Do interior catarinense ao cenário nacional: Cervejaria Big Jack brilha no Nordeste

Premiada como a melhor cervejaria do Brasil em 2025, a Big Jack, nascida em Orleans, consolida sua trajetória com um crescimento nacional expressivo. Com presença marcante em dois dos maiores eventos do Ceará — a Expocrato e a Vaquejada de Missão Velha — a marca avança em um novo mercado com acolhimento e planos ambiciosos.
“Literalmente, um sonho realizado”, resume Marcelo Dalazen, fundador da cervejaria. “Quando eu vejo a quantidade de turistas que param para visitar a cervejaria ou que vêm e se hospedam em Orleans por causa da Big Jack, o sentimento de gratidão e de dever cumprido sempre vem em mente. Está sendo incrível.”
Criada em 2016, a Big Jack nasceu com um objetivo ousado: transformar uma cervejaria do interior catarinense em referência nacional. “Santa Catarina é um dos estados com mais cervejarias do Brasil, porém nunca uma cervejaria do estado tinha sido eleita a melhor do país até então”, explica Marcelo. “Foi colocado como uma meta a ser alcançada em até 10 anos. Conseguimos no oitavo. A qualidade e a constância sempre vão ser os caminhos da Big Jack. Foi muito difícil chegar até aqui, mas esperamos nos manter entre as melhores do país por muitos e muitos anos.”
No Concurso Brasileiro de Cervejas de 2025, realizado em Blumenau, a Big Jack conquistou 18 medalhas, sendo seis de ouro, e superou mais de 500 cervejarias do país. Esse reconhecimento abriu ainda mais portas para a marca, que já mira novos horizontes.
No Ceará, a Big Jack foi cervejaria oficial da Vaquejada de Missão Velha que aconteceu no início do mês e, na Expocrato que acontece até o dia 20 de julho, está entre as marcas com mais pontos de venda, mesmo o evento não tendo uma cervejaria oficial. A recepção do público cearense superou as expectativas da equipe. “A Big Jack foi recebida com um carinho que jamais poderíamos imaginar. O acolhimento, a aceitação e as portas se abriram desde o primeiro momento que chegamos. Nossos valores são os mesmos, a comunicação muda na questão cultural, como as músicas, por exemplo. No mais, tudo igual.”
Segundo Marcelo, o envolvimento com a cultura local também é parte do DNA da empresa. “Nosso lema ‘não é só sobre cerveja’, é sobre estar envolvido na cultura local, sobre ajudar as coisas acontecerem e não apenas aproveitar situações já criadas por outros”, afirma. “Com isso vamos criando laços, relacionamentos, plantando sementes. Cada vez mais vamos estar presentes em eventos de grande porte, em ações em prol da comunidade, e assim as coisas vão acontecendo.”
Além de consolidar a marca no Nordeste, a Big Jack já está estruturando sua presença física na região. “Já estamos com um bar próprio em Juazeiro do Norte, uma distribuidora em Missão Velha e nos melhores pubs também. Acredito que muito em breve a nossa distribuição já vai sustentar uma fábrica no nordeste, e muito provavelmente em 2026 vamos ter grandes novidades”, antecipa Marcelo.
Para ele, o maior orgulho da trajetória da Big Jack é ter chegado ao topo sem abrir mão da essência e da qualidade. “Representa muito pela questão de que não chegamos lá por vender um produto barato, que briga por preço. Chegamos lá pela marca, pela qualidade dos nossos produtos e, principalmente, por ser a melhor cervejaria do Brasil.”