Parque Princesa Isabel será novo espaço de lazer e eventos em Orleans
Secretário de Planejamento Alexandre Bussolo detalha avanços nas obras e projeta inauguração com festa de aniversário do município

O Parque Princesa Isabel em Orleans avança com ritmo acelerado. Em entrevista ao Jornal da Guarujá na manhã desta quinta-feira (3), o secretário de Planejamento, Alexandre Bussolo, falou sobre o projeto que visa transformar o espaço em um centro de lazer e de eventos para a população. A expectativa é que o local receba já em novembro a tradicional festa de aniversário do município, com estrutura adaptada para o público.
“Esse é o nosso objetivo: a princípio, atender a festa do município. Logo após, a gente dá continuidade na infraestrutura do parque para atender as pessoas com uma área de lazer. O município precisa muito disso”, afirmou Bussolo.
Segundo o secretário, o tempo curto para execução impediu a elaboração de um projeto executivo mais detalhado. “Se a gente fosse fazer um projeto, não teria tempo hábil para atender a festa. Havia um projeto antigo, mas era muito oneroso. Ele quase se tornava inviável. Inclusive, foi apresentado ao governador na visita dele, mas, pelo alto valor, ele preferiu investir no anel viário e no hospital”, explicou.
Com base em sua experiência técnica, Bussolo assumiu pessoalmente o comando da obra. “Eu disse ao prefeito: deixa comigo. Eu vou fazer um trabalho de terraplanagem, pensando já na festa e, depois, no uso contínuo pela população. O espaço tem uma beleza natural, com árvores e vista privilegiada.”
Além de contemplar lazer e convivência, o parque também será um espaço voltado para o fortalecimento econômico de Orleans. “Vai ser um conjunto: lazer e eventos. Os eventos movimentam a economia do município. Queremos trazer toda a gastronomia da festa com fornecedores locais. Já temos parceria com a ACIO e CDL para isso”, destacou.
O espaço contará com estrutura para shows, apresentações artísticas e eventos particulares. “A ideia é ter palco, quiosques, bares, estrutura para eventos do município e de terceiros. Com isso, o parque se mantém e ainda impulsiona a economia local.”
Obra está em ritmo intenso, mas iluminação preocupa
Com máquinas da prefeitura e de empresas terceirizadas trabalhando juntas, a obra avança, especialmente na terraplanagem e drenagem. “A drenagem foi concluída, e agora estamos finalizando a parte de terraplanagem. O que mais me preocupa é a iluminação. Dependemos da Celesc, que tem um processo mais burocrático, diferente das cooperativas”, disse Bussolo.
O projeto também prevê pavimentação do acesso lateral pela SC-390. “A pavimentação vai depender do andamento da obra e do tempo. Se não der, vamos britar todo o espaço, capinar e manter os barrancos engramados. Tudo pensado para evitar lama e garantir conforto.”
Anel de Contorno Viário
Outro projeto em andamento pela secretaria é o Anel de Contorno Viário, que promete desafogar o trânsito e reorganizar o fluxo urbano. “O projeto foi dividido em nove trechos para facilitar o licenciamento ambiental. Um deles, que liga a SC-108 à SC-390, já tem R$ 5 milhões garantidos e está em fase de ajustes finais para licitação.”
Segundo o secretário, as desapropriações já estão sendo tratadas. “Estamos mapeando os terrenos e conversando com os proprietários. A maioria já está ciente. A desapropriação será feita via projeto de lei aprovado na Câmara.”
Novo espaço público e ruas pavimentadas
Alexandre Bussolo também adiantou que o governo municipal estuda a criação de um novo espaço para atendimento ao cidadão, reunindo setores que hoje estão espalhados. “Visitamos o prédio, já está tudo bem encaminhado. Vai centralizar áreas como engenharia e facilitar o acesso para a população. O anúncio oficial será feito pelo prefeito.”
A pavimentação de ruas também entra no cronograma. “Iniciamos pela área industrial, uma demanda de mais de 20 anos. Estamos equipando a prefeitura para executar diretamente boa parte das obras, economizando e fazendo mais.”
Encerrando a entrevista, Bussolo avaliou positivamente o início da gestão. “Agora que a gente está conseguindo desenvolver realmente o trabalho. Foram meses de organização e planejamento. A meta é pavimentar o maior número de ruas possíveis e entregar infraestrutura que melhore a vida da população.”
Confira entrevista completa