Projeto de extensão do curso de Direito do Unibave leva linguagem jurídica para redes sociais

Com a proposta de aproximar o conhecimento jurídico da comunidade, 44 acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) produziram conteúdos em vídeo, com caráter educativo, para as redes sociais. As publicações, feitas nas plataformas Instagram, TikTok e Shorts do YouTube, somaram mais de 100 mil visualizações. Os vídeos foram produzidos ao longo do primeiro semestre de 2025 e fizeram parte do projeto de extensão Direitos do Consumidor na Prática, iniciativa da disciplina Projeto de Extensão Interdisciplinar V, conduzida pelo professor Rafael Leandro.
Os estudantes se organizaram em equipes e abordaram temas do cotidiano relacionados ao Código de Defesa do Consumidor, como publicidade enganosa, cobrança vexatória, venda casada, taxas abusivas e direito ao arrependimento. Dividido nas etapas de capacitação, produção de vídeos e avaliação, o projeto proporcionou aos acadêmicos orientações sobre os principais direitos do consumidor, técnicas de comunicação em mídias digitais e estratégias para uma linguagem acessível.
Cada grupo produziu um vídeo de até dois minutos, com conteúdo didático, linguagem objetiva e soluções práticas para problemas comuns enfrentados pelos consumidores.
Conhecimento que circula
Os vídeos abordaram, por exemplo, o que configura uma cobrança abusiva, como identificar propaganda enganosa e quais atitudes o consumidor pode tomar diante de práticas irregulares. Conforme o professor Rafael, a proposta também desafiou os estudantes a traduzirem conceitos jurídicos com clareza, promovendo o desenvolvimento de habilidades de comunicação, síntese e responsabilidade social.
A acadêmica Natalia Ferreira, por exemplo, trabalhou o tema Direito do Consumidor e avalia a experiência como enriquecedora. “Aprendi bastante. Buscamos construir um conteúdo informativo, que mantivesse o interesse do público sem ser cansativo”, descreve. Segundo ela, o grupo focou na propaganda enganosa nas mídias sociais. “Essa escolha tornou a experiência ainda mais interessante, permitindo-nos compartilhar conhecimento sobre um tema essencial, de forma acessível e impactante”, conta.
Já a estudante Laysi de Lara Medeiros participou de um grupo que tratou da taxa de desperdício, valor cobrado em restaurantes e que, na maioria das vezes, os consumidores não sabem que não é obrigatório. “Foi um trabalho importante. Tivemos muitos comentários positivos nas redes sociais, como ‘realmente não sabia’, ‘só pagava e pronto’. Foi algo necessário, dinâmico de gravar, e um projeto muito bacana. Fiquei muito feliz, realizada e não esperava essa repercussão que teve”, diz.
Além da produção, os acadêmicos também avaliaram os vídeos uns dos outros e participaram de debates reflexivos sobre os temas e os impactos das postagens nas redes. “A experiência reforçou o compromisso social do Unibave na formação de profissionais conscientes e comprometidos com a transformação do conhecimento em benefício da comunidade”, afirma o professor.
As publicações das equipes podem ser acessadas nos links abaixo:
- a) Equipe 1 – Tema: Taxas Abusivas em Restaurantes
- b) Equipe 2 – Tema: Venda Casada
- c) Equipe 3 – Tema: Publicidade Enganosa
No instagran
Tiktok 01
Tiktok 02
Tiktok 03 - f) Equipe 6 – Publicidade Enganosa
Instagran
Tiktok 01
Tiktok 02
Tiktok 03 - g) Equipe 7 – Direito ao Arrependimento
- h) Equipe 8 – Publicidade Enganosa