Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download Indicamos essas 4 opções:
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
BLOG
Ligado no Sul BLOG
Estrada Boa: duplicação da SC-108 entre Urussanga e Cocal do Sul chega a 70% de conclusão
Por Ligado no Sul28/06/2026 10h00
Foto: Thiago Kaue/SecomGOVSC
A duplicação da SC-108 entre Urussanga e Cocal do Sul já ultrapassa a marca de 70% de conclusão por meio do Programa Estrada Boa, do Governo do Estado. O trecho tem cerca de 4,4 km e ganha novas pistas, acessos e interseções a fim de melhorar a mobilidade na região. A previsão da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) é inaugurar esta etapa durante o segundo semestre de 2026.
Este trecho é o segmento 1 da duplicação de Urussanga até Criciúma, passando por Cocal do Sul. O segmento 3, a duplicação entre Cocal do Sul e Criciúma, já foi concluído e entregue à população. Já o segmento 2, que representa o contorno viário de Cocal do Sul, avança com obras de terraplenagem e tem prazo de conclusão de 24 meses.
Duplicação vai saindo do papel com construção de novas pistas e ampliação da rodovia – Thiago Kaue/SecomGOVSC
“Esta obra compõe uma ampliação muito importante para a região, pois vai facilitar o trânsito e reduzir o tempo de deslocamento. Novas pistas, trevos e melhorias no geral vão garantir sobretudo mais segurança e mobilidade”, destaca o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.
Ao todo, a duplicação da SC-108 no sul do estado recebe investimento de R$ 230 milhões. Ou seja, representa um dos maiores aportes do Programa Estrada Boa em Santa Catarina. O trecho completo soma 16,4 km e amplia uma rota estratégica para o trânsito local.
Obra contempla novos trevos, acessos e interseções – Foto: Thiago Kaue/SecomGOVSC
Programa Estrada Boa
A obra na SC-108 integra o Estrada Boa, maior programa de investimento em infraestrutura rodoviária da história de Santa Catarina. Assim, em menos de três anos o Governo de Santa Catarina subiu de 26% para 95% o volume de estradas consideradas ótimas ou boas. Ao todo, são mais de 100 frentes de trabalho, contemplando, portanto, mais de 3,5 mil quilômetros de rodovias.
Somando obras estruturantes, revitalizações, serviços de conservação, bem como manutenção, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), está investindo mais de R$ 5 bilhões no Programa Estrada Boa.
Obra representa um dos maiores investimentos do estado e compõe o Programa Estrada Boa – Foto: Thiago Kaue/SecomGOVSC
0
0
Prefeitos da Amrec discutem oportunidades de cooperação internacional
Por Ligado no Sul28/06/2026 09h00
Foto/Amrec
Prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) estiveram reunidos em Assembleia Geral nesta sexta-feira (26), na sede da entidade, em Criciúma. O encontro tratou de temas como oportunidades de investimentos internacionais, fortalecimento dos consórcios públicos, soluções para passivos ambientais da mineração de carvão e orientações sobre captação de recursos em período eleitoral.
Abrindo a pauta, o presidente da Amrec e prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, apresentou os resultados da Missão Itália. A missão teve como objetivo fortalecer relações institucionais e identificar oportunidades de investimentos, inovação, intercâmbio tecnológico e parcerias entre municípios da Região Carbonífera e instituições italianas.
Segundo Vaguinho, a missão permitiu ampliar o diálogo com organizações e empresas interessadas em desenvolver projetos em áreas estratégicas para os municípios. “Voltamos com uma agenda importante de contatos e possibilidades que podem gerar investimentos, inovação e cooperação internacional. Nosso objetivo é transformar essas oportunidades em projetos concretos para fortalecer o desenvolvimento regional e beneficiar os municípios da Amrec”, afirmou.
A presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec e Amesc (CIS-AMREC) e prefeita de Urussanga, Stela Talamini, apresentou a atualização da Carta de Serviços e os resultados alcançados pelo consórcio. Ela destacou a ampliação dos serviços especializados ofertados de forma compartilhada aos municípios consorciados.
A presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (CIM-AMREC) e prefeita de Nova Veneza, Ângela Ghislandi, apresentou o aplicativo Sicas Rural, que reúne controle de serviços, máquinas, incentivos e atendimentos ao produtor em uma única plataforma para os municípios consorciados.
Outro tema debatido foi o Fórum Técnico de Soluções para Passivos Ambientais da Mineração de Carvão. Os prefeitos também receberam orientações sobre procedimentos para obtenção de recursos públicos durante o período eleitoral, com esclarecimentos sobre a legislação vigente e os cuidados necessários para garantir segurança jurídica aos municípios.
0
0
Portas de alumínio são furtadas de capelas mortuárias em cemitério de Forquilhinha
Por Ligado no Sul28/06/2026 07h54
Foto/Reprodução
Três portas de alumínio foram furtadas de capelas mortuárias em um cemitério de Forquilhinha. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar na tarde deste sábado (27), por volta das 14h20.
Segundo a PM, o responsável pelo cemitério percebeu o furto durante uma vistoria no local. Em seguida, ele entrou em contato com os proprietários das capelas, que confirmaram o desaparecimento das portas.
Até o momento, não há informações sobre quem cometeu o crime nem sobre o paradeiro dos objetos furtados.
A Polícia Militar registrou um boletim de ocorrência e orientou o responsável sobre os procedimentos que devem ser adotados. O caso deverá ser investigado.
0
0
Últimos dias para realizar o alistamento militar obrigatório
Por Ligado no Sul27/06/2026 12h00
Foto/Jatene Macedo
Os jovens de Siderópolis do sexo masculino que completarem 18 anos em 2026 têm até a próxima terça-feira, dia 30, para realizar o Alistamento Militar Obrigatório. O procedimento pode ser feito presencialmente na Junta de Serviço Militar, localizada no Paço Municipal, na Avenida Presidente Dutra, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pela internet, por meio do portal oficial do Exército Brasileiro www.alistamento.eb.mil.br
De acordo com a secretária da Junta Militar de Siderópolis, Sabrina Nogueira Cesconetto, o alistamento deve ser realizado por todos os jovens nascidos em 2008 que completarem 18 anos até o fim deste ano.
“Os jovens que ainda não atingiram a maioridade devem comparecer acompanhados pelos pais ou responsáveis. Também é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência”, explicou.
A secretária reforça ainda que os brasileiros residentes no exterior devem realizar o procedimento por meio dos canais disponibilizados pelo Ministério das Relações Exteriores.