solução definitiva aos alagamentos que, há anos, afetam o local e as áreas próximas.
O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, afirma que, apesar dos transtornos temporários, a obra é necessária e trará benefícios duradouros para a cidade.
“É importante deixar claro que toda obra traz transtorno. É um transtorno imediato, por um curto espaço de tempo, mas que depois traz uma compensação por muitos e muitos anos. Essa é uma obra feita para coletar a água da chuva e melhorar o escoamento, principalmente naquela região, que historicamente enfrenta esse problema”, afirmou.
Segundo o prefeito, são intervenções que não foram feitas no passado e que hoje se tornaram indispensáveis. “Talvez nunca se imaginou que uma obra desse porte seria necessária ali, mas o crescimento da cidade e as mudanças no volume das chuvas mostram que ela precisa ser feita. O transtorno existe, mas é por esse caminho que o município segue”, completou.
A obra contempla a instalação de uma grande tubulação de concreto, com cerca de 1,5 metro de diâmetro, ao longo de aproximadamente 435 metros. Essa estrutura vai captar o volume de água da chuva e conduzi-lo até o Rio Tigre, passando pela região da Rua Lúcio Pedro Dalló, adentrando no cemitério Local e último trecho por dentro do pátio da empresa Eliane Revestimentos para desembocar no leito do Rio Tigre.
Com isso, a intervenção vai reduzir alagamentos frequentes e proteger o cemitério municipal, ruas, áreas públicas e empresas instaladas no entorno, melhorando a segurança e a infraestrutura desta localidade.
Os serviços estão sendo executados pela empresa Zaluz Terraplenagem e Transportes Ltda, contratada por meio de licitação, e incluem também melhorias na drenagem superficial da via, além de outras intervenções necessárias para organizar e qualificar o local.
O projeto foi desenvolvido pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a partir de estudos técnicos que indicaram a necessidade dessa solução. De acordo com o levantamento realizado, o traçado da obra precisou seguir esse percurso por não haver alternativa viável devido às características do terreno e ao uso de máquinas de grande porte empregadas a execução desta drenagem.
Além da drenagem, a obra prevê a recuperação total das áreas afetadas, com recomposição de calçadas, melhorias internas no cemitério, construção de estruturas de contenção e organização do espaço ao final dos trabalhos.
A previsão é de que a obra seja concluída em cerca de 90 dias.
0
0
Frente fria provoca temporais em Santa Catarina neste fim de semana
Por Ligado no Sul16/01/2026 13h30
Foto: Airton Fernandes / SDC
O avanço de uma frente fria provoca chuva em todas as regiões de Santa Catarina neste fim de semana. Apesar da instabilidade, as temperaturas seguem elevadas, superando os 30°C em todas as regiões e podendo ultrapassar os 35°C no Extremo Oeste, no Vale do Itajaí e no Litoral. O calor tende a dar uma trégua na segunda-feira, 19, após a passagem do sistema.
A frente fria está associada à formação de um ciclone no oceano, no extremo sul da América do Sul. Apesar disso, o ciclone não deve provocar impactos diretos em Santa Catarina, contribuindo apenas para o aumento das instabilidades.
Na sexta-feira, 16, ainda persiste a condição de temporais típicos de verão, semelhantes aos registrados ao longo da semana. As instabilidades atingem principalmente a faixa entre o Meio-Oeste e o Litoral catarinense, com maior intensidade nas áreas de serra. De forma geral, mesmo ocorrendo de maneira isolada, os temporais podem vir acompanhados de vendavais e volumes elevados de chuva em curto período de tempo, mas cessando ao longo da noite.
No sábado, 17, o dia começa com tempo firme em grande parte do estado. A partir da tarde, porém, a aproximação da frente fria favorece a formação de temporais em todas as regiões, com condições para vendavais e chuva pontualmente intensa. As áreas com maior risco se concentram no Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, onde podem ocorrer transtornos associados a alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.
A condição do tempo no domingo, 18, permanece semelhante à do dia anterior. O calor continua e a passagem da frente fria mantém o cenário favorável à ocorrência de temporais em todas as partes de Santa Catarina.
O tempo tende a ficar mais firme e com temperaturas mais baixas a partir da madrugada de segunda-feira, 19, após a passagem do sistema. No Litoral, o vento sul sopra com intensidade moderada a forte, com velocidades médias entre 25 e 35 km/h e rajadas que podem alcançar até 70 km/h nas áreas costeiras.
Apesar da diminuição do calor no início da próxima semana, a tendência é de elevação gradual das temperaturas ao longo dos dias seguintes.
Defesa Civil recomenda:
Durante os temporais, busque abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
Em situações de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC) reforça a importância de acompanhar as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos nos canais oficiais.
0
0
Colônia de Férias atende mais de 120 crianças em Orleans
Por Ligado no Sul16/01/2026 12h00
Fotos/ Assessoria de Comunicação – Orleans
A Prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realizando a Colônia de Férias no Centro de Educação Infantil (CEI) Genésio Mazon, atendendo mais de 120 crianças durante o período de recesso escolar. A ação busca assegurar um espaço seguro e estruturado para as famílias que precisam do atendimento neste período.
O serviço é voltado às crianças da educação infantil e funciona como apoio às famílias, oferecendo acompanhamento diário, alimentação e atividades adequadas à faixa etária.
Durante as atividades, os alunos participam de brincadeiras livres e orientadas, momentos de interação, estímulos sensoriais e dinâmicas planejadas pelas equipes pedagógicas. As ações são pensadas para a primeira infância, considerando o ritmo individual de cada criança e priorizando um ambiente acolhedor.
Segundo a secretária municipal de Educação, Elisabete Menegasso Bagio, a colônia de férias cumpre um papel importante no período de recesso. “Além de garantir um local seguro e acolhedor, o trabalho desenvolvido respeita a fase da infância, priorizando o cuidado, o afeto e o bem-estar das crianças”, afirmou.
“A colônia de férias é uma forma de apoiar as famílias que trabalham e precisam desse atendimento, ao mesmo tempo em que garantimos às crianças um ambiente preparado, com profissionais qualificados e atividades adequadas”, ressaltou o prefeito Fernando Cruzetta.
0
0
Espetáculo “Conexão” leva música sensorial e gratuita a quatro cidades de Santa Catarina
Por Ligado no Sul16/01/2026 11h30
Foto/ Raphaella Cavalheiro
O duo Mariana & Javier apresenta ao público catarinense o espetáculo musical “Conexão”, que percorre quatro cidades do estado entre o fim de janeiro e o início de fevereiro de 2026. Com entrada gratuita, o concerto tem como eixo central o álbum Conexão, lançado em 2023, e incorpora canções inéditas com arranjos criados especialmente para a turnê.
No palco, Mariana Barardi e Javier Venegas dividem a cena com quatro músicos convidados, reunindo voz, violão, viola de arco, violinos, violoncelo e percussão. A proposta sonora transita entre a world music, referências ancestrais e xamânicas, além de elementos da música popular contemporânea e espiritual, criando atmosferas descritas pelos artistas como “épicas, místicas e contemplativas”.
A narrativa do espetáculo é construída a partir das canções e convida o público a refletir sobre os vínculos que conectam o ser humano a si mesmo, às outras pessoas e à natureza. Os temas abordam autoconhecimento, pertencimento, espiritualidade e conexão com a vida, em uma experiência que privilegia a escuta sensível e a imersão sonora.
A turnê passa por Tubarão, Navegantes, Florianópolis e Lages. A estreia ocorre no dia 27 de janeiro, às 20h, no Teatro da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão. No dia 2 de fevereiro, o espetáculo chega ao Teatro Municipal de Navegantes. Em 5 de fevereiro, a apresentação será no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, e o encerramento acontece em 6 de fevereiro, no Teatro do SESC, em Lages, sempre às 20h.
O projeto é viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura e incentivo do Hiper Select. Além de democratizar o acesso à música, a proposta reforça o papel da arte como espaço de reflexão e encontro, oferecendo ao público uma experiência estética que vai além do entretenimento.