Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Ligado no Sul
BLOG

Transmissão da presidência da Câmara de Tubarão será realizada na sede da AMUREL

Por Ligado no Sul02/01/2026 13h00
Foto/Assessoria de Imprensa Amurel

A Câmara de Vereadores de Tubarão comunicou a alteração do local da Cerimônia de Transmissão de Cargo da Presidência do Legislativo, prevista para esta quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, às 18 horas.

O evento, que oficializa a passagem da presidência da Câmara, será realizado na Sede da Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL), situada na Rua Rio Branco, nº 67, bairro Aeroporto, em Tubarão. A mudança refere-se exclusivamente ao local, sendo mantidos a data e o horário inicialmente divulgados.

Na ocasião, o vereador Felippe Tessmann transmitirá oficialmente o cargo de presidente do Legislativo ao vereador Everson Martins, que assumirá a presidência da Câmara Municipal ao longo do ano de 2026.

A cerimônia é aberta à imprensa, autoridades e à comunidade, conforme convite oficial divulgado pelo Legislativo municipal.

0
0

Alistamento militar de 2026 começa nesta quinta-feira

Por Ligado no Sul02/01/2026 12h01
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Alistamento Militar 2026 terá início nesta quinta-feira (1º) e seguirá até 30 de junho. O processo é obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino, até mesmo para quem reside no exterior.

Pelo segundo ano consecutivo, o alistamento também está aberto às mulheres brasileiras que desejam, voluntariamente, prestar o serviço militar, desde que completem 18 anos em 2026.

O alistamento é feito gratuitamente, no período estabelecido, e obrigatório aos jovens do sexo masculino, mas quem perder o prazo arcará com multa por atraso e concorrerá à seleção do ano seguinte. Para as mulheres, o prazo de alistamento não será prorrogado.

De acordo com o Ministério da Defesa, o serviço militar cria uma reserva estratégica de recursos humanos qualificados, pronta para ser mobilizada em situações que exijam a defesa nacional ou apoio em ações subsidiárias.

Em 2025, 1.029.323 homens e 33.721 mulheres se alistaram para servir às Forças Armadas, em 2026.

Como se alistar

As inscrições dos brasileiros que completam 18 anos em 2026 podem ser feitas pela internet, no site do Alistamento Online, inclusive para os residentes no exterior. É necessário ter cadastro na plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Se não tiver acesso à internet ou preferir fazer o alistamento presencialmente, a partir de sexta-feira (2), o interessado deve se dirigir à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência, levando documentos originais de identificação. São eles: certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); e comprovante de residência recente.

Confira aqui os endereços das JSM. Basta digitar o nome da cidade no campo de pesquisa. O sistema irá listar o endereço completo, o telefone de contato e, em alguns casos, o horário de atendimento.

Alistamento feminino

Criado pelo Ministério da Defesa, em 2024, o serviço militar feminino disponibilizará 1.467 vagas, sendo 1.010 para o Exército do Brasil, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha do Brasil.

As vagas estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados, além do Distrito Federal. Em nota, o Ministério da Defesa informa que pretende expandir, gradualmente, esse número nos próximos anos.

Após a fase de incorporação, as mulheres deverão cumprir, obrigatoriamente, o Serviço Militar Inicial por 12 meses.

Pessoas com deficiência

Os jovens que possuem alguma condição de saúde impeditiva, como ser pessoa com deficiência (PCD), podem requerer a isenção do serviço militar. Para isso, devem levar documentos, comprovantes e laudos médicos já no momento do alistamento, em uma Junta de Serviço Militar.

O atestado médico, passado, preferencialmente, em posto de saúde público, deve conter o diagnóstico da incapacidade, por extenso, e o respectivo Código Internacional de Doenças (CID), bem como assinatura do médico sobre o carimbo que contenha o seu nome e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

O cidadão enfermo que, por incapacidade absoluta, esteja impossibilitado de comparecer a uma Junta de Serviço Militar poderá ser representado pelo seu tutor ou curador, legalmente instituído, mediante apresentação do documento comprobatório.

Os jovens com deficiência podem saber mais informações aqui.

Próximas fases

O alistamento é apenas a primeira etapa. Após o alistamento, o cidadão receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e deverá consultar o site, periodicamente, para saber se foi dispensado ou se deve comparecer à etapa de seleção geral, no segundo semestre de 2026.

Os alistados e as alistadas que não foram dispensados de imediato serão convocados para realizar exames médicos e odontológicos; testes de aptidão física; e entrevistas sobre suas habilidades e interesse em servir.

Caso seja dispensado por excesso de contingente ou residir em município que não contribui com pessoal para o serviço militar inicial obrigatório, a pessoa deverá participar da cerimônia de juramento à bandeira para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Os demais não dispensados passarão ainda pelas etapas seguintes de designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula em uma das três Forças Armadas: Exército Brasileiro, Marinha do Brasil ou Aeronáutica.

O serviço militar terá início em 2027, com duração de um ano.

Há a possibilidade de a atividade ser prorrogada a cada 12 meses, por até oito anos, caso haja vagas, interesse dos jovens em permanecer nas fileiras militares e aprovação por parte das Forças Armadas.

Débito com o serviço militar

Como o serviço militar é obrigatório aos jovens brasileiros do sexo masculino, aqueles que não se alistarem estarão impedidos, entre outros, de:

  • obter ou renovar passaporte;
  • inscrever-se em concursos públicos;
  • matricular-se em faculdades ou universidades;
  • assinar contratos com o governo do Brasil.
0
0

XVIII Vindima Goethe começa em seis dias e marca a primeira safra com Denominação de Origem

Por Ligado no Sul02/01/2026 11h00
Fotos: Divulgação/Progoethe

Faltam apenas seis dias  para o início da XVIII Vindima Goethe, que será realizada de 8 a 26 de janeiro de 2026, nos Vales da Uva Goethe, sul de Santa Catarina. O evento celebra a colheita da uva Goethe, símbolo da região, valoriza a herança dos imigrantes italianos e entra para a história ao marcar a primeira safra de vinhos Goethe com Denominação de Origem (DO).

A edição de 2026 será marcada pelo reconhecimento oficial da Denominação de Origem Vales da Uva Goethe, selo que atesta procedência, tipicidade e qualidade, fortalecendo o vínculo entre o vinho, o território e o saber-fazer transmitido por gerações de famílias produtoras. A conquista posiciona a região como um dos principais pólos de enoturismo do Sul do Brasil e consolida Santa Catarina no mapa das regiões vitivinícolas de excelência.

Para o vice-presidente da Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe (Progoethe), Daniel Bianco, a Vindima 2026 simboliza um momento histórico para a região.
“A Denominação de Origem reconhece décadas de trabalho, dedicação e identidade cultural. A Vindima Goethe é uma celebração coletiva que envolve produtores, comunidade e visitantes, e agora ganha ainda mais relevância ao apresentar ao público os primeiros vinhos Goethe com DO”, destaca.

Durante os 19 dias de programação, moradores e visitantes poderão vivenciar experiências autênticas, como eventos temáticos, pisa das uvas, degustações harmonizadas, visitas às vinícolas, além de eventos culturais, religiosos e gastronômicos que aproximam o público da história, da cultura e da identidade dos Vales da Uva Goethe.

Experiências nas sete vinícolas associadas

A XVIII Vindima Goethe é realizada pela Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe- Progoethe, que em 2025 completou 20 anos de existência. A programação enaltece o que a região tem de melhor: a cultura e as tradições italianas refletidas na singularidade dos vinhos elaborados a partir da uva Goethe, agora com Denominação de Origem.

As experiências incluem colheita e pisa das uvas, degustações harmonizadas, tombo da polenta, pintura de taça, noite de pizza, sunset, exposições e ampla oferta gastronômica. Participam da programação as sete vinícolas associadas à Progoethe: Vinícola Damian, Vigna Mazon, Vinícola Trevisol e Vinícola De Nonni, em Urussanga; Vinícola Bianco, em Orleans; Vinícola Borgo, em Nova Veneza; e Vinícola Quarezemin, em Içara.

A programação completa está disponível no site oficial do evento: https://vindimagoethe.com.br/

Programação cultural para todos os públicos

A programação cultural reforça o caráter comunitário e simbólico da Vindima. No dia 22 de janeiro, às 18h30, será celebrada a Missa para abençoar as mãos que colhem, na Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga. Na sequência, ocorre a Vindima per Tutti, no Salão Paroquial, celebrando o ciclo da colheita e a tradição vitivinícola.

Outro destaque é a Vindima do Parque – Safra 2026, que será realizada no dia 17 de janeiro, no Parque Municipal de Urussanga, no Centro da cidade. A programação inicia às 9h, com a colheita simbólica do parreiral de uva Goethe, aberta ao público e marcada pela valorização do trabalho no campo e da herança dos imigrantes italianos que introduziram a variedade na região.

Ao meio-dia, às 12h, será realizado um almoço por adesão na sede do Rotary Club de Urussanga, promovendo integração e confraternização. A Vindima do Parque é uma realização da Prefeitura de Urussanga, Rotary Club de Urussanga e Epagri, reforçando o compromisso com a preservação da tradição vitivinícola, o fortalecimento da identidade cultural e o desenvolvimento do turismo e da agricultura.

Um território único no mundo

Os Vales da Uva Goethe são considerados um tesouro do sul de Santa Catarina. O território reúne oito municípios fortemente marcados pela cultura italiana, com destaque para Pedras Grandes, onde a Colônia Azambuja se consolidou, a partir da década de 1870, como um importante pólo de colonização vêneto-italiana.

A região é a única no mundo a produzir vinhos elaborados com a uva Goethe sob Indicação Geográfica (IG) e, desde junho de 2025, ostenta a Denominação de Origem, a primeira de vinhos em Santa Catarina, destacando-se pela exclusividade, autenticidade e forte identidade territorial.

Apoio institucional

A XVIII Vindima Goethe conta com o patrocínio da SETUR, Prefeitura de Urussanga, BRDE e Prefeitura de Nova Veneza. São apoiadores oficiais as Prefeituras de Orleans e Içara, SEBRAE/SUL e Epagri. Como parceiros, o evento tem a UNESC e a eflul.

0
0

Célio Elias permanece na presidência da Câmara de Vereadores de Forquilhinha em 2026

Por Ligado no Sul02/01/2026 10h00
Natasha Monteiro/Câmara Forquilhinha

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Forquilhinha será mantida em 2026 com a mesma composição de 2025, tendo o vereador Célio Elias (PT) reconduzido à presidência da Casa Legislativa para a continuidade dos trabalhos da 10ª Legislatura.

A estrutura diretiva permanece formada pela vereadora Laísa da Silva Figueiredo (PSDB) na vice-presidência, pela vereadora Ivone Minatto (PSD) como 1ª secretária e pelo vereador José Nardi Pereira (PSD) na função de 2º secretário.

Integram ainda o Parlamento Municipal os vereadores Felipe Dordete (PP), Charles Roos Hunter (PSD), Hildo Gonçalves (PSD), Edésio Fernando Loch (União Brasil) e Anderson Coral Fagundes (PSDB).

Ao comentar a permanência à frente da Mesa Diretora, o presidente Célio Elias destacou o agradecimento e o compromisso com o trabalho conjunto em benefício da população. “Gratidão aos meus colegas vereadores e vereadoras, ao prefeito Neguinho e ao vice-prefeito Érico D’Amorim, ao PT Forquilhinha, à primeira-dama Cléo e ao ex-secretário Diego Melo. Vamos novamente conduzir a Presidência, em união com os demais colegas e com o Executivo, buscando diariamente a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, disse.

Encerrado o recesso legislativo, a primeira Sessão Ordinária de 2026 está marcada para o dia 2 de fevereiro, às 18h30, no Auditório Theodoro Horr, da Câmara Municipal de Forquilhinha, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa no YouTube e no Facebook.

Natasha Monteiro/Câmara Forquilhinha

0
0