Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Ligado no Sul
BLOG

Governo de Criciúma entrega ampliação da Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Nova Esperança

Por Ligado no Sul18/12/2025 09h30
Fotos: Eduarda Salazar e Gregori Flauzino

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e da Secretaria Municipal de Saúde, entregou mais uma obra com estruturas voltadas à atenção primária. Na noite desta quarta-feira (17), foi inaugurada a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Nova Esperança.

O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destacou que a obra reforça a prioridade da Administração Municipal em fortalecer a atenção básica. “Quando investimos em unidades de saúde, estamos investindo em prevenção, em acolhimento e em qualidade de vida. A ampliação significa mais serviços, conforto e dignidade para as famílias atendidas no bairro Vila Nova Esperança. Nosso compromisso é seguir aproximando a saúde das pessoas, com espaços adequados e equipes preparadas para cuidar bem da nossa população”, ressaltou.

Com a obra, a unidade passa a ofertar atendimento odontológico, além dos serviços já existentes de atendimento médico, ambulatorial e farmacêutico, com capacidade para atender aproximadamente 3 mil pacientes cadastrados. A UBS Nova Esperança recebeu reforma e uma ampliação de 109 metros quadrados, totalizando aproximadamente 300 metros quadrados de área construída. O investimento para a execução dos serviços foi de cerca de R$ 700 mil, com a parceria dos deputados estaduais Jessé Lopes e Ana Campagnolo, que auxiliaram o Município na busca por recursos.

O vice-prefeito, Salésio Lima, ressaltou a importância da ampliação da estrutura para a saúde pública. “Esse investimento não é apenas em paredes e equipamentos, é um investimento direto na rotina das famílias que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde). A ampliação da UBS da Vila Nova Esperança mostra que estamos cuidando da cidade, olhando para os bairros e garantindo que cada comunidade tenha um espaço de referência em saúde, acessível e humanizado”, apontou.

Melhor estrutura e mais qualidade na saúde

Com a ampliação de mais uma estrutura, a saúde de Criciúma segue se fortalecendo. Já a partir desta quinta-feira (18), unidade passa a oferecer serviços completos, como clínica médica, odontologia, pré-natal, enfermagem, vacinação, exames preventivos, curativos, inalação, visitas domiciliares e sala de vacinas.

O secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas, reforçou o papel da UBS para a atenção primária. “A UBS Nova Esperança está preparada para atender o cidadão desde a promoção e prevenção até o acompanhamento contínuo das famílias. Ampliar serviços como odontologia, pré-natal e vacinação aqui no bairro garante que o cuidado chegue a quem mais precisa, no lugar onde as pessoas vivem. É assim que fortalecemos a saúde em Criciúma, com estrutura, equipe e gestão responsável”, completou.

0
0

Mais de 100 estudantes concluem EJA e Aprendizagem Industrial em Orleans

Por Ligado no Sul18/12/2025 09h00
Fotos/Divulgação

Com um total de 106 alunos formados nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Aprendizagem Industrial, o SESI e o SENAI Criciúma concluíram mais um ano de parceria com o FCO Group (Plaszom/GDM/DMG).

A formatura foi realizada na noite desta terça-feira, 16 de dezembro, na Associação do Grupo FCO, em Orleans, e reuniu, além dos formandos e representantes do SESI, SENAI e da empresa, familiares e amigos, que se emocionaram com mais essa conquista.

Ao todo, 36 alunos se formaram no Ensino Fundamental e Médio pela modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, e outros 70 concluíram o curso de Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo. Os números reforçam o trabalho desenvolvido pelo SESI na região, em parceria com as empresas, com foco na qualificação contínua dos trabalhadores. “Um dado que chama atenção é que apenas 30% dos trabalhadores da indústria na região Sul ainda não têm o Ensino Médio completo. É muito satisfatório saber que, a partir de agora, vocês não fazem mais parte dessa estatística”, destacou a coordenadora de Educação do SESI SENAI/SC, Gabrielli Borges Ugioni Felipe, em sua fala aos formandos.

Em cada relato dos formandos, em cada caminhada até a conquista do diploma, é possível perceber um misto de emoção e sensação de dever cumprido. São jovens que conciliam trabalho e estudos, encontrando na Aprendizagem Industrial uma oportunidade de ampliar conhecimentos, e também adultos que, com o apoio da empresa, retomaram os estudos e concluíram o Ensino Fundamental ou Médio. São muitas histórias de vida — de imigrantes, migrantes, mães e pais — que, por diferentes motivos, não puderam seguir estudando, mas que agarraram essa nova oportunidade.

Um exemplo é o da colaboradora Nida Rodrigues, oradora da turma da EJA. Ela relembra que decidiu voltar a estudar ao perceber a importância da educação em sua vida. Frequentava as aulas pela manhã e trabalhava à tarde, sempre com o sonho de concluir os estudos. “Hoje consegui terminar o Ensino Médio e sigo para a faculdade de Administração. Formei as minhas filhas e agora é a minha vez”, emocionou-se.

Com essa formatura, o Grupo FCO alcança a marca de 60% de seus colaboradores com Ensino Médio completo, resultado direto da parceria com o SESI, que a cada semestre possibilita que mais pessoas ingressem e concluam a EJA. Entre os Jovens Aprendizes que finalizaram o curso nesta semana, a empresa já confirmou a efetivação de 34%.

Para a assistente social do Grupo FCO, Simone Schambeck Andrade Milack, a parceria com a FIESC tem sido uma aliança sólida, que promove o desenvolvimento de pessoas e fortalece a empresa. “É uma parceria fantástica. Criamos um elo muito forte, trabalhamos juntos e caminhamos juntos. Hoje, o desenvolvimento de pessoas e a qualificação por meio da EJA fazem toda a diferença”, ressalta.

A atuação do SESI e do SENAI nas regionais Sul e Litoral Sul de Santa Catarina apresenta resultados expressivos em 2025, com impacto direto na educação, na formação profissional e na promoção da saúde dos trabalhadores da indústria. No período, mais de 6,3 mil alunos concluíram cursos nas diversas modalidades ofertadas pelas instituições, evidenciando a abrangência e a capilaridade do trabalho desenvolvido na região.

0
0

Mulher é atacada pelo companheiro e vizinhos impedem agressões em Siderópolis

Por Ligado no Sul18/12/2025 08h30
Foto/PMSC

Uma mulher de 44 anos foi vítima de agressões físicas na tarde desta quarta-feira, (17), por volta das 14h37, no bairro Vila São João, em Siderópolis.

Segundo relato da vítima à polícia, as agressões foram cometidas pelo companheiro, de 47 anos. Ela informou que foi esganada, chutada e atingida por socos, além de ter os óculos quebrados durante o ataque. As agressões só cessaram após a intervenção de vizinhos, que conseguiram afastar o agressor.

Após o ocorrido, a vítima buscou abrigo na casa de uma vizinha, onde acionou a Polícia Militar. Com base nas informações repassadas, a guarnição se deslocou até a residência do casal e localizou o suspeito.

O homem recebeu voz de prisão e cooperou com a abordagem, não sendo necessário o uso de algemas. Ele foi detido pelos crimes de lesão corporal leve e vias de fato, conforme a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

Vítima e agressor foram encaminhados para a realização do exame de corpo de delito e, posteriormente, conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Criciúma, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

0
0

Mulher reage a assalto e fica ferida durante assalto a residência em Içara

Por Ligado no Sul18/12/2025 08h00
Imagem/Reprodução

Na manhã desta quarta-feira, dia 17, por volta das 11h40, um casal foi surpreendido por criminosos armados no momento em que o morador chegava em casa, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Içara, dando início a uma ação violenta que terminou com uma mulher ferida e a fuga dos suspeitos.

Conforme informações repassadas pela Polícia Militar, um homem de 38 anos chegava em sua residência quando foi surpreendido por três indivíduos armados e encapuzados, que desembarcaram de um veículo VW Fox, de cor prata. Um dos suspeitos rendeu o morador com uma arma de fogo e o obrigou a deitar no pátio, enquanto outro tentou arrombar a porta da residência.

No interior da casa, a esposa da vítima, ao perceber a ação criminosa, efetuou um disparo de arma de fogo contra os assaltantes. Em seguida, ela foi agredida por um dos indivíduos, que conseguiu desarmá-la e roubou uma pistola que pertencia ao casal.

Durante a ação, a mulher foi atingida de raspão no rosto por um disparo e precisou ser encaminhada ao hospital para atendimento médico.

Testemunhas informaram que os criminosos fugiram em um veículo Fiat Palio, de cor prata, o automóvel foi abandonado na Rua Santos Dumont. A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) foram acionados para os levantamentos periciais.

As vítimas também forneceram imagens de câmeras de segurança que registraram parte da ação criminosa. O caso segue sob investigação.

0
0