Festival de Documentários do Museu ao Ar Livre tem 54 inscritos

O 1º Festival de Documentários do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, recebeu 54 inscrições de obras audiovisuais. Agora, três curadores serão responsáveis pela seleção de 20 produções que serão exibidas no dia 7 de agosto de 2025, em comemoração ao Dia do Documentário Brasileiro.
Segundo a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, os filmes selecionados serão organizados em três sessões — nos turnos da manhã, tarde e noite — e exibidos no Centro de Vivências do museu. A lista com os 20 documentários escolhidos será divulgada até o dia 25 deste mês. “Cada obra selecionada receberá um cachê de R$ 300,00 e será exibida em um evento gratuito e aberto ao público”, destaca a diretora.
Escolas interessadas em agendar a participação de seus alunos nas exibições podem entrar em contato pelo WhatsApp (48) 9904-2739. “Em alguns casos, o projeto prevê transporte. Caso algum grupo mais distante queira prestigiar o evento, é só agendar que estudaremos a possibilidade de transporte”, explica Valdirene.
Para o jornalista Antonio Rozeng, que integra a comissão organizadora do festival, as recentes leis de incentivo foram fundamentais para a concepção do evento. “Observamos que obras audiovisuais foram produzidas em praticamente todos os municípios catarinenses, especialmente após a implementação da Lei Paulo Gustavo. Considerando esse movimento e o papel do museu na preservação da memória e da cultura da região, surgiu a ideia de realizar o festival”, afirma.
O festival é um projeto realizado por meio do Edital Circuito Catarinense de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com apoio do Governo Federal.