Grupo Teatro Revirado leva espetáculo gratuito e educativo para Jaguaruna
Apresentações acontecem nesta sexta, às 9h15 e 14h15

Nesta sexta-feira, dia 10, Jaguaruna será palco de um evento cultural imperdível, o Grupo Teatro Revirado, em parceria com o Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina (PIC), apresentará a peça teatral “Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema” no Salão Paroquial, às 9h15 e 14h15. A boa notícia é que o espetáculo é gratuito para todas as idades.
A turnê dessa divertida e educativa peça teatral começou em Jacinto Machado no final de outubro, passando por Treviso, Siderópolis e Sangão. Ao todo, serão contempladas 45 cidades no Sul do Estado com 90 apresentações.
A peça se desdobrará em duas temporadas, com a primeira indo até o dia 14 de dezembro e a segunda iniciando no começo do ano letivo de 2024, em fevereiro.
Segundo o Diretor Reveraldo Joaquim o argumento inicial dessa peça teatral é o “Universo dentro de mim” onde, de uma forma muito divertida, trata o tema Alimentação Saudável: “O conceito de produção artística da cena tem inspiração visual dos gibis de histórias em quadrinho (HQ), passando a Pop Arte e filme Noir”, pontua.
“Optamos por esta linguagem por achar atrativo para crianças, adolescentes e jovens, para a rua e espaços alternativos”, explica Adriano Medeiros, um dos atores da peça.
Sobre a peça
Os detetives Arroz e Feijão tem uma nova missão. Eles devem desvendar quem está por trás dos misteriosos crimes que estão ocorrendo dentro do corpo humano. Quem está causando o colapso no sistema? Para isso não medem esforços! Buscam pistas no Galpão da Saliva, no Beco do Pirulito e se arriscam até no perigoso Pântano Gorduroso. Será que os detetives Arroz e Feijão conseguirão levar o misterioso criminoso ao tribunal da Suprema Consciência?
Com muitas músicas, teatro de bonecos e ação, quatro atores levam o público a uma viagem pelo universo dentro de mim. Com as metáforas dessa peça enaltecemos a importância do Arroz e do Feijão para uma alimentação saudável através da educação nutricional.
O espetáculo conta com o texto de Luan Marques Joaquim e Adriano Medeiros, este último também atua no papel do Arroz ao Lado de Fabio Murillo Justino que faz o papel do Feijão. Foram convidados para fazer parte deste elenco Priscila Schaucoski e Bruno Andrade, integrantes do Grupo Cirandela de Teatro, estes também compuseram toda a trilha sonora e sonoplastia do espetáculo. Como forma de acessibilidade as apresentações terão tradução de Libras em todas a sessões.
Segundo a Coordenadora Geral do Projeto, Yonara Marques, o maior desafio foi trazer um tema tão relevante, que é alimentação saudável, através da arte do teatro, correndo um sério risco de ser didatista “e acreditamos ter superado este desafio. Nosso propósito com a peça é fazer as crianças pensarem que dentro de cada um de nós existe um universo que precisa ser nutrido de alimentos de qualidade”.
Além das apresentações serem gratuitas, o projeto também prevê a distribuição de 10 mil Gibi/livro da história Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema.