Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Vacinação contra HPV em Santa Catarina agora será em dose única

Por Ligado no Sul04/04/2024 13h30
Foto/Rodrigo Nunes/MS

A partir de agora, a dose da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) será administrada em dose única em todo o estado de Santa Catarina. A mudança segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS), publicada em Nota Técnica no dia 1º de abril, com o objetivo de intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus.

O público-alvo da vacinação permanece o mesmo: meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos. Com essa mudança, o MS busca aumentar a adesão à vacinação, ampliar a cobertura e evitar novos casos de câncer de colo do útero. Em Santa Catarina, a cobertura da vacina contra o HPV está em 65,2% para os meninos e de 81,24% para as meninas, enquanto a meta do Ministério é alcançar 90%.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer.

A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), Arieli Fialho, explicou que a mudança implica que o esquema de vacinação será finalizado com apenas uma dose.  “Anteriormente, a vacina era aplicada em duas doses, com intervalo mínimo de seis meses entre elas. Essa nova recomendação visa intensificar as ações de vacinação para o público de 9 a 14 anos, melhorando a cobertura vacinal e mantendo, assim, este público mais protegido contra o vírus do HPV”.

O vírus do HPV é um dos principais causadores de câncer, principalmente câncer do colo do útero, câncer de boca, câncer anal e verrugas genitais.

“Para aquelas crianças e adolescentes que já iniciaram o esquema, já fizeram a primeira dose, não é mais necessário voltar para concluir esse esquema de duas doses. A partir de agora, se esse público de 9 a 14 anos de idade, e que faz parte da rotina do calendário de vacinação, já tem uma dose da vacina, é considerado esquema encerrado e já é suficiente para proteção contra o vírus HPV”.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS