Semana Nacional de Trânsito reforça importância da conscientização em Santa Catarina

Até o próximo dia 25 de setembro, o país vivencia a Semana Nacional de Trânsito, que neste ano tem como tema “Desacelere – Seu bem maior é a vida”. A campanha, promovida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), busca conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito.
Em Santa Catarina, diferentes forças de segurança participam das ações. O Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv) realiza atividades educativas e interativas em diversas regiões, enquanto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) organiza a fase final do primeiro Festival Estudantil de Trânsito (FETRAN).
“É uma ação conjunta com o Detran de Santa Catarina. É um festival que faz com que as crianças falem sobre trânsito para outras crianças usando o teatro como ferramenta. Tivemos peças selecionadas nas seletivas do mês de agosto e, a partir de hoje (22) e amanhã (23), os finalistas se apresentam no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. A cerimônia de premiação acontece na quarta-feira, dia 24. No ano que vem, 2026, essa disputa do FETRAN vai ser expandida para todas as regiões de Santa Catarina”, explicou o chefe de comunicação da PRF em Santa Catarina, Adriano Fiamoncini,
Além das atividades educativas, a Semana Nacional de Trânsito também abre espaço para a discussão sobre o papel das tecnologias na redução de riscos nas estradas. Entre as inovações está o tótem de monitoramento, equipamento já instalado em diversos municípios brasileiros.

Foto/PMSC
Em 2024, 590 pessoas perderam a vida no trânsito em Santa Catarina, segundo o Mapa da Segurança Pública do governo federal. O número representa um aumento de quase 38% em relação ao ano anterior, colocando o estado com o quarto maior crescimento de mortes no trânsito do Brasil, superando em quatro vezes a média nacional.