Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download Indicamos essas 4 opções:
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
BLOG
Ligado no Sul BLOG
Santa Catarina inicia nesta sexta a distribuição de 25,8 mil doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
Por Ligado no Sul04/12/2025 15h30
foto/Foto: Daniela Melo
Gestantes do território catarinenses vão poder contar com mais uma importante medida de proteção para seus bebês. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu nesta quarta-feira, 3 de dezembro, 25.865 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), destinada exclusivamente a gestantes. O objetivo é reduzir complicações respiratórias em bebês nos primeiros meses de vida, especialmente bronquiolite e pneumonia, doenças que costumam aumentar no período de maior circulação viral.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) iniciará a distribuição das doses na sexta-feira, 5 de dezembro, aos municípios catarinenses. A vacinação será ofertada para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.
“É muito importante a adesão à vacinação. Orientamos que as gestantes procurem as unidades de saúde para verificar a disponibilidade do imunizante. A ampliação da proteção contra o VSR representa mais um avanço na estratégia estadual de cuidado materno-infantil e na prevenção de doenças respiratórias durante o período de maior circulação viral”, destaca João Augusto Fuck, diretor da DIVE.
O VSR é responsável por grande parte das internações de bebês por complicações respiratórias. A imunização durante a gestação permite que os anticorpos sejam transmitidos ao bebê ainda no útero, garantindo proteção nos primeiros meses de vida — etapa em que o organismo é mais vulnerável.
A entrega do lote representa um passo importante para ampliar a segurança das gestantes e garantir maior proteção respiratória aos recém-nascidos.
Cronograma de distribuição para as Gerências Regionais de Saúde:
05/12 – Araranguá, Criciúma e Tubarão
08/12 – Itajaí e Blumenau
09/12 – Florianópolis, Joinville, Joaçaba e Videira
10/12 – Jaraguá do Sul, Mafra, Lages e Rio do Sul
11/12 – Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê
0
0
Museu ao Ar Livre recebe atas da Igreja Leta de Orleans com registros desde 1892
Por Ligado no Sul04/12/2025 13h30
Foto/Assessoria de Comunicação
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, recebeu um conjunto de livros de atas da Igreja Leta da comunidade de Rio Novo. Os documentos reúnem registros desde a fundação da igreja, em 1892, e agora farão parte do acervo do museu. O objetivo é digitalizar e preservar esse material, contribuindo para a valorização da memória histórica e patrimonial da imigração leta na região.
Segundo Samuel Slengmann, um dos membros da comunidade e descendente de letos, os livros estavam guardados na casa da família Purim, em Curitiba, e foram trazidos a Orleans por Carlos Purim. “Nos reunimos para celebrar o aniversário de independência da Letônia e ficamos muito contentes ao descobrir onde estavam esses livros. Muitas dúvidas sobre o que aconteceu naquele período vão ser respondidas com esses documentos”, destacou Samuel.
A entrega aconteceu no final de novembro, durante as comemorações da independência da Letônia, com a presença de cerca de 40 pessoas, incluindo a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon. As atas estão escritas em letão, idioma nativo dos letos. “Esse será um detalhe que vamos trabalhar, e que vai nos ajudar a compreender melhor os assuntos daquela época, desde a chegada dos primeiros letos e o início da igreja em Orleans”, avaliou Samuel.
Para a diretora do museu, os documentos representam uma oportunidade importante de aprofundar as pesquisas sobre os imigrantes letos. “Recebemos muitas pessoas interessadas em saber mais sobre a Igreja Leta e os primeiros imigrantes. Nem sempre conseguimos atender essa demanda por falta de registros. Agora, com acesso a esses documentos, podemos ampliar as pesquisas e, consequentemente, o repasse de informações”, afirmou Valdirene.
0
0
Abertura do Natal em Siderópolis inicia nesta quinta-feira
Por Ligado no Sul04/12/2025 12h00
Foto/Divulgação
A magia do Natal vai tomar conta de Siderópolis na noite desta quinta-feira, dia 4 de dezembro, com a abertura oficial da programação de Natal e a chegado do Papai Noel, na Piazza Nova Belluno. O evento começa às 19h com apresentações culturais das escolas do município, entidades e associações locais, celebrando a chegada do período natalino com arte, emoção e participação da comunidade.
A chegada do Papai Noel, está prevista para as 21h. Para encerrar a noite festiva, a partir das 22h, o público poderá acompanhar um show especial com Anddy e Banda Torre, trazendo música e alegria à praça central da cidade.
“O Natal da Esperança não é apenas uma celebração, é um momento de união, renovação e alegria para todas as famílias de Siderópolis”, destacou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.
Para o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes, o Natal é um momento de confraternização. “É um momento de celebrar o amor com a comunidade. Convidamos a todos a prestigiar o Natal de Siderópolis, que será uma noite repleta de felicidade para toda a família”, declara.
Horário especial
Durante o mês de dezembro, o comércio local também terá horário de atendimento estendido, incentivando a economia e proporcionando mais comodidade aos consumidores. A horário diferenciado inicia no próximo sábado, dia 6, conforme publicação no @cdlsideropolis.
19 de dezembro
A programação especial também acontecerá no dia 19, quando Siderópolis comemora 67 anos de história, cultura e desenvolvimento. A festa do aniversário do município inicia a partir das 20h, na Piazza Nova Belluno, com shows gratuitos das bandas Jeito Safado e Matusa.
“Será um momento de homenagear as gerações que ajudaram a construir uma cidade acolhedora, trabalhadora e cheia de tradições”, reforça o assessor de cultura do município.
0
0
Segundo período de matrículas de estudantes na rede estadual de ensino de SC começa nesta quarta-feira
Por Ligado no Sul04/12/2025 11h30
Foto: Divulgação/SED
O segundo período de matrículas para estudar na rede estadual de ensino de Santa Catarina em 2026 começa nesta quarta-feira, 3, às 8h. Os pais e responsáveis podem fazer as inscrições no site matriculaonline.sed.sc.gov.br até 9 de dezembro, às 18h, utilizando o cadastro do gov.br, para concorrer às vagas disponíveis nas escolas.
A reserva da vaga ocorrerá por ordem de acesso e finalização da inscrição no sistema, respeitando o zoneamento. Para a garantia da efetivação da matrícula, os responsáveis deverão entregar a cópia dos documentos originais até a próxima quarta-feira, 10, na unidade escolar durante o respectivo horário de funcionamento.
Confira a documentação comprobatória abaixo:
a) Certidão de nascimento/ Carteira de Identidade do estudante;
b) CPF do estudante;
c) Histórico Escolar (no máximo 30 dias após o início do ano letivo de 2026);
d) Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o(a) estudante está frequentando em 2025;
e) Comprovante de residência atualizado (até três meses);
f) Foto 3×4 (opcional);
g) Carteira de Vacinação e/ou declaração da Unidade Básica de Saúde;
h) CPF do Pai/Mãe ou responsável legal.
O responsável deverá comparecer à unidade escolar, no prazo informado, e respeitar os critérios de documentação. Na impossibilidade da apresentação dos documentos indicados até 10 de dezembro, o candidato perderá o direito à vaga, podendo participar do outro período de matrícula, entre os dias 3 e 4 de fevereiro de 2026.