Criciúma inaugura memorial em homenagem aos fundadores do clube na Praça Nereu Ramos

Um marco de emoção, memória e identidade foi inaugurado na manhã deste sábado (17) em Criciúma. O Governo Municipal e o Criciúma Esporte Clube oficializaram a entrega do Memorial de Fundação do Clube, instalado na Praça Nereu Ramos — o mesmo local onde, em 13 de maio de 1947, jovens criciumenses fundaram o então Comerciário Esporte Clube, hoje conhecido nacionalmente como Tigre.
A cerimônia integrou as comemorações dos 78 anos do Criciúma Esporte Clube e do centenário de emancipação político-administrativa do município. Com mais de três metros de altura, o monumento em mármore eterniza os nomes dos fundadores gravados na pedra, traz os brasões históricos do clube e o hino do Tigre em sua parte posterior. A estrutura representa as três fases da trajetória do clube, tornando-se um elo entre o passado, o presente e o futuro da instituição esportiva.
Durante a solenidade, o prefeito Vagner Espindola exaltou a força simbólica do clube na identidade da cidade. “O Criciúma Esporte Clube é parte da identidade da nossa cidade e símbolo da força do povo criciumense. Este memorial, cravado nas raízes da figueira que testemunhou o nascimento do clube, é uma homenagem à coragem e visão daqueles que iniciaram essa história de glórias”, destacou.
Já o presidente do clube, Valter Minotto, ressaltou o caráter afetivo e histórico da homenagem. “Somos frutos da coragem daqueles jovens que sentaram sob essa figueira há quase oitenta anos. Estamos honrados em poder prestar esse tributo. Eles nunca serão esquecidos”.
O projeto foi idealizado pelo Criciúma Esporte Clube, com apoio da administração municipal e da Fundação Cultural de Criciúma. A presidente da fundação, Cristiane Uliana Zappelini, reforçou o simbolismo da obra como um marco histórico para a cidade. “O aniversário de 100 anos da nossa cidade é um marco para todos nós. O clube e sua história mereciam esse reconhecimento formal e simbólico”.
Representando as famílias dos homenageados, Regis Jurê Borba, filho de um dos fundadores, recebeu uma réplica do memorial e se emocionou com a homenagem pública. “Cresci ouvindo sobre aquele 13 de maio de 1947, mas viver essa homenagem pública foi muito emocionante. A cidade reconheceu a coragem daqueles jovens”.
O memorial agora se firma como um símbolo de pertencimento para a cidade, exaltando o papel do clube na construção da história e da cultura criciumense — dentro e fora dos gramados.
Fundadores homenageados
Antenor Longo, Carlos Augusto Borba, Carlos Rovaris, Clemente Hertel, Eddie Barreiros Mello, Hercílio Guimarães, Homero Borba, Jacob Della Giustina, João Antunes, João Batista Brígido, José Carlos Medeiros, Jurê João Borba, Lédio Búrigo, Nelson João Garcia, Rui Rovaris, Salentino Ramos, Sinval Rosário Bohrer
Menção honrosa: Sálvio Aguiar.