Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download Indicamos essas 4 opções:
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
BLOG
Ligado no Sul BLOG
Acostamento cede na SC-108 em Orleans após chuva e exige atenção redobrada de motoristas
Por Ligado no Sul16/02/2026 09h05
Imagens /CBMSC
Motoristas que trafegam pela SC-108 precisam redobrar a atenção. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, informou que desde este domingo, dia 15, há um ponto de atenção no bairro Corridas, em Orleans, no sentido Orleans–Urussanga, nas proximidades da empresa Erasmo Brindes (apenas como referência).
Por conta das chuvas registradas neste domingo, o acostamento cedeu, comprometendo parte da margem da pista. O local foi sinalizado com cones para alertar os condutores.
A orientação é para que os motoristas reduzam a velocidade e mantenham atenção redobrada ao passar pelo trecho.
O coordenador regional da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Miro, informou que o órgão já está ciente da situação e que providências estão sendo tomadas.
“Já estamos verificando junto com a empresa responsável. É um ponto onde já havia sido feito um conserto, mas houve intervenção sem autorização. Independente disso, vamos refazer o trabalho e, durante o dia, acreditamos que seja possível concluir a correção”, afirmou.
A expectativa é de que o reparo seja realizado ainda neste domingo, normalizando as condições de segurança no local.
0
0
Escola Profissional de Morro da Fumaça abre mais de 300 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos
Por Ligado no Sul15/02/2026 12h00
Foto: Romualdo Costa
A Escola Profissional Idalina Machado de Freitas, em Morro da Fumaça, está com matrículas abertas para mais de 300 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos neste primeiro semestre de 2026. As inscrições acontecem nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, das 13h às 20h, na sede da escola, e as aulas têm início previsto para o mês de março. A iniciativa é promovida pelo Governo de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria de Educação, e busca oferecer qualificação profissional e a geração de oportunidades para a comunidade.
Entre os cursos disponíveis estão informática básica, pintura em tela, pintura em tecido, artesanato, crochê e corte e costura. As formações são voltadas tanto para quem busca inserção no mercado de trabalho quanto para quem deseja desenvolver habilidades e garantir uma nova fonte de renda. As turmas, com vagas limitadas, serão ofertadas nos períodos matutino, vespertino e noturno, a depender de cada curso, ampliando o acesso para diferentes públicos.
De acordo com o secretário do de Educação de Morro da Fumaça, Marcos Silveira de Jesus, a oferta das vagas demonstra o compromisso da gestão com o desenvolvimento social e econômico do município. “Estamos disponibilizando mais de 300 vagas em cursos que atendem às demandas da nossa comunidade. A qualificação profissional é uma ferramenta essencial para promover autonomia, geração de renda e novas perspectivas para os nossos moradores”, destacou o secretário.
Para fazer a inscrição é necessário ir até a unidade educacional portando um documento de identificação com foto e número do CPF. A Escola Profissional Municipal Idalina Machado de Freitas está localizada na Rua José Guglielmi, nº 140, no Centro de Morro da Fumaça. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (48) 3434-2249.
0
0
Volta as aulas: Veja as dicas que exigem adaptação à rotina marca início do ano letivo
Por Ligado no Sul15/02/2026 11h00
Foto/Unibave
Nesta quarta-feira, estudantes de toda a região voltam as aulas, e é necessário iniciar um processo de adaptação dos estudantes à rotina escolar. No Colégio Unibave mais de 300 alunos, da Educação Infantil ao Terceiro Ano do Ensino Médio, já iniciaram esse processo ao longo da semana que passou reforçando a importância do acolhimento e da construção de vínculos neste começo de ciclo.
Conforme a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Unibave, professora Vanessa Andrade, cada criança vivencia esse momento de forma particular. “Cada criança vive esse momento de forma única. Por isso, planejamos atividades acolhedoras, respeitando o tempo e as necessidades de cada uma, para que se sintam seguras e confiantes neste novo ciclo”, destaca.
Segundo ela, o período inicial vai além dos primeiros dias de aula. A adaptação envolve diálogo constante entre escola e família, escuta atenta e parceria. “A adaptação não acontece apenas nos primeiros dias. É um processo contínuo, que envolve diálogo, escuta e parceria com os responsáveis”, afirma.
Carnaval exigirá reorganização
A próxima semana contará com recesso em virtude do Carnaval, o que exigirá uma nova reorganização da rotina no retorno das atividades. A orientação é que as famílias retomem gradualmente horários de sono e alimentação, reforcem combinados e conversem com as crianças sobre a importância da continuidade das aulas. “Esse retorno após o recesso exige uma nova adaptação, especialmente para as crianças da Educação Infantil. Por isso, vamos novamente acolher, reorganizar a rotina e reforçar os combinados, garantindo que todos se sintam tranquilos e preparados para dar continuidade ao ano letivo”, completa Vanessa.
As instituições de ensino buscam, nos primeiros dias, um ambiente escolar marcado por reencontros, integração e momentos de descontração. Na unidade do Bairro Murialdo do Colégio Unibave, por exemplo, uma plataforma fotográfica 360° foi instalada para registrar a alegria dos estudantes, fortalecendo o sentimento de pertencimento.
0
0
Governo federal sanciona programa Gás do Povo; saiba como funciona
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (13), a Lei nº 15.348, que institui o programa Gás do Povo. A iniciativa assegura gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha de 13 quilos (kg) para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que tenham renda per capita de até meio salário mínimo.
Em nota, a Presidência da República informou que o programa busca enfrentar a pobreza energética de famílias de baixa renda, sobretudo a dificuldade de acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha. A previsão do governo é de que o programa esteja em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas) serão contempladas.
A iniciativa envolve os ministérios de Minas e Energia e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além da Caixa.
“Com o marco de 10 mil pontos de comercialização credenciados em menos de dois meses, uma em cada seis revendas de GLP do país está conectada à iniciativa”, destacou o Planalto.
Entenda
Para se candidatar ao programa, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família, ter pelo menos duas pessoas na composição familiar, renda per capita de até meio salário mínimo e manter o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses. Também é necessário que o CPF do responsável familiar esteja regular e que o cadastro não apresente pendências, como averiguação cadastral ou indício de óbito.
Aplicativo
No aplicativo Meu Social – Gás do Povo, as famílias podem verificar se estão elegíveis, conferir a situação do vale-recarga e encontrar revendas credenciadas, além de telefones e endereços dos pontos de atendimento.
Para pessoas sem acesso à internet ou celular, também é possível utilizar o vale-recarga por meio das seguintes opções: cartão do Programa Bolsa Família (com chip); cartão de débito da Caixa; ou informando o CPF do responsável familiar na máquina do cartão.
Canais de consulta
Beneficiários do CadÚnico podem consultar o direito ao vale-recarga Gás do Povo pelos seguintes canais:
Aplicativo Meu Social – Gás do Povo
Consulta do CPF do responsável familiar na página do programa