Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download Indicamos essas 4 opções:
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
BLOG
Ligado no Sul BLOG
Criciúma enfrenta a Chapecoense em jogo decisivo por vaga nas semifinais do Catarinense
Por Ligado no Sul08/02/2026 12h00
Foto: Ascom ACF/Prefeitura
Em busca da classificação para as semifinais do Campeonato Catarinense, o Tigre enfrenta a Chapecoense neste domingo (8), às 19h, na Arena Condá, pelo jogo de volta das quartas de final da competição estadual.
Após a derrota por 2 a 1 no confronto de ida, no Estádio Heriberto Hülse, o Criciúma precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão às cobranças de pênaltis ou por dois gols para garantir a vaga direta nas semifinais. A Chapecoense joga pelo empate para avançar.
Para o duelo decisivo, o técnico Eduardo Baptista não poderá contar com o volante Gui Lobo, que foi expulso na partida de ida.
O Campeonato Catarinense 2026 começou na primeira semana de janeiro e conta com novo formato. Na primeira fase, os 12 clubes foram divididos em dois grupos de seis, com confrontos em turno único entre equipes de chaves opostas. Os quatro melhores de cada grupo avançaram às quartas de final, enquanto os dois últimos disputam o quadrangular do rebaixamento, no qual apenas o primeiro colocado garante permanência na elite estadual.
Atual bicampeão estadual, o Criciúma integra o Grupo B, ao lado de Barra, Carlos Renaux, Chapecoense, Figueirense e Santa Catarina. Já o Grupo A é formado por Avaí, Brusque, Camboriú, Concórdia, Joinville e Marcílio Dias.
As fases de quartas de final, semifinais e final são disputadas em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta, sempre com o mando da segunda partida para a equipe de melhor campanha. Os três primeiros colocados do Catarinense 2026 garantem vaga na Copa do Brasil de 2027.
0
0
Dengue SC: Saúde registra mais de 5 mil focos do mosquito Aedes aegypti
Por Ligado no Sul08/02/2026 11h00
Foto: Jonatã Rocha / SECOM
Diante das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, Santa Catarina mantém o alerta para a população. O cenário epidemiológico destaca a importância da prevenção, do monitoramento constante e do engajamento coletivo no combate ao vetor, especialmente em períodos mais favoráveis à sua proliferação.
Este ano foram registrados 5.702 focos do mosquito Aedes aegypti em 218 municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 185 são considerados infestados pelo vetor.
Também ocorreram 5.476 notificações de dengue, sendo que 2.097 foram considerados casos prováveis. Os dados estão disponíveis no segundo informe epidemiológico do ano, e compreendem do dia 04 de janeiro até 2 de fevereiro de 2026. Três óbitos estão sendo investigados.
“Precisamos manter os cuidados, principalmente nessa época do ano, quando ocorre o aumento das chuvas e das temperaturas, condições favoráveis para a reprodução do mosquito Aedes aegypti”, alerta João Augusto Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).
O informe também registrou a ocorrência de 78 notificações de chikungunya no estado. Dessas, 43 foram considerados casos prováveis. Na comparação com o mesmo período do ano 2025, quando foram registrados 20 casos prováveis, observa-se um aumento de 290%. Nenhum óbito foi registrado.
A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e apresenta sintomas como febre alta, dores intensas nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, cansaço extremo e manchas vermelhas na pele. Em casos graves, pode levar à internação e até ao óbito, especialmente entre idosos e pessoas com comorbidades.
A Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com as Secretarias Municipais continua mobilizada e reforça que o envolvimento da população é decisivo para reduzir o risco de epidemia.
Ações para eliminar o mosquito
A colaboração da população é essencial para conter a propagação das arboviroses em Santa Catarina. Por isso, medidas simples devem ser tomadas para evitar casos de dengue e chikungunya. São elas:
– Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
– Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;
– Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
– Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;
– Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
– Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;
– Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.
0
0
Prefeitura de Orleans autoriza construção de ponte de concreto no Rio Pinheiros Baixo
Por Ligado no Sul08/02/2026 10h00
Fotos: Douglas Benker | Agência Athos Comunicação
A Prefeitura de Orleans assinou, nesta semana, a ordem de serviço para a construção de uma ponte de concreto na Estrada Geral de Rio Pinheiros Baixo. A obra integra o programa Avança Orleans e contará com investimento de R$ 263.500,00 mil, viabilizado com recursos próprios do município, em parceria com a empresa Traço Forte.
A nova ponte vai substituir a estrutura atual, oferecendo melhores condições de tráfego e mais segurança para moradores, produtores rurais e demais usuários da via. O prefeito Fernando Cruzetta destacou que a intervenção atende a uma demanda antiga da comunidade e está alinhada ao planejamento de desenvolvimento do município.
“Essa obra vai melhorar o escoamento da nossa produção e a qualidade de vida das pessoas que utilizam essa estrada. Além da ponte, faremos mais de um quilômetro e meio de asfalto, criando mais mobilidade para o município”, afirmou o prefeito.
A iniciativa faz parte do Avança Orleans, programa de desenvolvimento urbano e rural criado pela Prefeitura para concentrar investimentos em infraestrutura entre os anos de 2025 e 2028. A primeira etapa do programa contempla mais de 40 obras em diferentes localidades, com foco na melhoria da mobilidade, no fortalecimento da economia local e na preparação da cidade para o crescimento futuro.
No mesmo eixo de investimentos na região de Rio Pinheiros Baixo, a administração municipal também iniciou a preparação da base para a pavimentação da Estrada Geral, em um trecho de 1,7 quilômetro, ação que complementa a melhoria do sistema viário e reforça o conjunto de obras previstas pelo Avança Orleans.
Rio Pinheiros Baixo / Fotos: Douglas Benker | Agência Athos Comunicação
0
0
Deputado Mário Motta divulga ações que aumentarão segurança no Morro dos Cavalos
Por Ligado no Sul08/02/2026 09h00
Foto/Divulgação
O deputado estadual Mário Motta (PSD) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na sessão desta quinta-feira, dia 5, para divulgar as ações de contenção de riscos que serão implementadas no Morro dos Cavalos. Após representação encaminhada pelo parlamentar aos órgãos reguladores, a concessionária Arteris Litoral Sul se comprometeu a realizar três intervenções para aumentar a segurança no trecho da BR-101.
O parlamentar relatou que seu mandato não mediu esforços para cobrar soluções imediatas. Com ofícios protocolados junto ao Ministério Público Federal (MPF), à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) exigiu da concessionária a adoção de medidas mitigadoras de curto prazo, com prazo de até oito meses para execução.
A Arteris Litoral Sul deverá realizar as seguintes ações:
– Abertura de passagens nas barreiras do canteiro central, criando pontos de retorno e inversão de tráfego em emergências. A medida agiliza o resgate e reduz o risco de colisões secundárias em casos de interdição ou deslizamento;
– Construção de refúgios pavimentados para parada emergencial de veículos, nos sentidos Norte e Sul. Esses espaços permitirão que motoristas com pane mecânica, superaquecimento de freios ou outras emergências parem com segurança, evitando exposição na pista principal e acidentes em cadeia;
– Instalação de iluminação no canteiro central, após autorização da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI). Em curvas fechadas, com vegetação densa, chuva frequente e neblina, a iluminação melhorará a visibilidade noturna e em condições adversas, ajudando a prevenir colisões.
“Essas medidas são paliativas, mas são avanços reais e urgentes. Elas salvam vidas enquanto a solução definitiva não chega. Enquanto aguardamos a solução definitiva, que ainda demorará ao menos três ou quatro anos com a construção dos túneis, é dever da Arteris manter a rodovia segura para os milhares de motoristas que por ali trafegam”, salienta o deputado.
Mário Motta reforçou que seu gabinete continuará fiscalizando rigorosamente o cumprimento desses compromissos e o andamento da construção dos túneis. “Cronograma, transparência e respeito. Santa Catarina merece segurança agora e no futuro. Ninguém pode ser deixado à própria sorte no Morro dos Cavalos e em nenhum outro trecho crítico das nossas estradas”, complementa.