Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Ligado no Sul
BLOG

Prefeitura de Criciúma e forças de segurança se reúnem para debater sobre o Plano Municipal de Contingência

Por Ligado no Sul25/06/2026 11h02
Fotos: Luis Carvalho

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Defesa Civil, se reuniu com entidades e forças de segurança para debater sobre o Plano Municipal de Contingência (Plancon). A iniciativa tem como objetivo estabelecer protocolos rigorosos para a resposta a emergências, desastres naturais e acidentes de grande proporção. Participaram da reunião representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Exército, Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Regional, além da equipe do Governo Municipal.

Entre as entidades presentes também estiveram representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Sociedade Maçônica da Região Sul de Santa Catarina (Somar Sul) e do Fórum de Entidades de Criciúma (Forcri). A reunião teve como foco a integração entre os órgãos públicos, forças de segurança e entidades parceiras, detalhando as atribuições de cada um em uma eventual situação de emergência. Além disso, foi abordado um panorama das previsões do fenômeno El Niño deste ano.

Durante o encontro, foram debatidos os recursos humanos, equipamentos, veículos e estruturas que poderão ser mobilizados em caso de ativação do plano. De acordo com o diretor de Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, cada entidade apresentou sua capacidade de atuação dentro do sistema de resposta.

“Falamos sobre o trabalho que vem sendo realizado na mitigação de riscos e mostramos como cada instituição pode contribuir antes, durante e depois de uma ocorrência. A preparação antecipada é fundamental para reduzir impactos e garantir mais segurança à população. Essa integração permite uma resposta mais rápida, organizada e eficiente, utilizando da melhor forma possível os recursos humanos, equipamentos e estruturas disponíveis no município e entre os parceiros”, destacou.

Sobre o Plano Municipal de Contingência

Elaborado pela Defesa Civil, aprovado em audiência pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), o Plano Municipal de Contingência estabelece protocolos para monitoramento, emissão de alertas, socorro, assistência à população e recuperação das áreas atingidas em situações de emergência. O documento também padroniza os procedimentos de atuação dos órgãos envolvidos, definindo funções, fluxos de comunicação e prioridades de resposta.

O documento ganha relevância diante da previsão de fenômenos climáticos que podem impactar a região, como os efeitos do El Niño, associado ao aumento do volume de chuvas. Além das ações de resposta, o Plancon reforça medidas preventivas, como o monitoramento contínuo das condições meteorológicas e dos níveis dos rios, permitindo uma atuação integrada entre forças de segurança, secretarias municipais e entidades parceiras para reduzir riscos, minimizar danos e proteger a população.

0
0

Prazo para inscrições em editais culturais com mais de R$ 135 mil termina nesta segunda em Cocal do Sul

Por Ligado no Sul25/06/2026 10h17
Imagem/Prefeitura de Cocal do Sul

Os agentes culturais de Cocal do Sul têm até as 11h desta segunda-feira (29), para se inscrever nos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo 2. Ao todo, mais de R$ 135 mil serão destinados ao fortalecimento de projetos, iniciativas e espaços culturais do município.

O secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Juarez Fogaça, reforça a importância de os interessados aproveitarem os últimos dias para concluir a inscrição.

“Essa é uma oportunidade para valorizar e fortalecer a cultura local. Temos recursos disponíveis para apoiar projetos, grupos, artistas e espaços culturais que contribuem para o desenvolvimento cultural de Cocal do Sul. Por isso, fazemos um chamado para que os agentes culturais não deixem a inscrição para a última hora e aproveitem essa possibilidade de investimento”, destaca.

O Edital nº 01/2026 prevê a seleção de 11 projetos culturais, com investimento total de R$ 103,5 mil. Já o Edital nº 02/2026 vai contemplar quatro espaços, ambientes ou iniciativas artístico-culturais, com subsídio de R$ 8 mil para cada selecionado, totalizando R$ 32 mil.

Podem participar pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEIs), associações, coletivos e entidades culturais que atuem em Cocal do Sul há pelo menos dois anos.

Além do apoio financeiro, os contemplados deverão oferecer contrapartidas gratuitas à comunidade, como oficinas, apresentações e atividades culturais em espaços públicos e escolas do município.

As inscrições devem ser realizadas conforme as orientações dos editais, disponíveis no portal da Prefeitura de Cocal do Sul. Todo o material, incluindo anexos e formulários, pode ser acessado pelo link: https://cocaldosul.sc.gov.br/editais/.

A orientação é que os interessados confiram toda a documentação exigida e finalizem o processo dentro do prazo para garantir a participação.

0
0

Festivais esportivos da Amrec surgem como novidade nos municípios da região

Por Ligado no Sul25/06/2026 09h30
Foto/Amrec

A criação de eventos esportivos próprios da Amrec foi o principal destaque da reunião do Colegiado de Esportes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, realizada no plenarinho Dilnei Rossa, na sede da Amrec. A proposta marca um novo momento de integração entre os municípios, com a organização de competições regionais próprias, além do alinhamento das demais ações conjuntas.

O encontro reuniu dirigentes esportivos para discutir o calendário de competições, fortalecer a integração entre as equipes municipais e definir os próximos encaminhamentos do grupo. Os gestores também apresentaram a estrutura esportiva de cada cidade, promovendo a troca de experiências e o conhecimento sobre os diferentes modelos de organização adotados na região.

Entre os principais encaminhamentos está a realização, ainda em 2026, do Festival da Amrec de Xadrez e de Tênis de Mesa. A iniciativa representa um avanço na atuação conjunta dos municípios, criando eventos próprios da região e ampliando as oportunidades para atletas locais. Para o próximo ano, o colegiado pretende expandir a proposta para outras modalidades esportivas.

A Presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma , Robinalva Ferreira, avaliou o encontro como produtivo e destacou o perfil técnico do grupo. “Temos um colegiado formado por profissionais qualificados, que conhecem a realidade do esporte em seus municípios. Essa troca de experiências fortalece o planejamento regional e permite que possamos desenvolver ações conjuntas para o desenvolvimento do esporte da Amrec”

Segundo ela, além dos novos eventos, o encontro também serviu para alinhar parcerias voltadas às etapas das competições regionais, microrregionais e estaduais promovidas pela Fesporte, além de identificar os municípios que serão sede dos eventos neste e no próximo ano. Outro tema debatido foi a utilização do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (CIM-Amrec) para futuras compras compartilhadas de materiais e equipamentos esportivos, buscando maior eficiência e economia para os municípios. Participaram da reunião, representantes de Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Morro da Fumaça, Treviso e Urussanga.

O presidente da Amrec e prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho, ressaltou que a atuação integrada dos colegiados fortalece as políticas públicas municipais. “Quando os municípios trabalham de forma coordenada, conseguem compartilhar soluções, reduzir custos e ampliar os resultados. No esporte, essa união cria mais oportunidades para atletas, fortalece os eventos regionais e melhora a gestão pública.”
Durante a reunião também ficou definida a realização da eleição da nova diretoria do Colegiado de Esportes, que escolherá presidente, vice-presidente e secretário. Outro encaminhamento foi a definição do calendário permanente de encontros, que passarão a ocorrer sempre na segunda terça-feira a cada dois meses. O Colegiado de Esportes integra a estrutura técnica da Amrec e promove a articulação entre os gestores municipais para organizar competições, desenvolver ações conjuntas e ampliar o acesso da população às atividades esportivas na Região Carbonífera.

0
0

Senador Esperidião Amin propõe audiência pública sobre economia circular do plástico em São Ludgero

Por Ligado no Sul25/06/2026 09h00
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal promove nesta sexta-feira (26), às 14 horas, em São Ludgero, no sul do estado, uma audiência pública proposta pelo senador Esperidião Amin para debater os impactos da legislação e das normas regulatórias que envolvem a indústria do plástico no Brasil.

A iniciativa busca reunir representantes do setor produtivo, trabalhadores, pesquisadores e especialistas para discutir propostas em tramitação no Senado e medidas regulatórias que afetam a cadeia produtiva do plástico, conciliando desenvolvimento econômico, geração de empregos e preservação ambiental.

A escolha do Sul de Santa Catarina como sede da audiência permitirá aos senadores conhecer o Projeto Defesa Circular, que terá seu projeto-piloto em Orleans e propõe soluções inovadoras de educação ambiental, rastreabilidade e reciclagem de plásticos de baixa circularidade. A iniciativa é resultado de parceria entre setor produtivo, universidades e instituições de pesquisa.

“Precisamos construir alternativas equilibradas que promovam a sustentabilidade ambiental sem comprometer empregos, renda e a competitividade de um setor estratégico para a economia brasileira. Esta audiência será uma oportunidade para ouvir todos os segmentos envolvidos e conhecer experiências que podem servir de referência para o país”, destaca o senador Esperidião Amin.

Entre os convidados para a audiência estão representantes da indústria, da academia, dos trabalhadores e dos catadores de materiais recicláveis, incluindo Paulo Teixeira (Abiplast), André Passos Cordeiro (Abiquim), Alexander Turra (USP), Gisele Coelho Lopes (Unesc), Carlos de Cordes e Dorival Rodrigues dos Santos (Feccat).

A audiência integra a mobilização “Transição Justa dos Plásticos para a Economia Circular”, organizada pelo Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul Catarinense (Sinplasc), e ocorrerá na sede social da Cegero, em São Ludgero. O evento também contará com debates e visitas técnicas voltadas à apresentação de iniciativas de inovação e reciclagem desenvolvidas na região.

A reunião será interativa, transmitida ao vivo e aberta à participação dos interessados por meio do portal e-cidadania, na internet, em senado.leg.br/ecidadania ou pelo telefone da ouvidoria 0800 061 22 11.

0
0