Siderópolis reforça importância do autoexame e consultas ao dentista na prevenção do câncer bucal
Em alusão à Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, o município de Siderópolis intensifica o alerta sobre a importância do autoexame e das visitas regulares ao dentista como formas eficazes de rastreamento e diagnóstico precoce. A campanha ocorre como continuidade das ações preventivas do Outubro Rosa e do Novembro Azul, promovidas pelo Governo Municipal através da Secretaria de Saúde.
Segundo a coordenadora de saúde bucal de Siderópolis, Bruna Crepaldi Feltrin, o câncer bucal ocupa o oitavo lugar entre os cânceres mais comuns no Brasil, sendo especialmente prevalente entre os homens. “A prevalência é em homens, e o diagnóstico tardio é o grande problema enfrentado. As taxas de mortalidade por câncer bucal são de 75%. Por isso a necessidade de diagnóstico precoce”, alertou Bruna.
Ela também ressalta que a prevenção deve ser constante e não limitada às campanhas. “As visitas ao dentista devem ser periódicas. Podem ser realizadas a qualquer data, independente das ações. Basta agendar na sua unidade de saúde, principalmente em caso de alguma alteração bucal que fuja da sua normalidade”, destacou a coordenadora.
Além disso, Siderópolis oferece apoio aos fumantes que desejam parar de fumar, visto que o tabagismo é um dos fatores de risco do câncer bucal. O projeto “Grupo de Controle e Tratamento do Tabagismo” promove reuniões semanais na Policlínica São Lucas, sempre às terças-feiras, oferecendo suporte aos participantes.