Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Ligado no Sul
BLOG

Incêndio atinge depósito de reciclagem em Criciúma durante a manhã desta sexta-feira

Por Ligado no Sul05/12/2025 08h30
CBMSC

Na manhã desta sexta-feira (5), um incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros em Criciúma. A ocorrência foi registrada por volta das 4h27 na Rua Imigrante Zanete, no bairro Pinheirinho, onde um pequeno depósito de materiais recicláveis contendo ferro, plástico, borracha, latas de tinta e madeira pegou fogo em um terreno baldio próximo a residências.

Quando os bombeiros chegaram, o incêndio já estava em fase de crescimento, exigindo uma ação rápida para controlar as chamas. Foram utilizados 1.500 litros de água foram utilizados na extinção e no rescaldo.

Parte do material teve de ser removida com um gadanho para que os bombeiros pudessem acessar focos de fogo que ainda queimavam na parte inferior da pilha de resíduos. Não houve vítimas.

0
0

Mulher é sequestrada pelo ex-companheiro em Cocal do Sul; suspeito é preso após perseguição policial

Por Ligado no Sul05/12/2025 08h00
Foto/Reprodução

A Polícia Militar prendeu, na manhã desta quinta-feira (4), um homem de 43 anos após ele sequestrar a ex-companheira, de 39 anos, em Cocal do Sul. O caso aconteceu em meio a uma situação de violência doméstica e também envolveu o descumprimento de uma medida protetiva. A ação mobilizou equipes de várias cidades até que a mulher fosse localizada em uma área isolada de Siderópolis.

Segundo a PM, o crime ocorreu por volta de 7h57, na Avenida Valentim Fachin, no bairro Cristo Rei. No local, uma mulher de 27 anos relatou que o suspeito, ex-companheiro de sua irmã, invadiu a residência armado com uma faca e uma machadinha. Ainda conforme o relato, ele a amarrou com uma corda e levou a ex-companheira à força em um veículo.

Após conseguir se soltar, a jovem acionou a polícia. Diante da gravidade da situação, guarnições das cidades vizinhas foram mobilizadas. Pouco antes das 9h, as equipes localizaram o carro em uma área isolada próxima à barragem de Siderópolis, na trilha da Gruta da Serrinha.

A vítima foi encontrada no local. Ela afirmou aos policiais que havia sido ameaçada e obrigada a acompanhar o suspeito. O homem, ao ser questionado, admitiu ter ciência da medida protetiva que o impedia de se aproximar da ex-companheira e disse que havia ido ao encontro dela “para conversar”.

Ele foi preso em flagrante e levado à Central de Polícia Civil, junto com o veículo e os objetos apreendidos. Após o registro da ocorrência, o suspeito foi autuado pelos crimes de sequestro, cárcere privado e descumprimento de medida protetiva de urgência.

0
0

Santa Catarina inicia nesta sexta a distribuição de 25,8 mil doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes

Por Ligado no Sul04/12/2025 15h30
foto/Foto: Daniela Melo

Gestantes do território catarinenses vão poder contar com mais uma importante medida de proteção para seus bebês. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu nesta quarta-feira, 3 de dezembro, 25.865 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), destinada exclusivamente a gestantes. O objetivo é reduzir complicações respiratórias em bebês nos primeiros meses de vida, especialmente bronquiolite e pneumonia, doenças que costumam aumentar no período de maior circulação viral.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) iniciará a distribuição das doses na sexta-feira, 5 de dezembro, aos municípios catarinenses. A vacinação será ofertada para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

“É muito importante a adesão à vacinação. Orientamos que as gestantes procurem as unidades de saúde para verificar a disponibilidade do imunizante. A ampliação da proteção contra o VSR representa mais um avanço na estratégia estadual de cuidado materno-infantil e na prevenção de doenças respiratórias durante o período de maior circulação viral”, destaca João Augusto Fuck, diretor da DIVE.

O VSR é responsável por grande parte das internações de bebês por complicações respiratórias. A imunização durante a gestação permite que os anticorpos sejam transmitidos ao bebê ainda no útero, garantindo proteção nos primeiros meses de vida — etapa em que o organismo é mais vulnerável.

A entrega do lote representa um passo importante para ampliar a segurança das gestantes e garantir maior proteção respiratória aos recém-nascidos.

Cronograma de distribuição para as Gerências Regionais de Saúde:

  • 05/12 – Araranguá, Criciúma e Tubarão
  • 08/12 – Itajaí e Blumenau
  • 09/12 – Florianópolis, Joinville, Joaçaba e Videira
  • 10/12 – Jaraguá do Sul, Mafra, Lages e Rio do Sul
  • 11/12 – Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê
0
0

Museu ao Ar Livre recebe atas da Igreja Leta de Orleans com registros desde 1892

Por Ligado no Sul04/12/2025 13h30
Foto/Assessoria de Comunicação

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, recebeu um conjunto de livros de atas da Igreja Leta da comunidade de Rio Novo. Os documentos reúnem registros desde a fundação da igreja, em 1892, e agora farão parte do acervo do museu. O objetivo é digitalizar e preservar esse material, contribuindo para a valorização da memória histórica e patrimonial da imigração leta na região.

Segundo Samuel Slengmann, um dos membros da comunidade e descendente de letos, os livros estavam guardados na casa da família Purim, em Curitiba, e foram trazidos a Orleans por Carlos Purim. “Nos reunimos para celebrar o aniversário de independência da Letônia e ficamos muito contentes ao descobrir onde estavam esses livros. Muitas dúvidas sobre o que aconteceu naquele período vão ser respondidas com esses documentos”, destacou Samuel.

A entrega aconteceu no final de novembro, durante as comemorações da independência da Letônia, com a presença de cerca de 40 pessoas, incluindo a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon. As atas estão escritas em letão, idioma nativo dos letos. “Esse será um detalhe que vamos trabalhar, e que vai nos ajudar a compreender melhor os assuntos daquela época, desde a chegada dos primeiros letos e o início da igreja em Orleans”, avaliou Samuel.

Para a diretora do museu, os documentos representam uma oportunidade importante de aprofundar as pesquisas sobre os imigrantes letos. “Recebemos muitas pessoas interessadas em saber mais sobre a Igreja Leta e os primeiros imigrantes. Nem sempre conseguimos atender essa demanda por falta de registros. Agora, com acesso a esses documentos, podemos ampliar as pesquisas e, consequentemente, o repasse de informações”, afirmou Valdirene.

0
0